25 de fevereiro de 2011

Historiador de Camaquã Joel Santana é o novo diretor do Museu Júlio de Castilhos



     O Museu Julio de Castilhos tem um novo diretor. Com a presença do diretor Administrativo da Secretaria de Cultura, Jackson Raymundo, o historiador Joel Santana, que já foi Secretário Municipal de Juventude do Partido dos Trabalhadores – Camaquã,  assumiu a instituição museológica mais antiga do Rio Grande do Sul. Joel pretende finalizar o projeto de restauração do prédio do museu, desenvolver ações de uma nova expografia, e criar instrumentos de itinerância, abrigando novas linguagens culturais em suas exposições.
O novo diretor do Museu Julio de Castilhos é historiador com formação em direitos humanos, e foi Assessor de Memória e Patrimônio da Coordenadoria de Cultura da Prefeitura Municipal de São Lourenço do Sul, onde também respondia pelos trabalhos do Museu Histórico do município.

Museu Júlio de Castilhos 

     O Museu Julio de Castilhos, na época Museu do Estado, foi criado pelo Decreto nº 589, de 30 de janeiro de 1903, assinado por Antônio Augusto Borges de Medeiros, então presidente do Estado. Uma das casas que compõem a sua sede, na Rua Duque de Caxias, pertenceu ao estadista Julio de Castilhos, prédio adquirido pelo governo estadual em 1905.
     A instituição tem como objetivo promover a expressão das identidades culturais da comunidade rio-grandense, democratizando o acesso ao conhecimento e possibilitando a reflexão crítica em relação às questões que se referem ao nosso Estado. 

Governo anuncia prorrogação de prazo das dívidas dos produtores de arroz

Os produtores de arroz gaúchos terão prorrogado o prazo para o pagamento do Empréstimo do Governo Federal (EGF). A decisão, que concede prazo de 180 dias a partir do vencimento da dívida, foi comunicada ao governador Tarso Genro, nesta quinta-feira (24), pelo Gabinete da Presidência. Para ter direito à prorrogação, os produtores deverão pagar 20% do saldo devedor do financiamento. A partir de 1º de março também inicia a realização de leilões para escoamento e aquisição direta de 1,78 milhão de toneladas de grãos, medida que irá beneficiar diretamente os produtores de arroz no Estado.
De acordo com o secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, as reivindicações do setor orizícola foram amplamente debatidas por Tarso Genro em reuniões com representantes do Irga e da Federarroz. "O governador interveio junto ao Governo Federal e garantiu apoio a este setor que é vital para a economia do Estado. São 133 municípios que tem como principal cultura agrícola o arroz", destacou Mairnardi.
A atividade movimenta R$ 4 bilhões somente na lavoura e envolve 230 mil pessoas que vivem direta e indiretamente da cultura do arroz. "Esta medida irá beneficiar, inclusive, os produtores de arroz que não fizeram o empréstimo, porque tira a pressão do mercado, impedindo que o preço do arroz caia, o que prejudicaria todo o conjunto de produtores.

24 de fevereiro de 2011

Irga apresenta novidades na 21ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz em Camaquã

     
     O Instituto Riograndese do Arroz contará com ampla programação na 21ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz que inicia, nesta quinta-feira (24), no município de Camaquã, distante a 130 km da Capital gaúcha. A solenidade de abertura oficial ocorrerá no sábado (26), a partir das 10h30min.
O maior evento arrozeiro da América Latina trará uma agenda diversificada, contando com palestras técnicas, exposição de máquinas e implementos agrícolas, cursos de regulagem de colheitadeiras, secagem e armazenagem de grãos e gestão ambiental. Os produtores poderão conferir as principais estratégias para obter altas produtividades em suas lavouras. A grande atração será a Vitrine Tecnológica que concentra as principais tecnologias para a lavoura de arroz irrigado.
   De acordo com o secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, a expectativa é de uma grande colheita. "Deveremos buscar por meio de esforços a garantia extraordinária para que esse cereal seja comercializado por preços que garantam a renda do produtor. Trabalharemos incessantemente para viabilizar as condições e garantir ao produtor a venda pelo preço mínimo desses 160 milhões de sacas de arroz", enfatizou.
    Conforme o presidente do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Claudio Pereira, o evento é de extrema importância por demonstrar a utilização da tecnologia usada nas lavouras e por apontar questões relativas à política setorial, promovendo o debate dos problemas da classe e proporcionando a aproximação do Governo do Estado com a lavoura.


     Solenidade de Abertura - A solenidade de Abertura Oficial da Colheita do Arroz de 2011 será realizada no sábado, dia 26 de fevereiro de 2011, a partir das 10h30, na lavoura de abertura da Vitrine Tecnológica com a presença das autoridades no alto de uma colheitadeira. A cerimônia contará com a presença do governador Tarso Genro, secretários estaduais, deputados estaduais e federais, representantes de entidades ligadas ao setor, e produtores. O ato marca, oficialmente, o início da Colheita do Arroz no Rio Grande do Sul.

18 de fevereiro de 2011

Governo do Estado negocia implantação de banda larga em todos os municípios


        

           O Rio Grande do Sul deverá ser o primeiro Estado brasileiro a implantar internet banda larga em todos os municípios e nas diversas áreas do serviço público estadual. Para isto, o Governo gaúcho e a Telebrás iniciaram nesta terça-feira as negociações em torno de uma parceria inédita, envolvendo a CEEE e as secretarias de Comunicação e Inclusão Digital, de Educação, da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico e a Agência Gaúcha de Desenvolvimento e promoção do Investimento.

           O presidente da Telebrás, Rogério Santanna disse que o projeto prevê a utilização da banda larga para desenvolver a industria Brasileira. Segundo ele a parceria com o Rio Grande do Sul irá potencializar essa meta.

17 de fevereiro de 2011

1ª Festa e Feira da Agricultura Camponesa


Aconteceu na manhã deste domingo, 13, a 1ª Festa e Feira da Agricultura Camponesa, promovida pelo Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) em parceria com a Cooperativa Mista dos Fumicultores do Brasil (Cooperfumos), no Centro de Formação, Produção de Alimento e Energia  São Francisco de Assis, em Capão da Cruz Oeste. Após uma breve caminhada, acompanhado de autoridades locais, entre elas a prefeita Kelly Moraes e o deputado federal Sérgio Moraes, Tarso participou de uma solenidade com representantes do MPA, onde houve assinatura de contratos do programa Minha Casa, Minha Vida e entrega de chaves a proprietários que adquiraram máquinas, como tratores, com financiamentos proporcionados pelo governo.
Na ocasião, Tarso recebeu as pautas nacional e estadual de reivindicações dos agricultores. Um dos pedidos principais é que o governo de atenção especial aos jovens agricultores, com incentivos para que eles permaneçam no campo.
Em pronunciamento, a prefeita Kelly Moraes agradeceu a atenção do governador e firmou compromisso de apoio à agricultura familiar. Ela foi aplaudida pelos agricultores ao falar que não se importou com o barro existente no local. Segundo ela, todos os dias os agricultores pisam no barro e não se importam com isso.
Mesa da democracia
Tarso comparou o atual período do governo à mesa da democracia. Segundo ele, em governos anteriores, os agricultores, sentados à mesa em cadeiras baixas, não enchergavam o plano da mesa, onde estavam os alimentos e os direitos dos trabalhadores. Em cadeiras altas, sentavam os grandes empresários, banqueiros e latifundiários, o que gerava desigualdades para produzir projetos democráticos. Com o governo do PT, iniciado por Lula, todos permanecem na mesa, mas agora todos sentam a uma mesma altura e tem possibilidade de discutir os projetos e fazer planejamentos.
Tarso foi aplaudido ao afirmar que, na sua gestão, entre o governador e o MPA não vai estar a Brigada Militar, a não ser para proteger os direitos de cada um. Segundo ele, a BM é um intrumento de segurança e não de repressão aos movimentos.
Segundo Tarso, a base do país é a capacidade que tem de produzir alimentos para o seu povo e a questão não é mais urbanizar a sociedade. Isso, conforme ele, é um símbolo do capitalismo. "Agora nós temos que fazer as comodidades do desenvolvimento urbano chegar ao campo", afirmou. "Nós temos que entender que a mesa da democracia tem que ser melhor repartida", completou.

16 de fevereiro de 2011

21ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz

Secretário de Agricultura participa da abertura da
 colheita de arroz em Camaquã

          O Secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, participa da 21ª Abertura da Colheita do Arroz que ocorre entre os dias 24 e 26 de fevereiro, em Camaquã. "O setor orizícola vem sendo acompanhado de modo especial pelo Governo do Estado, principalmente por tratar-se de um segmento que, embora venha avançando sua produtividade em aproximadamente 40 e até 50% nos últimos anos, não vê esse crescimento refletido no preço do grão", lembra Mainardi ao confirmar sua participação no encontro arrozeiro.

          A 21ª Abertura da Colheita do Arroz é realizada pela Federação das Associações de Arrozeiros do RS (Federarroz) e Associação dos Arrozeiros de Camaquã, com apoio do Irga e da Seapa, entre outras instituições.