31 de agosto de 2011

Diretor da Eletrobras garante a Tortelli recursos para melhorar a qualidade de energia no campo

O diretor de Geração da Eletrobras, Valter Luiz Cardeal de Souza, afirmou que a estatal federal dispõe de recursos para investir na melhoria da qualidade da energia rural na agricultura familiar. A confirmação ocorreu em audiência na sede da empresa no Rio de Janeiro/RJ, juntamente com o presidente da Subcomissão de Energia Elétrica no Campo da Assembleia Legislativa, deputado estadual Altemir Tortelli (PT), e o secretário de Infraestrutura do RS, Beto Albuquerque.

Segundo Tortelli, o diretor afirmou haver recursos para financiamentos. “As concessionárias necessitam apresentar os projetos visando melhorias especificamente na agricultura familiar”, disse. O coordenador da Subcomissão destaca que isso significa um grande passo visando a resolução do problema da baixa qualidade de energia elétrica no interior, o que, afirma, causa prejuízos sociais e econômicos. “Muitos agricultores familiares deixam o campo por não poderem diversificar a produção ou realizar novos investimentos. Isso afeta de maneira substancial a economia gaúcha”.


Como explica o secretário Beto Albuquerque, a CEEE (Companhia Estadual de Energia Elétrica) já encaminhou projeto à Eletrobras visando conseguir recursos justamente para tratar da questão da pequena agricultura. “O pedido está tramitando rápido e, possivelmente, dentro de um curto espaço de tempo teremos a liberação”, diz.


Grupo de trabalho


Tortelli afirma que agora a necessidade é a criação de um comitê que realize um diagnóstico sobre a situação em todo estado, que projete soluções e que acompanhe o andamento do processo. “Assim, poderemos agir para solucionar a situação de maneira efetiva”, disse.

Assembleia aprova projeto do Executivo que cria mais de 1,5 mil cargos para a Polícia Civil

Foi aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa o projeto de lei 236/2011, enviado pelo Poder Executivo, que cria 1541 cargos na Polícia Civil. São 120 cargos de delegado, 711 de escrivão e 710 para inspetor.
Atualmente, as carreiras da Polícia Civil não proporcionam o progresso dos servidores por meio de promoção, seja por merecimento, seja por antiguidade em um tempo razoável, tendo em vista a escassez de vagas nos níveis superiores. Com a aprovação da iniciativa, o governo pretende equalizar de forma proporcional os novos cargos, estabelecendo uma nova estruturação das carreiras de forma mais equânime e democrática.
Desde a década de 1980, o efetivo da Polícia Civil permanece inalterado, implicando no aumento significativo da demanda por policial, o que gera grande acúmulo de inquéritos em Delegacias de Polícia, inviabilizando a prestação do serviço à comunidade gaúcha.
O governo destaca que o projeto visa atender a demanda de 172 cidades gaúchas que ainda se encontram sem representação da Polícia Civil, o que, para o Executivo, é inaceitável, pois é dever do Estado se fazer presente em todos os municípios.
Por Kiko Machado.

Flagrada equipe da revista Veja em ação


Campanha #ForaRicardoTeixeira


Salário-mínimo: compromisso honrado

Tabela de reajuste de 2003/2011
O compromisso foi honrado. Apesar de todas as pressões para que o Governo roesse a corda do acordo feito no ano passado e mudasse a regra prevista no acordo do ano passado sobre o reajuste do salário-mínimo – variação do PIB de dois anos antes mais inflação do ano anterior – a presidenta Dilma cumpriu o combinado.
A ministra Miriam Belchior entregou a Lei Orçamentária do próximo ano prevendo um reajuste do salário mínimo de 13,6% – que é a soma de 7,5% de crescimento do PIB em 2010 e a inflação prevista para este ano, de 6,1%. O valor vai, portanto, a R$ 619,21. Isso significa um aumento médio real, descontada a inflação pelo INPC, de 58, 6% desde o início do Governo Lula, segundo o cálculo do DIEESE. Ou de 91,7%, se usarmos o IPCA como índice deflator.
Pouco, sim, mas no limite do que as contas públicas podem suportar sem nos encalacrarmos em mais dívidas e não um ato demagógico de campanha eleitoral.
Aliás, não é á toa que a direita brasileira fala tanto em demagogia e populismo. Ela entende bem disso.
O Governo pode enfrentar de rosto erguido todos os que reclamaram do reajuste modesto deste ano, quando seguiu as mesmas regras. Mas vai enfrentar muitas pressões por que, agora, não vai haver quem ache que este reajuste é inflacionário. Embora, é claro, tenham dito que vivemos um surto de inflação mesmo sem reajustes expressivos.
Ao contrário. No seu editorial de hoje, para criticar a declaração da presidenta de que os juros devem baixar, o Estadão não teve vergonha de, outra vez, culpar os reajustes salariais pela elevação dos preços:
“O poder de compra tem sido sustentado tanto pelo crédito quanto pelos aumentos salariais. Mais de 80% dos acordos concluídos pelos sindicatos na primeira metade do ano proporcionaram ajustes acima da inflação.”
Deveriam ter sido abaixo? Andam nossos salários tão luxuosos que podem os sindicatos se dar à generosidade de se deixarem ver desvalorizar? E se foi acordo e não greve ou dissídio não estava dentro da possibilidade das empresas de darem?
Vai haver muita chiação da mídia e de partes do empresariado. Paciência. Deveriam lembrar de um antigo ditado que diz que o combinado nunca é caro.

Socialismo ou Bárbarie? Para onde a crise vai?

O que responder, em sã consciência, a uma das reflexões de Rosa de Luxemburgo diante da brutalidade da direita alemã logo depois de terminada a Primeira Grande Guerra em 1918?  Socialismo ou Barbárie?
Os anos e as décadas passam. De um lado os déspotas, e do outro os defensores das causas socialistas e humanistas também passam e a mesma dúvida permanece teimosa para aqueles que também, teimosamente, insistem em lutar por um mundo melhor.


A propósito dessa sensível questão, para muitos de nós não será difícil identificar a razão pela qual boa parte da imprensa internacional, e mesmo a nacional, tenta caracterizar as várias das atuais manifestações anticrise pelo mundo não mais como sendo insufladas pela esquerda, mas por manifestantes que são tratados como bandidos, terroristas, selvagens, vagabundos e outras bobagens do gênero.
Essa tentativa manipuladora é para despolitizar o conteúdo das manifestações, pois, em consonância com a idiotia dominante e seus porta-vozes na mídia, não existem alternativas ao sistema capitalista. Para muitos, o mundo deixa de existir se o capitalismo entrar em fase terminal.
Contudo, é curioso notar também (e uma coisa tem exatamente a ver com a outra) que nesse exercício de descarada hipocrisia mediática há um significativo silêncio sobre as verdadeiras causas da crise, aquelas que de fato estão tirando o sono dos governantes e economistas de alguns dos principais países europeus, além do Japão e dos EUA. Silêncio ainda mais comprometedor quando se ignora conscientemente a identificação de seus principais causadores.
E aí, sim, aí – nesse patamar – talvez não fosse difícil identificar a bandidagem. O olhar cuidadoso com que cada um de nós pode analisar o documentário cinematográfico “Inside Job”, vencedor do Oscar da categoria em 2010, identifica e ilustra, na medida certa, tal afirmativa. Lá se dá nome a alguns dos bois…
Já não é segredo para ninguém, e os exemplos têm aumentado com o passar dos anos, que há no mundo contemporâneo – onde o capital especulativo financeiro tomou as rédeas da economia – já não é segredo, repito, a simbiose entre políticos e empresários corruptos, a promiscuidade entre administrações públicas e o crime organizado.
O capitalismo precisa cada vez mais dessas parcerias espúrias para a sua sobrevivência. Um sistema econômico que degrada e explora o trabalho e destrói a natureza não poderá estender indefinidamente a sua sobrevida se não usar de todos os recursos legais e ilegais para se legitimar. Um sistema econômico que faz do consumo do efêmero sua principal arma de sustentação torna-se ele mesmo efêmero com o passar dos anos.

Nessa caminhada, onde ética e moral começam a perder substância, sucumbem os ideólogos do sucesso e do lucro a qualquer preço às “necessidades” de se manter o sistema funcionando, o que – na prática – significa aprofundar a própria crise. É a pescadinha de rabo na boca, onde já muitos não têm coragem ou consciência suficiente para tentar mudar o rumo do desastre anunciado. Aliás, muitos sequer sabem que outro mundo é realmente possível.
A irresponsabilidade econômica, a destruição irracional da natureza, a xenofobia crescente, a disseminação de preconceitos sociais, étnicos, religiosos, as invasões bélicas, a arrogância, a substituição do diálogo pela prática da violência e do terrorismo, a tentativa de se impor um pensamento único, tudo isso começa a apontar para a resposta mais cruel à interrogação de Rosa de Luxemburgo: a barbárie…

Justiça determina eleições na Escola Osvaldo Aranha

Depois da indicação considerada ilegal por parte da comunidade escolar Osvaldo Aranha, nomeando a prof. Eva Rosi Bueno Nunes para o cargo de diretora da escola, do extremo descaso e num flagrante comportamento arbitrário por parte da secretária da Educação, Marisa Chaves de Albuquerque, que em audiência na Câmara de Vereadores chegou a diz que, "Eu é que sei, se deve ou não ter eleição na escola. Esta assunto não é de competência de vocês",  e de grande mobilização para que se realizasse eleições nequele educandário, professores foram afastados da escola, e a Câmara de Vereadores vem analizando projeto de decreto que anula a nomeação da diretora. O último episódio deste embate, foi por iniciativa do professor Juarez Avelino Oliveira Ribeiro, que está afastado da escola e que ingressou na Justiça no dia 24 de agosto de 2011, para que se revertesse seu afastamento e para realização de eleições na escola. Abaixo a íntegra do despacho do Juíz Luís Otávio Braga Schuch sobre o processo 11100035523 na 1ª Vára Cível de Camaquã: 

Link para consulta no TJRS: http://www1.tjrs.jus.br/busca/?tb=proc

"Defiro a AJG até a sentença, para garantir o acesso à prestação jurisdicional, sendo que a matéria poderá ser reexaminada até a decisão final do feito, frente aos elementos que surgirem nos autos. Narra a inicial que com a vacância do cargo de diretora do Colégio Osvaldo Aranha, o réu ao invés de cumprir o disposto no artigo 9º, da Lei Municipal n. 247/2001, que prevê a assunção do vice-diretor no cargo, que convocará assembleia para eleição no prazo de dez dias, nomeou através do Decreto 13.795 uma nova diretora. Sustentam os autores que em reunião com o Prefeito, este admitiu expressamente o erro, enquanto a Secretaria Municipal de Educação, alegou que não houve tempo para a realização da eleição. Dizem que em repressão a indignação dos professores da referida escola, os vice-diretores foram afastados dos seus cargos, sendo também determinada a troca de escola, sob os argumentos de que não haveria clima de trabalho com a nova diretora. Postulam a liminar de recondução aos cargos de vice-diretores da escola em questão para que no prazo de dez dias letivos convoquem a assembleia geral para nova eleição do diretor. Relatei. Decido. Observo que no documento de fls. 54/55 o Senhor Prefeito Municipal, invocou que nos últimos pleitos não houve interesse na comunidade escolar com a realização das eleições para diretor da Escola Osvaldo Aranha, bem como que a nomeação foi de acordo com o artigo 6º da Lei 247/2001. Ocorre que artigo 9º estabelece que para o caso de vacância assume o vice-diretor ou, no impedimento deste, o membro do magistério com maior tempo de serviço na mesma, incumbindo-lhe em 10 dias letivos, convocar a Assembleia Geral para a nova eleição. No tocante à alegação de que a comunidade não teve interesse nas últimas eleições da escola, vem de encontro aos documentos juntados, mormente o abaixo-assinado. Nesse contexto, defiro as liminares postuladas à fl. 05, item b, para reconduzir os autores aos cargos de vice-diretores da Escola Osvaldo Aranha, cabendo a eles promover a convocação da eleição, que deverá se realizar no prazo de 10 dias. Intime-se o réu para cumprir a decisão de forma imediata."

Dura lex, sed lex
"a Lei é dura, mais é a lei"
cumpra-se a Lei...
 

30 de agosto de 2011

6º Aldeia Gospel uma grande festa para agitar o meio evangélico

No próximo final de semana, no Parque do Sindicato Rural de Camaquã, acontece o 6º Aldeia Gospel, uma grande festa que promete agitar o meio evangélico da região. Neste ano, o evento conta com uma nova estrutura, para uma maior acomodação dos participantes e uma programação especial para todos com muito louvor e adoração a Deus, e atividades para todas as idades, durante três dias de festa.

A programação inicia na sexta-feira (2), a partir das 19 horas, com o Festival de bandas da região . No sábado (3), às 15h, ocorre a Abertura Oficial do evento e a seguir irão se apresentar as bandas Vitória, Opus Dei, os grupos Tanlan, Castelo Forte e Athos, e encerrando o dia, a banda Resgate. No domingo, as atividades começam, às 14h, com a banda Luterana, seguida pela banda Adoração e entre as novidades estão MC'Coys e como atração principal do Aldeia 2011 David Quinlan.
O passaporte para os três dias do Aldeia pode ser adquirido pelo valor de R$ 15,00. Maiores informações pelo telefone 3671-2696 ou pelo e-mail andersonduarty@hotmail.com

Governo anuncia linha de crédito para sanar dívidas e avança na Reforma Agrária

Uma linha de reestruturação produtiva do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) foi criada pelo governo federal para recuperar a capacidade de pagamento da agricultura familiar financiando as dívidas do setor. "Criamos uma linha especial de crédito", anunciou o ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, em reunião com todos os movimentos sociais do campo, na tarde de  sexta-feira (26), em Brasília.
Ao longo dos anos, muitos agricultores e assentados de reforma agrária tiveram a capacidade de pagamento comprometida em função da queda de preços, estiagens ou outros fatores. Pela proposta do governo, o agricultor pode resolver sua situação acessando até R$ 20 mil, com juros de 2% ao ano e sete anos para pagar. Ao mesmo tempo ele também tem garantido o seguro agrícola e está protegido da variação de preços pelo Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF). "O objetivo é garantir que o agricultor possa pagar dívidas antigas, fique adimplente e acesse novas linhas de crédito do Plano Safra 2011/2012", resumiu o ministro.
Florence explicou que o governo reconhece que alguns agricultores, mesmo adimplentes, também enfrentam dificuldades para pagar o conjuto dos créditos financiados. "A linha também está disponível para esses agricultores. Queremos com isso garantir a pernanência dos agricultores no campo, produzindo alimentos para o país".
O próximo passo, explica o secretário de Agricultura Familiar do MDA, Laudemir Müller, "é a definição técnica da proposta, que será submetida à avaliação do Conselho Monetário Nacional (CMN)". 
 
Reforma Agrária 
 
Nesta sexta-feira, durante a assembléia que marcou o fim da mobilização da Via Campesina, em Brasília, o governo também anunciou a liberação de mais R$ 400 milhões para obtenção de terras para a reforma agrária. O ministro da Secretaria Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, garantiu que o recurso está liberado para 2011.
O ministro destacou que as medidas anunciadas são conquistas dos movimentos do campo que durante este ano, abriram diálogo com o governo por meio de mobilizações como o Abril Vermelho, o Grito da Terra, a Marcha das Margaridas e a Jornada de Lutas, que terminou após os anúncios do governo federal.
"As conquistas são de vocês, mas a principal foi conseguir que o governo colocasse a Reforma Agrária na pauta.", concluiu Gilberto Carvalho.
O Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) também vai receber mais recursos. O ministro anunciou a liberação de R$ 15 milhões para reforçar a educação do campo.
A secretária-executiva do MDA, Márcia Quadrado, representou o ministro Florence no ato de  anúncios do governo federal. A secretária falou sobre a importância do processo de diálogo entre governo e movimentos. O importante, disse, é que o governo e os movimentos saem fortalecidos. "A mobilização mostrou a força do campo. Mostrou a força de vocês que produzem alimentos para todos os brasileiros. Mostra a importância da reforma agrária e da agricultura familiar no crescimento do nosso país".
Também estavam presentes, o presidente do Incra, Celso Lacerda, e o secretário de Agricultura Familiar, Laudemir Müller.

Fora Ricardo Teixeira se espalha pelo Brasil

O caso Naoumgate: o crime da Veja

O caso Watergarte nos EUA e o bom jornalismo

Em 18 de junho de 1972, o jornal Washington Post noticiava na primeira página o assalto do dia anterior à sede do Comitê Nacional Democrata, no Complexo Watergate, na capital dos Estados Unidos. Durante a campanha eleitoral, cinco pessoas foram detidas quando tentavam fotografar documentos e instalar aparelhos de escuta no escritório do Partido Democrata.
Bob Woodward e Carl Bemstein, dois repórteres do Wahington Post, começaram a investigar o então chamado caso Watergate. Durante muitos meses, os dois repórteres estabeleceram as ligações entre a Casa Branca e o assalto ao edifício de Watergate.

Richard Nixon foi eleito presidente em 1968 e reelegeu-se em 1972, com uma esmagadora vitória sobre o senador democrata George McGovem.
Foi durante esta campanha de 1972 que se verificou a incidente na sede do Comitê Nacional Democrático. Durante a investigação oficial que se seguiu, foram apreendidas fitas gravadas que demonstravam que o presidente tinha conhecimento das operações ilegais contra a oposição. Em 9 de agosto de 1974, quando várias provas já ligavam os atos de espionagem ao Partido Republicano, Nixon renunciou à presidência.
Este exemplo de jornalismo investigativo engrandeceu o papel da imprensa e foi retratado no cinema pelo filme “Todos os Homens do Presidente”, premiado com 4 Oscar.

Quando a imprensa é a criminosa

Grupo de Trabalho debate diversificação em áreas de tabaco

Dados do último censo do IBGE apontam que a região Sul é responsável por 95% da produção de fumo no Brasil e cerca de 200 mil agricultores familiares estão envolvidos na atividade. A estatística aponta ainda que existem 733 municípios produtores nos três estados do Sul. Do total de municípios que plantam fumo, 42% estão no Paraná, 81% em Santa Catarina e 66% no Rio Grande do Sul. O Brasil produz em média 850 mil toneladas de fumo por ano, deste total, 85% é exportado.
Na safra passada, 2010-2011, uma crise atacou o setor fumageiro. Os estoques mundiais estavam cheios, e por essa razão, houve uma grande sobra de fumo no Brasil. A crise afetou diretamente os agricultores produtores de fumo no País, que sofreram com a baixa comercialização e a redução no preço do produto. Essa situação mostra a necessidade de se criar políticas públicas que ajudem os agricultores a diversificarem sua área de plantio para gerar outra opção de renda. Esses resultados foram apresentados durante a primeira reunião do Grupo de Trabalho Nacional da Comissão Interministerial para Implementação da Convenção Quadro para Controle do Tabaco (CONICQ), realizada nesta terça-feira (23), em Brasília (DF).

29 de agosto de 2011

Bohn Gass elogia jornal da Fetag com Experiências Exitosas da Educação do Campo

O deputado Elvino Bohn Gass (PT) participou, nesta segunda-feira (29/8), na Expointer, do lançamento do Jornal Especial da Fetag com as Experiências Exitosas da Educação do Campo. Um total de 16 escolas do meio rural estão na feira para mostrar o que estão fazendo em busca de uma nova educação rural, que englobe as peculiaridades da agricultura familiar no intuito de trazer para a sala de aula os costumes, a forma de vida do homem e da mulher do campo.

“Sem educação de qualidade, não há futuro para o campo. E qualidade, na educação rural, passa, necessariamente, pelo trabalho com conteúdos que tenham a ver com a realidade de quem vive no meio rural. A Fetag, que sabe muito bem disso, nos presenteia com esta publicação mostrando, mais uma vez, a valentia e a criatividade destes homens e mulheres que, apesar das dificuldades, vem produzindo excelentes experiências. É mais uma prova de que a agricultura familiar gaúcha é um exemplo para o Brasil e para o mundo”, comenta o deputado Bohn Gass sobre o jornal.


A coordenadora de Mulheres da Fetag, Inque Schneider, diz que falar em Educação do Campo no movimento sindical é muito significativo, quando se acredita que ela é fundamental para transformar a realidade. “Tendo presente que o jovem abandona o meio rural para buscar alternativas de vida na cidade, nos comprova que os alunos recebem uma formação que direciona para a vida urbana. Os livros didáticos trazem muito pouco ou quase nada em seus conteúdos relacionados à vida do campo, mas sim experiências vividas nos centros urbanos”, observa.
A assessora de Formação e Gênero da Fetag, Sonilda Pereira, lembra que a educação vem sendo apontada pelos movimentos sociais e pelas autoridades governamentais comprometidas com o bem estar da sociedade como um dos instrumentos fundamentais para que se chegue a condições razoáveis de vida que todo o ser humano necessita e merece. E para que isto aconteça, acredita Sonilda, são necessários compromisso, esforço, solidariedade e ética na construção de políticas públicas que atendam as demandas das populações rurais.
(com informações da assessoria de imprensa da Fetag)

Público visitante no primeiro fim de semana da feira supera os 90 mil

O público visitante da 34ª Expointer já ultrapassa os 90 mil nos dois primeiros dias de feira. No sábado (27), 48.419 pessoas passaram pelo Parque Assis Brasil. Neste domingo, até as 18h, 42.357 pessoas haviam entrado no parque, entre visitantes e credenciados. O movimento deste ano é superior se comparado ao primeiro fim de semana do ano passado, quando o total chegou a 88.072 visitantes: 32.696 no sábado e 55.376 no domingo.

A venda de animais rendeu até agora R$ 2.736.170,00. Deste total, R$ 2.706.570,00 resultam da venda de 135 equinos e oito coberturas. O restante é referente ao comércio de pequenos animais. Até as 17h deste domingo, foram vendidos 75 pássaros a R$ 8.580,00; 50 coelhos a R$ 7.000,00; nove chinchilas a R$ 1.170,00; e 102 aves a R$ 12.850,00.

No sábado, a 28ª Exposição de Artesanato comercializou 3.780 peças, entre cuias, facas e artigos típicos em couro. O valor chegou a R$ 131.078,50. Neste domingo (29), a estimativa de vendas é de R$ 150 mil.

A Feira da Agricultura Familiar teve um volume de vendas neste fim de semana que deve ultrapassar os R$ 200 mil. No sábado, foram vendidos R$ 102.101,00 em produtos coloniais. A expectativa para este domingo é de pelo menos R$ 100 mil em vendas. Os produtos mais procurados são salames, queijos, pães, cachaças e vinhos.
Os bancos BRDE, Badesul, Banrisul, Banco do Brasil e Sicredi receberam mais de R$ 56,5 milhões em propostas de investimentos para aquisição de máquinas e implementos agrícolas. O programa mais procurado é o Pronaf Mais Alimentos.

Texto: Juliano Pilau

Dilma: crédito tem que ser alavanca para negócios

3,4 milhões de pessoas devem ser beneficiadas até 2013 pelo microcrédito

A presidenta Dilma Rousseff afirmou hoje (29) que a concessão de crédito para pequenos empreendedores não pode ser um peso, mas uma alavanca que impulsione os negócios. Ao falar sobre o lançamento do Programa Nacional de Microcrédito (Crescer), ela lembrou que 3,4 milhões de pessoas devem ser beneficiadas até 2013.

“A partir de agora, o pequeno empreendedor que pegar dinheiro emprestado vai pagar uma taxa de juros bem mais baixa, de apenas 8% ao ano. Antes, a taxa de juros chegava a 60% ao ano”, explicou, no programa semanal Café com a Presidenta.
Segundo Dilma, o Crescer foi criado para profissionais como costureiras, pipoqueiros e artesãos. Cada um pode ter acesso a até R$ 15 mil. “É um crédito para quem precisa de um empurrãozinho”, disse.
Além de juros mais baixos, o governo anunciou uma tarifa de abertura de crédito menor – de 3% para 1% do valor emprestado. O valor é válido para qualquer profissional com faturamento de até R$ 120 mil ao ano.
Outra novidade é que os quatro bancos públicos federais – o Banco do Nordeste, o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal e o Banco da Amazônia – terão de emprestar, até o final do ano, R$ 654 milhões nas linhas de financiamento do Crescer e atender 734 mil clientes. Para 2012, as metas sobem para R$ 1,73 bilhão e 2,24 milhões de pessoas atendidas e, em 2013, para R$ 3 bilhões e 3,46 milhões de beneficiários.
“O microcrédito vai criar empregos e oportunidades para milhões de brasileiros. Com o Crescer, os pequenos empreendedores brasileiros terão a oportunidade de realizar o sonho de ter seu próprio negócio e de conquistar uma vida melhor, com liberdade e autonomia”, concluiu Dilma.

Dilma é a terceira mulher mais poderosa do mundo

A presidenta Dilma Rousseff é a terceira mulher mais poderosa do mundo, conforme ranking da revista Forbes divulgado nesta quarta-feira (24). A chanceler alemã Angela Merkel é a primeira da lista, seguida da secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton. Em 2010, Dilma havia figurado na 95ª posição.

Integram a lista mulheres que atuam em cargos políticos, além de empresárias e líderes dos setores de mídia e entretenimento. “Nossa lista reflete os caminhos diversos e dinâmicos em direção ao poder para as mulheres hoje, seja liderando uma nação ou definindo a pauta de questões críticas da nossa época”, disse Moira Forbes, presidente e editora da ForbesWoman.


Oito chefes de Estado e 29 presidentes-executivas estão na lista das 100 mulheres mais poderosas do mundo. Elas têm em média 54 anos e controlam, juntas, US$ 30 trilhões.


A Forbes destaca a trajetória de Dilma, que fez história como a primeira mulher a liderar a maior potência econômica da América Latina, enquanto Merkel é citada como a única mulher chefe de uma economia forte da Europa. Hillary é elogiada por ter lidado com as revoluções no Oriente Médio e com as revelações do WikiLeaks em seu segundo ano no cargo.


A cantora Lady Gaga e a recém-nomeada editora-executiva do New York Times, Jill Abramson, estão em 11º e 12º lugar, respectivamente. Gaga é a mais nova da lista, com 25 anos, enquanto a Rainha Elizabeth, no 49º lugar, é a mais velha, com 85 anos. A primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, que no ano passado ficou no topo do ranking, este ano caiu para a oitava posição.

Reunião do Diretório Estadual 2

Governador Tarso Genro avalia conjuntura

Na parte de tarde, os petistas receberam o governador  do Estado na reunião do Diretório, que aconteceu na sede do PT de Porto Alegre, neste sábado (27).  Tarso Genro abriu a reunião fazendo uma breve exposição sobre os cinco postos que vêm balizando as ações do governo Estadual nestes seus primeiros meses.

O governador destacou em primeiro lugar a formação de um novo bloco político que hoje protagoniza a elaboração e execução de projetos e programas para o Estado. “Temos uma nova hegemonia que vem reorganizando o estado, com uma visão democrática e popular”, destacou Tarso, “que se aproximou dos vários segmentos da sociedade como os empresários e os  trabalhadores, formando ainda uma maioria programática na Assembleia”.

Na segunda afirmação, o governador destacou a relação com o governo federal, “tiramos o Rio Grande do Sul do isolamento com políticas públicas e investimentos federais”  e deu como exemplo os investimentos federais em ciência e tecnologia e agricultura no RS.  Para Tarso, a relação do estado com  governo federal recoloca o Rio Grande do Sul no cenário nacional.
Como terceiro destaque, Tarso Genro falou da maioria na assembleia, formada  pelo PCdoB, PSB, PDT, PTB e PDT, ”hoje temos uma maioria programática que sustenta nossos projetos por identidade com o programa de governo eleito no primeiro turno pelo povo gaúcho”, lembrou o governador.

Um novo programa de desenvolvimento para o Estado e o redesenho de suas relações internacionais foram o quarto destaque do governador para a atual conjuntura política do Rio Grande do Sul.  “Estamos investindo nos setores pequenos e médios, em cooperativas, agricultura familiar, sem perder de vista os grandes projetos como a atração de empresas de ponta para o Estado”, lembrou o governador. Para Tarso, a visão paroquial do neoliberalismo, daquela política “me traga uma montadora que serás feliz,” acabou. “Abrimos relações internacionais novas com a Europa, o Uruguai, a Argentina, a Ásia”, concluiu.

A participação popular, menina dos olhos do PT, é destaque no governo Tarso que usa todas as ferramentas para sua  implementação. “Estamos desenhando um sistema de participação que consiga responder a crise de estado, com a população indicando projetos e conhecendo a realidade orçamentária do RS.” Tarso disse, que através da participação, o Rio Grande também busca terminar com a crise de representação nas esferas institucionais, “temos visto, a cada eleição, a população votar, ir pra casa e não lembrar mais em que votou”, argumenta o governador. “Queremos que com o debate das políticas públicas, feito através das ferramentas de participação, responsabilizar cada cidadão por suas decisões políticas”.

Reunião Diretório Estadual

Petistas debatem eleições, reforma estatutária e eleições internas do partido na manhã deste sábado (27)

O Diretório Estadual do PT/RS, reunido neste sábado (27), debateu e aprovou orientações que se referem às eleições de 2012, como política de alianças e programa de governo, na sede do PT de Porto Alegre. Também debateu temas da estrutura interna do partido como o Processo de Eleições Diretas em data extraordinária e a Reforma Estatutária, pautas da parte da manhã. À tarde, os dirigentes petistas debatem conjuntura com governador Tarso Genro, a partir das 13h30min. Abaixo o resumo das resoluções aprovadas*

CONSTRUÇÃO DA UNIDADE PARTIDÁRIA

O PT prepara-se para as eleições de 2012 considerando o novo cenário político, com o governo do estado e federal, por isso pretende construir a unidade partidária e uma tática eleitoral que fortaleça o bloco de sustentação do governo estadual. Assim, as prévias, instrumento de democracia interna,  devem ser evitadas pela unidade partidária, por isso, no RS a proposta é construir das candidaturas às eleições de 2012, através do consenso, com diálogo interno.  Através do GTE – Grupo de Trabalho Eleitoral os petistas terão apoio, onde for necessário, para o debate e construir candidaturas preparadas para a disputa eleitoral.

PROGRAMA DE GOVERNO

Mas nem só de candidaturas é feita a disputa pelo PT nas eleições gerais. O comprometimento com um programa de governo é o que move sua militância e seus candidatos.  O Diretório aprova Diretrizes para serem debatidas nos municípios. O programa que será pautado nos municípios traz como prioridade a gestão democrática, participativa, posiciona-se frontalmente contra as privatizações de serviços essenciais à população, tais como saneamento (água e esgoto). Compromete-se com as diretrizes do SUS, com a aplicação do mínimo constitucional em educação, com a assistência social, com o desenvolvimento sustentável, segurança cidadã, e outros pontos de destaque como políticas públicas para a juventude e as mulheres. Elementos que serão apresentados para o diálogo com os partidos aliados, do campo de relações do governo Tarso e do governo Dilma.

TATICA ELEITORAL E POLÍTICA DE ALIANÇAS

O PT gaúcho terá como tática eleitoral a aproximação com o bloco de partidos que dão sustentação ao governo estadual e federal, priorizando PCdoB, PSB, PDT, PTB, PPL, PRB e PR, partidos que servirão de alicerce para a construção política de alianças do PT para 2012. A direção  Executiva fica responsável por avaliar qualquer outra proposta que venha dos Diretórios municipais. O PP e o PMDB, adversários tradicionais do nosso projeto no RS, terão a situação analisada caso a caso, conforme as bases programáticas em cada município, já que integram o campo de alianças do governo federal.
O PSDB, DEM e PPS adversários históricos do Partido dos Trabalhadores estão fora do quadro das alianças do partido.

DA REFORMA ESTUTÁRIA

O PT gaúcho aprofundou este debate que vem sendo pauta partidária desde fevereiro, com um calendário que percorreu todas as regionais do Estado. Do que ficou deste debate está sendo processado pelo Diretório e será encaminhado para o Congresso Nacional do PT em setembro.  Entre as proposta do Rio Grande, que serão debatidas nacionalmente, está o processo de filiação. Por exemplo, para se filiar ao PT será obrigatória a participação em plenária de formação, sem a qual não será confirmado, entre outras propostas como contribuição financeira; indicação de eleitos e suplentes; critério de gênero.

ENCONTRO ESTADUAL EXTRAORDINÁRIO

A direção estadual convoca seus delegados para o Encontro Estadual Extraordinário para o dia 5 de novembro de 2012. Na pauta, a Reforma Política, a campanha Rio Grande 100% PT – garantindo a presença do PT organizado em todos os municípios do Estado; Campanha de Filiação; Lugar de Mulher é na Política, Reforma Estatutária entre outros temas.
PROCESSO DE ELEIÇÕES DIRETAS
A  data para a realização do PED Extraordinário é 10 de setembro em todo País. No RS, 80 municípios estão habilitados a realizarem o PEDEx, destes 42 já encaminharam os registros de chapas a Secretaria de Organização do PT/RS.

28 de agosto de 2011

Inscrições para a oficina de informática nos dias 29 e 30 de agosto

A Secretaria Municipal do Trabalho e Ação Social informa que as inscrições para a oficina de informática acontecerão nos dias 29 e 30 de agosto, das 8h às 11h e das 13h às 17h, no Telecentro Comunitário, localizado na Rua João de Oliveira, 55 (junto à Secretaria Municipal do Trabalho e Ação Social). Mais informações pelo email telecentrocamaqua.rs@hotmail.com

Camaquã é campeão da etapa do Jergs do futsal mirim feminino

Na segunda-feira (22), Camaquã sediou a etapa de coordenadoria dos Jergs - Jogos Escolares do Rio Grande do Sul, na modalidade de futsal mirim feminino. Os jogos ocorreram em três Ginásios na cidade: Ginásio Municipal de Esportes, Ginásio do Guarany Futebol Clube e Ginásio do Engenhão.
Camaquã sagrou-se campeão desta etapa, quando foi representada pela equipe de futsal mirim feminino da Escola Estadual de Ensino Fundamental Manoel da Silva Pacheco, comandada pelo professor Alessandro Braga Martins (Japa).
Na semifinal, as meninas de Camaquã enfrentaram a equipe de Dom Feliciano e venceram pelo placar de 3 a 0, classificando-se para a final contra a equipe do município de Chuvisca. Em um jogo bastante equilibrado, Camaquã venceu por 2 a 1, com gols de Giovanna Machado e Camila Santos, conseguindo assim o título de campeão da etapa de coordenadoria dos Jergs e classificando-se para a fase regional desta competição estudantil, que também será em Camaquã.
“Parabéns às meninas: Giovanna Machado, Julia Leivas, Kamila Nunes, Lariane Peres, Ingrid Paola, Julia Moraes, Eduarda Castro, Camila Santos, Éverlyn Jacobsen, Júlia Antônia, à direção da escola e aos pais que apoiaram na conquista desta competição”.

Campus Camaquã promove evento em incentivo à atividade científica

O campus Camaquã do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) realiza, de 17 a 21 de outubro, a 1ª Feira de Tecnologia e a 2ª Mostra do Projeto Ciências Exatas e suas Interfaces. As inscrições começam no dia 1º de setembro e podem ser feitas até 7 de outubro, no próprio campus.

A feira tem como objetivo motivar o estudante a fim de que ele exerça a atividade científica e divulgue seus trabalhos desenvolvidos na instituição de ensino. Na mostra, os estudantes podem realizar um estudo ou confeccionar um equipamento que envolva o maior número de componentes curriculares e demonstre criatividade.  


O evento contará com a apresentação de projetos dos alunos do Instituto e também de escolas da cidade e região. Estão previstos também minicursos, oficinas e palestras.     

Mais informações através do telefone (51) 3671 2017 ou pelo e-mail feira@camaqua.ifsul.edu.br .

Grêmio vence Inter por 2 a 1 no Gre-Nal 388 e respira no Brasileirão

Um Gre-Nal é sempre a chance de se mudar a história. E o Grêmio conseguiu. Celso Roth conseguiu. Venceu o Inter por 2 a 1 neste domingo chuvoso no Olímpico com três meias, laterais avançados e rechaçou, pelo menos até o próximo jogo, a sua fama de "retranqueiro". Mais do que isso: lançando o time à frente, o técnico terminou seu jejum de 11 anos sem sucesso no clássico.

Foi um Gre-Nal bem jogado, cheio de alternativas e três gols. Mas com o Grêmio sempre em cima. Marquinhos abriu o placar, porém o interminável Índio empatou. No segundo tempo, Douglas, de pênalti, definiu o resultado e o retorno da paz pelos lados da Azenha, depois de duas derrotas consecutivas.

O resultado não alivia totalmente a situação do Grêmio. Ganhou uma posição, foi para o 15º posto do Brasileirão, com 21 pontos, três a mais que o Atlético-PR, o primeiro na zona de rebaixamento. O Inter segue em sétimo, com 27 pontos. O returno já começa na próxima quarta-feira. O Grêmio enfrenta o líder Corinthians fora de casa. Já o Inter recebe o Santos, de Ganso e Neymar.

27 de agosto de 2011

Sucessor de Steve Jobs garante que nada muda na Apple

O novo CEO da Apple, Timothy Cook, enviou uma carta aos funcionários da companhia, na última quinta-feira (25/8), assegurando que não pretende fazer mudanças nos rumos da empresa. O documento foi uma forma de acalmar os profissionais, depois do anúncio da saída de Steve Jobs do comando da fabricante.

"Eu quero que vocês fiquem confiantes de que a Apple não vai mudar. Eu compartilho e celebro os princípios e valores únicos da Apple", disse Cook no comunicado. Ele ressaltou ainda que tem ciência de que Jobs construiu uma empresa com cultura e valores únicos, e pretende cultivar isso.

No documento, o novo CEO cita que enxerga como uma oportunidade inacreditável de ser o principal executivo da companhia mais inovadora do mundo. "Entrar para a Apple foi a melhor decisão que eu já tomei", disse o executivo.

Por fim, ele afirma ter confiança de que os melhores anos da companhia estão por vir. Reforçando o discurso do próprio Jobs na carta de renúncia.

Leia também: Qual o futuro da Apple sem Steve Jobs

26 de agosto de 2011

Grupo consultivo começa a elaborar o Projeto “Resíduo Tem Valor!”

 Dando continuidade ao ciclo de encontros com o grupo consultivo do Projeto “Resíduo Tem Valor!”, o vereador José Carlos Copes, que compõe o grupo ZERI Brasil realizou na tarde da segunda-feira (22), no auditório da Acic – Associação Comercial e Industrial de Camaquã, mais uma fase da elaboração do Projeto usando a metodologia do PSPC -Pensamento Sistêmico e Planejamento por Cenários.
Durante esse encontro os colaboradores acompanharam na prática as formas de trabalhar com o método, e definiram quais serão as situações de interesses, dificuldades e como supera-las, ou seja, o grande desafio estratégico do Projeto. Ainda na ocasião reunidos em cinco grupos eles fizeram um relato da história de Camaquã por meio de eventos, onde traçou-se uma linha do tempo em uma grande folha em cima da mesa e em cada ano as pessoas colaram papéis com os eventos ocorridos no período de 1950 à 2011 e projetaram o que imaginam que irá acontecer até 2030.
Finalizando a reunião os participantes chegaram ao concesso de atuação do Projeto em Camaquã. O próximo compromisso do grupo, seguindo o ciclo de encontros, será no dia 12 de setembro.

Bohn Gass quer verbas federais para a reestruturação da UERGS

Em encontro com o reitor da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Fernando Guaragna Martins, o deputado Elvino Bohn Gass (PT) reafirmou seu compromisso de auxiliar na busca de verbas que possam recuperar àquela instituição de ensino criada no Governo Olívio Dutra e sucateada nas gestões de Germano Rigotto e Yeda Crusius.
“A tarefa imediata é gestionar pela liberação de uma emenda do senador Paulo Paim (PT) ao Orçamento da União que destina R$ 10 milhões à UERGS. E, ainda, articular outros recursos junto aos deputados federais gaúchos. Sou favorável a que tenhamos uma emenda de bancada para a universidade”, diz Bohn Gass.
Outros temas como as condições precárias de boa parte das instalações, a reavaliação de currículos e a possibilidade de criação de novos cursos e de um Observatório dos Movimentos Sociais, também foram temas tratados na reunião. “Mas o que mais me deixou animado foi a aproximação que vem se dando entre a Fepagro (Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária) e a UERGS. São dois organismos com papéis importantes a cumprir no Estado e que vem sendo, de certo modo, refundados pelo Governo Tarso. Quem mais ganha com isso é a agricultura, que permanece como uma de nossas maiores geradoras de trabalho e renda.”

Taxa de desemprego fica em 6% e registra melhor julho da história, diz IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quinta-feira (25) a Pesquisa Mensal de Emprego de julho. De acordo com o levantamento, 6% dos brasileiros estavam desempregados no mês passado, menor número para julho desde o início da série, em março de 2002. Em junho de 2011, a taxa de desocupação registrou 6,2%, com 1,4 milhão da população desocupada.
Na comparação com julho do ano passado, a taxa caiu 0,9 ponto percentual, e a população desocupada apresentou queda de 12,1% (menos 200 mil pessoas a procura de trabalho).
A população ocupada (22,5 milhões) do mês passado não apresentou variação significativa frente a junho. No confronto com julho de 2010, ocorreu aumento de 2,1%, representando adicional de 456 mil ocupados.
O número de trabalhadores com carteira assinada no setor privado (10,9 milhões) registrou alta de 1,2% na comparação com junho. Na comparação anual, houve uma elevação de 7,1%, representando adicional de 726 mil postos de trabalho com carteira assinada.
O rendimento médio real habitual dos ocupados ficou em R$ 1.612,90, o valor mais alto para o mês de julho desde 2002, e apresentou alta de 2,2% na comparação mensal e de 4% sobre o mesmo período do ano passado. A massa de rendimento real habitual (R$ 36,6 bilhões) ficou 2,7% acima da registrada em junho e cresceu 6% em relação a julho de 2010. A massa de rendimento real efetivo dos ocupados (R$ 36,2 bilhões), estimada em junho de 2011, subiu 2,5% no mês e 6,% no ano.
A Pesquisa Mensal de Emprego é realizada nas regiões metropolitanas de Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre. A publicação completa da pesquisa pode ser acessada no site do IBGE.

Regiões metropolitanas

A taxa de desocupação não registrou variações significativas nas regiões metropolitanas na comparação com o mês anterior. Frente a julho de 2010, foram registradas quedas em Recife (3,7 pontos percentuais) e em Salvador (2,5 pontos percentuais).
Na análise mensal, o contingente de desocupados revelou um quadro de estabilidade em todas as regiões pesquisadas. No confronto com julho de 2010, ocorreu variação apenas em Recife e Salvador, onde a queda atingiu 35,4% e 21,4%, respectivamente.
O nível da ocupação (proporção de pessoas ocupadas em relação às pessoas em idade ativa), estimado em 53,6% no total das seis regiões, ficou estável frente a junho e também apresentou estabilidade em relação a julho do ano passado. Regionalmente, na comparação mensal, todas as regiões mantiveram resultados estáveis. Frente a julho de 2010, ocorreu variação significativa apenas em Recife, onde o indicador subiu 2,4 pontos percentuais, passando de 44,7% para 47,1%.
A análise da ocupação segundo os grupamentos de atividade mostrou que, de junho para julho, foi verificada variação apenas nos grupamentos dos Serviços domésticos, que assinalou queda de 4,4%, e Outros serviços, com elevação de 3%. No confronto anual, aumentou o contingente de trabalhadores da Construção e dos Serviços prestados à empresas, aluguéis, atividades imobiliárias e intermediação financeira, de 5,5% (90 mil pessoas) e 7,3% (243 mil pessoas), respectivamente. Os demais grupamentos não tiveram alteração no período.
Na análise regional, o rendimento médio real habitual dos trabalhadores subiu 4,1% em Recife, 6% em Salvador, 2,8% no Rio de Janeiro, 1,7% em São Paulo, 1,9% em Porto Alegre e ficou estável em Belo Horizonte. Na comparação com julho de 2010, houve crescimento em Recife (1,5%), Salvador (9,5%), Belo Horizonte (4,2%), Rio de Janeiro (6,2%), São Paulo (2,0%) e Porto Alegre (5,7%).
Na classificação por grupamentos de atividade, o maior aumento no rendimento médio real habitualmente recebido em relação a julho de 2010 foi de 6,1%, referente ao Comércio, reparação de veículos automotores e de objetos pessoais e domésticos e comércio a varejo de combustíveis. Já na classificação por categorias de posição na ocupação, o maior aumento no rendimento médio real habitualmente recebido em comparação com julho do último ano foi para os Empregados sem carteira de trabalho assinada no setor privado (12,2%):

Habitações populares recebem incremento de R$ 7,4 bilhões

O programa Minha Casa, Minha Vida ganhou mais um reforço esta semana, quando o Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) aprovou um acréscimo de R$7,4 bilhões de reais no orçamento para habitações populares. Os financiamentos através do FGTS que era de R$ 21 bilhões agora passa a ser de R$ 28,4 bilhões. O dinheiro pode ser acessado por famílias com rendimentos de até dez salários mínimos.

O deputado federal e relator do programa Minha Casa, Minha Vida, André Vargas (PT-PR) avalia a decisão como “histórica”. “Demonstra o compromisso que tem também o Conselho Curador do FGTS, tem a presença dos empresários, do governo e dos trabalhadores, como o maior programa habitacional da história do nosso país”.
Vargas que já atuou junto a Cohab, destaca que o atual programa habitacional será fundamental para colaborar na diminuição do déficit de moradias do país. “Desde a época do BNH nunca se investiu tanto em habitação popular, pra quem mais precisa e também para as famílias da nova classe média, portanto nós estamos dando passos a mais para que o Brasil possa superar o déficit habitacional do Brasil que seria entorno de 6 a 8 milhões de moradias”.

 

2 milhões de moradias

Lançado pelo presidente Lula e ampliado pela presidenta Dilma, o Minha Casa, Minha Vida pretende chegar aos 2 milhões de novas residências populares em todo o país. “Estamos atentos a procurar novas fontes de financiamentos para o Minha Casa, Minha Vida, e para os programas habitacionais”, diz André Vargas.

O deputado destaca também que o Partido dos Trabalhadores tem cumprido a defesa que sempre fez pela habitação popular. “Comparando com o governo do PSDB, que é a nossa oposição, nós já multiplicamos por sete em valores reais a quantidade de recursos que eles aplicavam em habitação popular, habitação de forma geral, e aquele investiu no governo do presidente Lula e investe no governo da presidenta Dilma”.

O deputado federal Antônio Carlos Biffi (PT-MS) também destaca a importância do programa Minha Casa, Minha Vida.
“[O Minha Casa Minha Vida] é de fundamental importância porque nós temos um déficit de mais de seis milhões de moradias em todo o país, e este déficit atinge, principalmente, quem precisa da mão do poder público, que são aqueles que dependem do Bolsa Família, são os trabalhadores desempregados, são aqueles que efetivamente estão na base da pirâmide, portanto eu vejo esta aprovação de mais R$7,4 bilhões uma reforma muito importante”.

(Gustavo Toncovitch – Portal do PT)

Expansão do ensino universitário e técnico no Brasil: condição para o desenvolvimento

O lançamento da terceira fase do Plano de Expansão da Rede Federal de Educação, ocorrido na última segunda feira (22), marca o esforço que o governo brasileiro vem fazendo para modificar o quadro do ensino universitário e da qualificação técnica e científica no país. O Plano prevê a criação de quatro novas universidades, 47 campi federais e 208 Institutos Profissionais e Tecnológicos, distribuídos em municípios de todos os estados da federação, selecionados entre os que se situam nas faixas de até 50 mil e de até 80 mil habitantes.
No Rio Grande do Sul serão implantados dois novos campi universitários, um da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em Cachoeira do Sul, no Vale do Jacuí, região Central, e outro da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Tramandaí, no Litoral Norte. Serão criados, até 2014, 16 novos Institutos Federais de Ensino Técnico (IFETs), em todas as regiões do estado, e 40 novas Escolas Técnicas Federais, em 38 municípios gaúchos. O número total de matrículas no ensino universitário federal no Rio Grande do Sul chegará a 84 mil e a 44 mil no ensino técnico e tecnológico.

25 de agosto de 2011

Ministério da Cultura destina R$ 300 mil Para o Museu Julio de Castilhos

O Ministério da Cultura, por meio do Instituto Brasileiro de Museus, divulgou a destinação da quantia de R$ 300 mil para o Museu Julio de Castilhos durante a assinatura do Mais Cultura RS com a Secretaria de Estado da Cultura, na última segunda-feira (22), no Palácio Piratini.
O Museu Julio de Castilhos é a instituição museológica mais antiga do Estado e uma das mais importantes do país. “Este investimento é fundamental para qualificar os serviços prestados à população”, salienta o Secretário-adjunto da Sedac, Jéferson Assumção.
“Tal recurso será destinado a uma série de levantamentos acerca do restauro das duas casas que compõem o museu e mais a construção de um prédio anexo para a gestão”, afirma o diretor do Museu Julio de Castilhos, Joel Santana.

Em noite mágica de Damião, Inter vence Independiente e é campeão da Recopa

Time de Dorival levou sufoco no segundo tempo, mas conseguiu gol no fim para levantar mais uma taça

Em uma noite épica de Leandro Damião, com direito a "ruas de fogo", o Inter de Dorival Júnior mostrou força e venceu o Independiente por 3 a 1, na noite desta quarta-feira, num Beira-Rio lotado. Com o resultado, conseguiu reverter a derrota de 2 a 1 no jogo de ida, disputada em Avellaneda, e saiu com o título da Recopa Sul-Americana.

O nome da noite atende por Leandro Damião. Decisivo como de costume, marcou os dois primeiros gols do time de Dorival Júnior. O segundo tempo foi dominado pela tensão com o desconto do Independiente, com Maxi Velázquez. Aos 38 minutos, Kleber garantiu a taça convertendo pênalti.
Antes da partida, torcedores do Inter formaram um verdadeiro inferno vermelho, com sinalizadores erguidos para o céu, na chegada da delegação ao estádio. Era o prelúdio de uma decisão que seria. Dorival Júnior colocou em campo uma equipe ofensiva, mesclando jogadores experientes e jovens. E a ordem era marcação sob pressão, contra um adversário postado no 4-3-3, mas com três atacantes que voltavam para ajudar na marcação e compactavam a equipe.

Aos quatro minutos, a primeira chance em falha de marcação argentina. D'Alessandro achou Leandro Damião, livre, pelo lado direito. Só que o camisa 9 perdeu tempo e, sem ângulo para o arremate, serviu novamente o gringo, que entrava em diagonal na área e disparou perto da trave esquerda. No lance seguinte, Oscar imprimiu velocidade pelo meio e arrematou com perigo, ao lado do gol.

Até então organizado, o Independiente equilibrava o confronto. Aos 17, um chute tímido, daqueles só pra dizer que tentou a gol. Parra, sem grandes pretensões, bateu de fora da área. No meio da meta, Muriel segurou. As demais ações ofensivas argentinas eram para explorar a velocidade do colombiano Marco Pérez, um tipo de Renteria da nova geração. 
 

Damião novamente decidiu para o Inter
Foto: Diego Vara

A partir de então, só deu Inter. Ou melhor, Leandro Damião. Fez o que bem quis. Deu chapéu, fez balãozinho de cabeça no estilo Kerlon e gols, é claro. O primeiro saiu aos 20 minutos. Damião recebeu no bico direito da grande área, passou por entre dois marcadores e tocou de bico. A bola entrou fácil. Comemorou como um lutador, socando o ar, como o verdadeiro guerreiro que é.

A zaga argentina não sabia como marcar o centroavante. Damião assustava. Foi em um erro na saída de bola que o centroavante antecipou uma jogada, com o peito, e ficou na cara da meta. Aí foi como uma brincadeira de criança. O centroavante bateu de canhota, sem chances para Navarro. Saiu comemorando como um moleque, segurando a perna direita, tal qual fosse um saci. Damião ainda se deu o direito de perder gol. Recebeu um "presente" de Gabriel Milito, entrou na área, mas desta vez a bola foi nas redes pelo lado de fora.

Com a vantagem de 2 a 0, o Inter se acomodou. O Independiente bem que tentou pressionar, mas pouco fez. Na melhor oportunidade, Parra recebeu na área, girou e bateu sem força. Muriel, mais uma vez, mostrou segurança. Nos descontos, Dellatorre recebeu cruzamento de D'Alessandro e testou para fora.
 
 
Oscar participou intensamente da partida
Foto: Mauro Vieira

Sem a vantagem obtida no primeiro tempo, o Inter voltou acomodado para a etapa complementar, aguardando o Independiente. Se deu ao luxo de esperar as ações do time adversário. E deu chance para o azar. Logo aos três minutos, Ferreyra alçou bola da esquerda e encontrou o defensor Maxi Velázquez na área, como homem surpresa. Entrou na área sozinho e desviou a rota da bola para as redes. O placar levava a decisão para a prorrogação.

Em jogada individual, Oscar tentou dar a resposta imediata. Roubou bola na intermediária e imprimiu velocidade pelo meio. Quando o garoto se preparava para o arremate, Júlio Velázquez saiu de carrinho e afastou a bola, com precisão cirúrgica.

Mas a verdade é que o Inter sentiu o gol, se abateu momentaneamente. Desta forma, o Independiente incomodou e só não empatou porque Muriel, aos 11 minutos, espalmou bola à queima-roupa de Perez, quase na pequena área. 
 
 
D'Alessandro saiu no segundo tempo com lesão
Foto: Valdir Friolin

Índio, o veterano zagueiro artilheiro, teve a chance viva de recolocar o Inter com a mão na taça. Aproveitou bola alçada na área por Oscar e, na segunda trave, cabeceou com consciência. A bola saiu rente ao esquerdo do goleiro. Na sequência, foi a vez de Oscar tentar. Tabelou com Dellatorre entrou na área e voou para desferir um chute. Navarro espalmou.

Aos 18, problema para Dorival. D'Alessandro caiu no gramado com dores musculares. Pediu para seguir e aguentou só três minutos. Em um lançamento na ponta direita, não teve condições de correr atrás da bola. Deixou o gramado para entrada de Andrezinho. Pouco depois, Jô ingressou na vaga de Dellatorre, que saiu com semblante de dor.

O Inter ia para cima, mas encontrava dificuldades para criar situações de gol. Da intermediária, Oscar arriscou de fora e Navarro deu rebote. Em situação irregular, Jô isolou pela linha de fundo. 
 
 
Jô é derrubado: pênalti decisivo
Foto: Mauro Vieira

Pelo jogo complicado que se demonstrava, parecia que a partida se encaminharia para a prorrogação. Só parecia. Em lance de visão aos 36 minutos, Andrezinho lançou Jô na cara da meta. O centroavante deu um toque para a esquerda e levou a trombada de Navarro. Pênalti. Na cobrança, Kleber bateu rasteirinha, no canto direito de Navarro, que se lançou para o lado contrário. Gol que dava o título ao Inter.

O Independiente se lançou todo ao ataque. Brigou, provocou, quando Fredes colocou a mão na cara de Oscar, mas não teve jeito. O Inter segurou o resultado até o final e assegurou mais um título. Desde 2006, é a oitava taça internacional do clube. 


É tudo Gre-Nal
Com o título da Recopa, o Inter vai com moral para o Gre-Nal. E certamente, Leandro Damião terá marcação reforçada.

Reforma Política: financiamento público é destaque em debate

Reunião inaugurou o período de debates sobre o texto de 

Henrique Fontana (PT-RS)

A primeira reunião da Comissão da Reforma Política da Câmara para debater o anteprojeto do deputado Henrique Fontana (PT-RS), refletiu o apoio da maioria dos membros do colegiado à adoção do financiamento público e exclusivo de campanha. A reunião inaugurou o período de debates sobre o texto que, a princípio, poderá acolher contribuições até o dia 9 de setembro.

Durante os debates o relator defendeu o financiamento público e respondeu ao questionamento de que parte da população brasileira é contrária à proposta. “Tenho absoluta certeza de que se a população for esclarecida dos imensos prejuízos que o financiamento privado acarreta à democracia brasileira, ela se convencerá de que o financiamento público e exclusivo é a forma mais barata e republicana de aperfeiçoar o sistema político do nosso País”, defendeu Fontana.
De acordo com o relator, o atual sistema de financiamento privado adotado no país é responsável, em grande parte, pelo surgimento de denúncias de corrupção e caixa 2 que envolvem troca de favores entre financiadores e financiados. Fontana disse também que o atual modelo colabora para o surgimento de ilações e suspeitas sobre a atuação de parlamentares que recebem esse financiamento.

Também presente na reunião, o deputado Fernando Ferro (PT-PE) acusou setores da imprensa, e alguns partidos, de jogarem a população brasileira contra a adoção do financiamento público.

“Parte da imprensa e dos partidos políticos criticam o financiamento público e exclusivo de campanha, sem informar à população os prejuízos que o financiamento privado impõe à sociedade como, por exemplo, a exclusão de candidatos por falta de recursos para uma campanha”, alertou.

Sobre as polêmicas em torno da distribuição dos recursos públicos para as campanhas, a adoção do voto proporcional misto e a elaboração das listas partidárias, Fontana disse que está aberto ao diálogo. “Creio que essa comissão está no caminho certo, que é o da construção de uma proposta que, se não é a reforma política dos sonhos, é a reforma possível de ser realizada”, lembrou.

Mulheres

Já a deputada Erika Kokay (PT-DF), também integrante da comissão, defendeu uma maior participação das mulheres no relatório final. “A atual proposta, de aumentar a participação feminina na composição da lista, na proporção de 3 para 1, avança, mas ainda não contempla a reivindicação das mulheres. Nós queremos a garantia de condições iguais de disputa para ambos os sexos. Só assim poderemos mudar a cultura machista existente hoje na política brasileira”, afirmou.