29 de fevereiro de 2012

Gilvã Grellert é Pré-Candidato a Prefeito do Cristal

Gilvã Grellert
O microempresário Gilvã Grellert é o pré-candidato do Partido dos Trabalhadores a Prefeito do Cristal.
Reunidos na manhã do domingo, 26, a militância do PT recebeu a visita do deputado federal Henrique Fontana e do ex-prefeito de Santa Vitória do Palmar e Presidente do IRGA, Cláudio Pereira, na residência do vereador Nicolau Trescastro (foto).
O Diretório Municipal do PT tem mantido reuniões sistemáticas, debatendo programa de governo, tática eleitoral e concluindo a formação da nominata de pré-candidatos a vereadora e vereador.
“Aqui no Cristal vamos apresentar um programa sintonizado com o governo federal de Dilma e o governo estadual de Tarso Genro, aproveitando os melhores exemplos de nossas administrações na região sul”, enalteceu Fontana.
Para Gilvã, o momento é de tratar do futuro do município com toda comunidade cristalense, “queremos conversar com todos, dialogar com os demais partidos, mas acima de tudo apresentar propostas viáveis que vão projetar o nosso município no contexto da região, do estado e do país”.

Fonte: Blog da Esquerda Democrática

Petrobras anuncia nova descoberta no pré-sal da Bacia de Campos

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A Petrobras anunciou na noite de ontem (28) a descoberta de uma nova acumulação de petróleo e gás na camada pré-sal, na Bacia de Campos, a 195 quilômetros da costa fluminense. O poço em que foi feita a descoberta, chamado Pão de Açúcar, foi perfurado a uma profundidade de 2.800 metros.
O teste indica produção diária de 5 mil barris de petróleo e 807 mil metros cúbicos de gás. O bloco onde o Pão de Açúcar foi perfurado, BM-C-33, já havia mostrado grande potencial por meio das prospecções Seat e Gávea, de acordo com a Petrobras.
Estudos complementares serão realizados na área para confirmar a extensão e o volume da descoberta. A área é operada pela Repsol-Sinopec Brasil, que tem 35% de participação no bloco, em parceria com a Statoil (35%) e a Petrobras (30%).

Edição: Graça Adjuto

Manuela ou Fortunati só no 2º turno, diz PT de Porto Alegre

Convenção do PT no final de 2011 definiu Adão Villaverde como pré-candidato à prefeitura de Porto Alegre | Foto: Eduardo Quadros/ALRS

Rachel Duarte

Enquanto a direita se movimenta no Rio Grande do Sul para tentar formar um bloco de oposição para lançar uma candidatura competitiva em Porto Alegre, a esquerda retoma os diálogos com os partidos que elegeram Tarso Genro governador. Nesta terça-feira (28), a bancada petista na Câmara de Vereadores de Porto Alegre definiu manter reuniões sistemáticas com o pré-candidato do PT ao Paço Municipal, deputado estadual Adão Villaverde. A intenção é aproveitar o acúmulo dos parlamentares com o cotidiano da cidade para municiar a pré-candidatura de Villaverde. Sobre possíveis mudanças nas estratégias de coligação, o coordenador da campanha petista diz que “não há espaço para mudanças no primeiro turno”.
Pelo menos por enquanto, Adeli Sell confirma que nem a aproximação esperada pelo PCdoB para apoiar Manuela D’Ávila nem a reeleição de José Fortunati (PDT) com uma eventual saída do PMDB estão sendo cogitadas. “Até o momento, digo que vamos com Villaverde até o final”, afirmou.
No possível segundo turno, Adeli Sell disse que não imagina formar aliança com um PCdoB aliado com o Partido Progressista, da senadora Ana Amélia Lemos. Ele também acredita que o PT irá contar com o apoio do PSD, do deputado federal Danrlei de Deus, ainda no primeiro turno. “Ele está mais para coligar com o PT do que com qualquer outro. Em São Paulo temos um confronto, mas, há possibilidade de coligar em outros lugares. Aqui os vereadores do PSD tem batido sistematicamente no governo municipal e já disseram que não vão apoiar o Fortunati”, contextualiza.

Decisão judicial sobre tempo de TV pode diminuir peso do PSD

O destino do novo partido criado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab ainda depende de uma decisão judicial. A legislação eleitoral sustenta que o tempo de TV é calculado conforme a bancada federal eleita pelos partidos. Caso em que o PSD não se enquadra. O partido ingressou na justiça e luta para agregar o tempo de TV dos deputados federais que aderiram à nova sigla por desfiliação partidária.

PSD de Danrlei é peça importante para candidatura petista, mas tempo de TV pode ser complicador | Ramiro Furquim/Sul21

Partidos da base do governo e da oposição, em São Paulo, iniciaram esta semana uma ofensiva na Justiça Eleitoral para impedir que o PSD conquiste parcela maior do fundo partidário e tempo de televisão. DEM, PSDB, PPS, PMDB, PR, PMN, PTB e PP já têm pronta uma resposta ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) contra a redivisão do fundo e do espaço para propaganda dos partidos. As ações devem ser protocoladas até esta quarta-feira (29) e seguem um parecer do ex-ministro Paulo Brossard. De acordo com os partidos, o PSD só deve ter acesso ao benefício após as eleições de 2014, quando enfrentará as urnas.
Sem tempo de TV, o poder de fogo da legenda para 2012 diminui bastante, principalmente nos municípios que transmitem propaganda eleitoral gratuita. Este deve ter sido um dos temas do jantar do prefeito paulista Gilberto Kassab com os líderes do PSD na região Sul nesta segunda-feira (27). Por meio de assessoria de imprensa, o deputado federal e presidente do PSD-RS Danrlei de Deus disse que não foi falado em estratégia de eleições nos estados. “Apenas questões administrativas do partido. Qualquer decisão sobre coligações só vamos ter após a decisão sobre o tempo de TV”, falou a assessoria do parlamentar.

Bloco pela Unidade

Mesmo sem tanto poder de barganha, o PT acredita no poder de apoio do partido do ex-goleiro do Grêmio. O vereador Adeli Sell disse que os pequenos partidos também estão procurados. “Falei ontem (segunda-feira) com o PRTB. É um dos menores no RS, mas qualquer tempo de televisão e aliança é importante. Para fechar com o PRTB só falta acertar detalhes”, garante.
Na próxima terça-feira, 6, Adeli Sell conversa com o Partido Pátria Livre (PPL). “É um partido novo que apoiou a eleição de Tarso. A presidente da sigla, Mari Peruso, é adjunta na Casa Civil. É um partido com boa militância e incidência na juventude”, avalia.

Vereadores do PSD, PSB e PPL formam Bloco pela Unidade que elegeu Tarso Genro | Foto: Divulgação

Único vereador do PPL na Câmara de Porto Alegre, Toni Proença, diz que foi criado junto aos vereadores do PSD e PSB o Bloco pela Unidade. “A intenção é lutar pela base de apoio ao governo Tarso até o final. Nos demos conta de que apoiar o Fortunati não mudaria o cenário atual da cidade, então, queremos manter a unidade com o PCdoB e o PT, incluindo o PSD”, explicou.
A decisão do PPL é manter o compromisso assumido na eleição de Tarso Genro em manter a unidade do bloco de esquerda que governo o estado, de olho nas eleições de 2014. “Como talvez não teremos o apoio do PTB, temos que nos unir. Se no final do processo não tivermos a aliança entre o PCdoB e o PT, os partidos vão ter pelo menos uma campanha de diálogo e uma possibildiade de se juntar no segundo turno. O importante é não deixar seqüelas para 2014”, projeta.
O vereador do PSB, Airton Ferronato afirma que o apoio do partido à Manuela D´Ávila está selado, o que não impede a participação da sigla no Bloco pela Unidade. “Estamos formando um bloco na visão de que é possível o estreitamento de laços entre PT e PCdoB. Vivemos outro momento, poderíamos compor inclusive tendo o apoio do PP à Manuela”, afirma. Segundo o vereador, a deputada federal comunista irá conversar com os vereadores do bloco nesta quinta-feira, 1º de março, às 16 horas, na Câmara de Vereadores de Porto Alegre. A conversa já deverá conter informações sobre o café que a pré-candidata irá tomar com a senadora Ana Amélia Lemos (PP) esta semana em Brasília.
O coordenador da campanha petista, vereador Adeli Sell diz que também irá tomar café com o PCdoB. Ele pretende encontrar o presidente da sigla no estado, Adalberto Frasson.  A formação do bloco é vista como importante, mas a prioridade interna do PT é formar um bom programa de governo, fala Adeli Sell. “Já temos um pré-programa de segurança urbana e faremos o primeiro debate sobre tecnologia da informação nesta terça. Vamos apostar pesado na circulação e transporte. O sistema de ônibus está lotado e esgotado. É preciso melhorar corredores e ônibus bi-articulados, além de apressar a viabilização do metrô de Porto Alegre. Para isso, obras viárias também são necessárias”, adianta.

Estados e municípios já podem ter acesso aos recursos para combater o crack, diz presidenta

Os estados e municípios já podem ter acesso aos R$ 2,1 bilhões destinados pelo governo federal para o combate ao crack pelo Plano Crack, é possível vencer, lançado em dezembro do ano passado. Na coluna Conversa com a Presidenta, publicada nesta terça-feira (28) nos jornais, a presidenta Dilma explicou à professora de São Paulo Isadora Bueno que o crack pode ser derrotado com ações de cuidado, prevenção e repressão.

Segundo a presidenta, para o tratamento dos usuários de crack e outras drogas, inclusive o álcool, serão abertos 13.614 leitos nos hospitais do SUS. Haverá ainda 308 consultórios de rua, com médicos e enfermeiros nos locais de maior concentração de usuários. O governo também pretende investir “fortemente” na prevenção com a capacitação, em 42 mil escolas públicas, de 210 mil educadores e 3.300 policiais militares que atuam no Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd).

“E para intensificar o combate ao tráfico, contrataremos mais 2 mil policiais para as Polícias Federal e Rodoviária Federal. Repassaremos recursos a Estados e municípios para que façam policiamento ostensivo e integrem as ações policiais. Estas e diversas outras ações devem envolver a participação de toda a sociedade para que a nossa luta seja vitoriosa”, disse a presidenta.

Dilma Rousseff informou ainda, em resposta ao biólogo Adalberto Luz, de Florianópolis, que as campanhas desenvolvidas pelo governo e a fiscalização mais intensa têm reduzido o número de acidentes de trânsito.

“No Carnaval deste ano, por exemplo, o número de mortos foi 18,5% menor que no do ano passado e o de acidentes caiu 22,5%, apesar do aumento da frota em circulação. Esses números são resultantes da operação Rodovida, realizada pelas Polícias Rodoviárias Federal e Estaduais, órgãos de Segurança dos Estados e Detrans”.

Camaquã já conhece a 1ª escola de samba campeã do Carnaval que levou mais de 10 mil pessoas para a avenida


Apuração
O Carnaval de Camaquã trouxe mais de 10 mil pessoas à Avenida Olavo Moraes neste domingo (26/02), para conferir a passagem das escolas de samba de Camaquã que disputavam o título de campeã 2012.

O evento que seria realizado no sábado (25/02) foi transferido para o domingo, em função da chuva. Na abertura da festa a corte do carnaval composta pelo Rei Momo, Rodrigo Garcia de Freitas, pela rainha Valéria Mendes da Silva e pela princesa Jaqueline Rehbein desfilou animando o público. O Rei Momo recebeu as chaves da cidade da secretária da Cultura e Turismo, Elenisa Justo, acompanhada dos colegas secretários.

Império Camaquense - a campeã
Na sequência, se apresentaram as escolas de samba Explosão do Samba, Unidos da Vila e Império Camaquense. O encerramento da folia ficou por conta da escola Apito de Ouro de Tapes. Neste ano, a inovação do evento promovido pela Prefeitura através da Secretaria de Cultura e Turismo, é o concurso que oferece premiação às escolas que foram avaliadas pela comissão de jurados que esteve na avenida acompanhando cada detalhe.

O desfile das escolas encheu os olhos e a alma do público que se mostrava emocionado com a vibração dos passistas, destaques e com o ritmo da bateria. O grande número de crianças que com suas famílias vieram prestigiar o evento chamou a atenção. A Explosão do Samba trouxe no seu enredo a história dos orixás, a Unidos da Vila fez o seu desfile falando sobre os dez anos de bons carnavais e a Império Camaquense trouxe para a avenida seus 30 anos de história.

Primeira Campeã

Unidos da vila - vice-campeã
A abertura dos envelopes para a apuração dos votos dos jurados da Associação de Carnaval e Eventos Populares, Silvio Moreira Aquino, que avaliou o quesito evolução, e Jovita Beatriz Xavier da Cunha, responsável pela avaliação do item comissão de frente, foi realizada nesta segunda-feira (27/02), às 15h, na Secretaria de Cultura. Além destes dois quesitos, o item pontualidade foi avaliado através da cronometragem do tempo de desfile que deveria ficar entre 40 e 60 minutos. 

A secretária da Cultura e Turismo, Elenisa Justo, conduziu os trabalhos e na soma dos pontos sagrou-se campeã a escola Império Camaquense, ficando em segundo a Unidos da Vila e em terceiro a Explosão do Samba. O atraso de 32 minutos no desfile da Explosão do Samba foi responsável pela penalidade de 6,4 pontos o que prejudicou a pontuação e a fez perder o vice-campeonato. A soma total dos pontos ficou em 13.2 para a Explosão do Samba, 19.1 para a Unidos da Vila e 19.7 para a Império Camaquense. 

Explosão do Samba - 3º lugar
A apuração foi acompanhada pela diretoria das três escolas e pela imprensa local e todos os presidentes das escolas de samba foram unânimes em avaliar como o melhor carnaval dos últimos anos. 

No encontro também foi possível fazer uma prévia avaliação do evento que deverá vir com algumas melhorias para o ano que vem como por exemplo a colocação de novos quesitos. 

A secretária Elenisa realizou a entrega dos troféus e agradeceu à participação de todas as entidades e Secretarias que foram responsáveis pelo sucesso do Carnaval: “Esta união é fundamental para o sucesso do evento”, salientou elogiando a beleza das três escolas.
Fonte: Blog do Juares

28 de fevereiro de 2012

ARTICULAÇÕES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO LOURENÇO DO SUL GERAM RESULTADOS: COOPAR E BRFOODS FIRMAM PARCERIA

Evidenciando as boas perspectivas para a bacia leiteira do município, foi estabelecida no sábado (25), a parceria entre a empresa Brasil Foods – BRF e a COOPAR. A parceria estava em discussão desde setembro, quando a Brasil Foods anunciou o encerramento das atividades no município.
De acordo com o Prefeito José Nunes, desde a notícia da possibilidade de fechamento da unidade industrial, alternativas já começavam a ser formuladas. A Prefeitura se empenhou para que unidade continuasse operando e os empregos dos trabalhadores que tiravam dali o seu sustento fossem mantidos.

Resultado de uma série de articulações, reuniões, viagens à São Paulo, estudos e planejamento, a Administração Municipal finalmente obteve sucesso nas negociações. “Contamos com o apoio de diversas entidades que uniram forças durante estes trâmites, e a partir de então criarmos uma opção que viabilizasse este projeto.” – destaca o Prefeito, satisfeito com a conquista e grato pelo empenho de todos os envolvidos na causa.
A COOPAR é uma cooperativa administrada por pequenos agricultores, que já opera com a industrialização de leite em uma unidade localizada na Boa Vista. A cooperativa aproveitará a estrutura já existente, utilizando a unidade industrial para o resfriamento do leite, que estará fornecendo à BRF. A cooperativa ainda precisará de um tempo para analisar a situação da indústria e em breve estará iniciando suas atividades.

A parceria foi firmada durante a realização da 13ª Interiorização do Estado, que aconteceu no Camping Municipal. O evento contou com a coordenação do Governador Tarso Genro e com a presença do Secretariado Estadual. A 13ª Interiorização do Estado colocou São Lourenço do Sul no centro das atenções, possibilitando tratar, diretamente com o Governo do Estado, temas relevantes para a comunidade lourenciana.





CAMAQUÃ ENTRA NA DISPUTA POR MONTADORA DE CAMINHÕES NO RIO GRANDE DO SUL

No dia 1º de fevereiro, em agenda conjunta do vereador José Carlos Copes e o Prefeito de Dom Feliciano, Clênio Boeira,  com o representante da Casa Civil, Inácio Fritzen, e logo em seguida com o coordenador da assessoria superior do governo, João Victor Domingues, reuniram-se para tratarem da vinda da montadora chinesa, que deverá ter uma linha de montagem de caminhões. Segundo as informações do prefeito Ernesto Molon, os representantes da montadora estiveram prospectando uma área onde seriam as futuras instalações. Camaquã disputa com Santa Maria o investimento. No dia 27 de fevereiro, o vereador José Carlos Copes, apresentou um pedido de que, após ouvir o Plenário, seja encaminhada correspondência ao Governador Tarso, manifestando unidade política da Câmara de Vereadores, no sentido de acumular forças para atrair o investimento. "Tenho fé de que podemos trazer este investimento que mudará nossa realidade e desenvolverá Camaquã em muito. Assim como fizemos todo o esforço para a vinda do Ifsul, passando por cima de todas as diferenças políticas que poderiam haver, neste momento também estamos juntos num só propósito, que é trazer a montadora Chinesa para território camaquense", afirmou Copes.



Na íntegra o pedido de Ouvido do Plenário, aprovado por unanimidade.


 
                                                                                 
Senhor Presidente:


Ao cumprimentá-lo, o Vereador José Carlos Copes do Partido dos Trabalhadores (PT) solicita que, após Ouvido o Plenário, para manifestar a unidade política desta Casa, seja encaminhada correspondência ao Excelentíssimo Senhor Governador do Estado do Rio Grande do Sul, nos seguintes termos:

 

CARTA AO GOVERNADOR

                                                             
          Senhor Governador Tarso Genro,

Utilizamo-nos deste expediente, para apresentar a Vossa Excelência, em nome do município de Camaquã, o interesse de que o investimento chinês de uma montadora de caminhões, que prospecta instalar-se em nosso estado, possa ocorrer em Camaquã.
Há uma unidade de ação administrativa e política se constituindo na Região Centro-sul, para que se viabilize aqui este investimento.
Nós, do Partido dos Trabalhadores, solicitados pelo Prefeito de Camaquã, Ernesto Molon, já fizemos diversas interlocuções com o vosso Governo.
Em 1º de fevereiro, com a Assessoria da Casa Civil e na Assessoria Superior da Coordenação de Governo, com o Secretário João Victor Domingues, apresentamos a demanda e buscamos aconselhamentos. Acompanhou a Executiva do PT de Camaquã, o Prefeito de Dom Feliciano, Clênio Boeira, Presidente da Associação de Municípios da Região Centro-sul, Acensul.
Em 9 de fevereiro de 2012, no Gabinete do Vice-governador Beto Grill, a Prefeitura de Camaquã apresentou o projeto e solicitou o apoio, baseado nas atribuições da vice-governadoria, de agir nas reduções das desigualdades regionais. Estiveram presentes os representantes brasileiros dos investidores, assessores da Secretaria de Desenvolvimento do Estado, Prefeito de Camaquã Ernesto Molon, Vice-prefeito em exercício Nelson Devantier, Presidente da Câmara de Vereadores Renato Dillmann, Secretário de Desenvolvimento de Camaquã Clóvis Rodrigues, Assessor da Prefeitura Marcelo Heiden Monser, além deste vereador.
Em 27 de fevereiro, fomos recebidos na Secretaria de Desenvolvimento e Promoção de Investimento pelo Secretário Mauro Kinijnik, onde fomos muito bem recebidos. Fizemos encaminhamentos e recebemos orientações no sentido de avançar na conquista do investimento. Presentes novamente a mesma caravana, agora acrescidos da presença do Prefeito de São Lourenço do Sul, José Nunes.
Sabemos das dificuldades e dos interesses que precisam ser contornados, para que nosso Estado obtenha este investimento, mas para além disto temos a expectativa que, em ocorrendo, Camaquã possa estar na disputa, com políticas adequadas para o desenvolvimento da metade sul, que V. Exa. vem coordenando muito bem.    
       .
                                                        Camaquã, 27 de fevereiro de 2012.


                                                        Atenciosamente,

Engº Agron. José Carlos Copes 

Vereador do    PT     




27 de fevereiro de 2012

Fotos Carnaval 2012 - Camaquã/RS

Desfile da Escola Império Camaquense

Fotos: Juares da Luz