30 de agosto de 2012

“O QUE VEMOS EM CAMAQUÃ SÃO OS VENTOS DA MUDANÇA SOPRAREM CADA VEZ MAIS FORTES...E A CERTEZA DE UM NOVO AMANHÃ É CADA VEZ MAIOR”

O QUE SE OBSERVA EM NOSSOS BAIRROS E POR ONDE A MILITÂNCIA DE COPES PASSA, É A VONTADE CADA VEZ MAIOR DE VERMOS UMA MUDANÇA NA FORMA DE ADMINISTRAR CAMAQUÃ. UMA DÉCADA SE PASSOU E OS PROBLEMAS ESTRUTURAIS, SOCIAIS E ECONOMICOS DE NOSSA CIDADE POUCO AVANÇARAM. COPES É O NOME QUE REPESENTA A MUDANÇA E O COMPROMISSO DE GOVERNAR INTEGRALMENTE OS QUATRO ANOS COM TOTAL APOIO DOS GOVERNOS FEDERAL DA PRESIDENTA DILMA E ESTADUAL DO GOVERNADOR TARSO GENRO. 

Na última segunda, dia 27/8, em reunião da Coordenação de Campanha, Copes fez as seguintes considerações: 

“Como eu dizia antes da campanha começar, não existe eleição ganha de véspera, nem favoritismo definitivo, nem candidato imbatível. Os que acreditaram nisto, se equivocaram. Nossa candidatura conquista cada dia mais, a consciência e o coração da população camaqüense. Todos querem melhorar nossa cidade, querem mudança na administração e querem um prefeito que não corra nenhum risco de renunciar para ocupar outro cargo. E a nossa candidatura não para de crescer, enquanto a do candidato de situação não para de cair”.

“O desespero já bateu no adversário que já começou me atacar. Este é um momento que nos alegra, porque é sintoma de avanço da nossa proposta. Mais fiquem tranqüilos, não vou aceitar baixarias, só vou aceitar o bom debate, e assumir compromissos cada vez mais sólidos com o Desenvolvimento Econômico Sustentável a Inclusão Social e a Participação Popular”, completou Copes.

AGENDA: Dia 31 de agosto, caminhada no Bairro Getúlio Vargas e Comício as 19hs. Dia 1º de setembro, às 9hs, Caminhada na Viégas.

AO VISITAR OS BAIRROS NO ÚLTIMO FIM DE SEMANA O CANDIDATO COPES E SEU VICE RENATO NOGUEIRA ACOMPANHADOS PELA MILITÂNCIA OUVIRAM DOS MORADORES SUAS REIVINDICAÇÕES E PEDIDOS.

AO VISITAR OS BAIRROS NO ÚLTIMO FIM DE SEMANA O CANDIDATO COPES E SEU VICE RENATO NOGUEIRA ACOMPANHADOS PELA MILITÂNCIA OUVIRAM DOS MORADORES SUAS REIVINDICAÇÕES E PEDIDOS. MAIS O QUE MAIS SE OUVIU FORAM AS RECLAMAÇÕES SOBRE O ABANDONO DOS BAIRROS E A VONTADE DE MUDAR OS RUMOS DE CAMAQUÃ, ELEGENDO UMA NOVA FORMA DE GOVERNAR.

No sábado pela manhã a Coligação Pra Frente Camaquã esteve nos bairros fazendo visitas aos eleitores. “Nossa situação aqui é de total abandono. Vejo isso ao abrir a porta da minha casa todos os dias e me deparar com as condições precárias de minha rua. Quando chove, isso aqui vira um inferno”, declaração de um morador. “Nosso bairro também sofre com os horários precários de ônibus nos finais de semana. Se a gente quer ir ao centro passear ou ir a praça tomar um chimarrão, temos que ir a pé”, completou.

“Estar comprometido em resolver os problemas estruturais de nossa cidade e promover bem estar de nosso cidadão é um compromisso assumido por mim. Quero governar Camaquã para dar a nossa cidade um novo rumo de desenvolvimento econômico com a participação de todos e com inclusão social. Como filho desta terra, não irei virar as costas para o meu povo e nem abandonarei meu compromisso assumido pela metade”, comentário de Copes em visita aos bairros.

No sábado a tarde, Copes fez uma caminhada no centro da cidade com o Deputado Estadual Raul Pont. Na visita aos taxistas a recepção foi muito boa com também foram muito bem recebidos pelo comércio local. “Copes Prefeito significa que teremos um governo de mãos dadas com o Governador Tarso Genro e com a Presidenta Dilma Rousseff”, comentou Raul Pont.



9 de agosto de 2012

Brasil sem Miséria: “Vamos superar a extrema pobreza no Brasil”, diz ministra

Tereza Campello apresentou o balanço do primeiro ano do Brasil Sem Miséria e, com base nos avanços, garante que o país conseguiu cumprir todas as metas propostas


“Conseguimos cumprir todas as nossas metas. Por isso, temos certeza de que vamos superar a extrema pobreza no Brasil”, afirmou a ministra Tereza Campello, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, ao fazer o balanço do primeiro ano do plano de superação da extrema pobreza, durante os Diálogos Governo e Sociedade Civil: Brasil Sem Miséria, nesta quarta-feira (8), no Palácio do Planalto.

A ministra destacou a busca ativa, estratégia pela qual o Estado vai atrás dos extremamente pobres, e as ações de qualificação profissional e assistência técnica rural. “O Brasil Sem Miséria atingiu suas metas para os primeiros 12 meses”, disse.

Segundo Tereza Campello, o governo não quer só propiciar melhoria de renda, mas que a população saia da miséria em todos os sentidos. “Quem é extremamente pobre não tem acesso a um conjunto de bens e serviços do Estado.” Por isso, segundo ela, a grande meta é cumprir três grandes eixos: garantia de renda, inclusão produtiva e acesso a serviços.

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) pretendia, até o fim do ano, incluir mais 660 mil famílias ao Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, mas no meio deste ano já havia chegado a 687 mil. “É sinal de que teremos de rever a meta, pois provavelmente havia mais gente excluída do que estimávamos”, avaliou a ministra, levando em conta que 14% desse contingente são quilombolas, indígenas, ribeirinhos, povos e comunidades tradicionais.

Garantia de renda

A ampliação do Bolsa Família, que hoje chega a quase 14 milhões de famílias no país, foi ressaltada pela ministra. Metade da população pobre é constituída por crianças e jovens, informou. Por isso, para tirar a criança da pobreza, é preciso chegar a cada pessoa da família. Para atingir essa meta, o governo lançou o Brasil Carinhoso, que complementa a renda das famílias com crianças de 0 a 6 anos, até atingir R$ 70 por pessoa. De acordo com Tereza Campello, essa ação terá como impacto a redução da pobreza no Brasil em 40%.

Outra ação do Brasil Carinhoso mencionada pela ministra é o estímulo à oferta de vagas em creches: “O difícil é custear essa vaga, não construir escola”. Por isso, segundo ela, o Brasil Sem Miséria está pagando 50% a mais do valor mínimo por aluno a cada vaga ocupada por criança de família beneficiária do Bolsa Família.

Acesso a serviços

Os recursos para assistência social cresceram 35% desde 2010, informou a titular do MDS, destacando a criação de equipes volantes (1.564), lanchas e barcos para chegar a populações de difícil acesso (129) e Centros POP (93), que atendem à população em situação de rua.

Foram construídas também 2.077 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e ampliado o Mais Educação (escola em tempo integral), que de 15 mil passou a contemplar 32.422 escolas – aquelas com crianças do Bolsa Família quase triplicaram, de 5,3 mil para 15 mil.

Inclusão produtiva – Segundo a ministra, uma meta ousada é a oferta de cursos de qualificação para 1 milhão de pessoas até 2014. Até julho, foram abertas 390 mil vagas em 189 tipos de cursos, com quase 200 mil inscrições. “Aqui está o nosso maior desafio: rever a forma como os cursos são dados e como chegar a essa população.”

Na área rural, Tereza Campello apontou a assistência técnica a 170 mil famílias, a construção de cisternas para 137 mil lares e a ampliação e modificação do Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA).

Finalmente, a ministra ressaltou a importância da participação social – a maioria das ações do Brasil Sem Miséria já tem instância de participação social constituída, como fóruns e conselhos. A proposta do governo é garantir uma vez por ano um debate que reúna todas essas instâncias, por meio dos Diálogos Governo e Sociedade Civil, além de desenvolver atividades de caráter regional.

(Neila Baldi/Ascom/MDS)

COPES E RENATO NOGUEIRA PARTICIPAM DE EVENTO PARA O LANÇAMENTO OFICIAL DA ALIANÇA PRA FRENTE CAMAQUÃ

Aconteceu no dia 03 de agosto, em evento realizado na sede municipal do PDT, o lançamento oficial da Candidatura de Copes - Prefeito e Renato Nogueira – Vice.

Estiveram presentes além das centenas de simpatizantes, militantes e lideranças locais, o Deputado Federal e vice-Líder do Governo no Congresso Nacional Henrique Fontana, o Prefeito de São Lourenço José Nunes e o ex-Prefeito de Santa Vitória do Palmar e atual Presidente do IRGA Cláudio Pereira.

Os discursos tiveram como marca a emoção, pela grande receptividade que os candidatos vem tendo por parte da comunidade camaqüense, o que demonstra a vontade de mudar.

Copes em sua manifestação, fez um breve relato de todas as suas propostas e projetos para Camaquã crescer no ritmo do Rio Grande e do Brasil, mas deixou evidente que com ele e seu vice Renato Nogueira na Prefeitura, todos vão ter vez e voz, através do Orçamento Participativo que será implementado na administração municipal. “Só assim os camaqüenses terão a oportunidade de ajudar a decidir as prioridades para uma Camaquã melhor, bem como resgatar a verdadeira cidadania”, conclui Copes.

A agenda de campanha prevê a participação dos candidatos em diversas atividades e eventos da comunidade, visitas aos estabelecimentos comerciais e mateada no Comitê Central de Campanha (sábado 11/08 a partir das 10hs).