30 de janeiro de 2015

Não há alteração de rumo nem de estratégia...

Brasília - O ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Miguel Rosseto, negou que o governo da presidenta Dilma Rousseff tenha dado uma guinada à direita, ao anunciar medidas de ajustes fiscais na economia, já no início deste segundo mandato, como acusam analistas políticos do campo da esquerda, inclusive do próprio PT. 

Em um bate-papo com blogueiros, nesta quinta (27), no Palácio do Planalto, Rosseto afirmou que as medidas corretivas adotadas, como o aumento dos juros e da taxação de produtos específicos, visam justamente dar sustentação ao projeto de crescimento com inclusão de renda implantado nos últimos 12 anos. 

 "O que temos são limites fiscais. Não há alteração de rumo, de estratégia, nenhuma guinada. O governo tem que ter capacidade de modulação de suas políticas para sustentar a estratégia de crescimento, de geração de emprego, de aumento dos investimentos”, sustentou. 

Segundo o ministro, o governo vinha absorvendo impactos importantes das crises internas e externas com prejuízo das suas receitas próprias. Agora, isso chegou ao limite. “A renúncia fiscal que o governo fez é enorme. Nós abrimos mão de geração de renda para sustentar a atividade econômica e programas”, justificou.

Ele lembrou também que a economia brasileira sofre tanto os efeitos da crise econômica mundial, que diminuiu o ritmo de crescimento de importantes parceiros comerciais do país, quanto da maior seca registrada no Brasil nos últimos 80 anos, que impacta no preço da energia e dos alimentos.  

Rossetto: seguro desemprego é cláusula pétrea

O ministro Miguel Rossetto, da Secretaria Geral da Presidência da República, reafirmou neste final de semana que direitos trabalhistas como seguro desemprego, salário mínimo, férias e aposentadoria, entre outros, são cláusulas pétreas e conquistas dos trabalhadores brasileiros. Na sexta-feira (23), Rossetto recebeu  do presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Vagner Freitas, um convite para participar do lançamento do congresso nacional da entidade que será realizado no dia 5 de março, em Brasília.

Neste encontro também foi confirmada a data da nova reunião do governo federal com as centrais sindicais: será no dia 3 de fevereiro em São Paulo e na pauta estão as medidas provisórias sobre Previdência Social e Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Rossetto garantiu que o governo federal está aberto ao diálogo e neste encontro pretende escutar as opiniões e propostas das lideranças sindicais, que marcaram para a próxima quarta-feira (28) um dia nacional de luta em defesa do emprego e dos direitos trabalhistas.

Após a conversa com Vagner Freitas, Miguel Rossetto reafirmou o compromisso de preservar os direitos dos trabalhadores. “O seguro-desemprego é cláusula pétrea. Assim como o salário mínimo, jornada de trabalho, férias e aposentadoria fazem parte do núcleo duro dos direitos dos trabalhadores e representam conquistas civilizatórias”.

Segundo Rossetto, as medidas provisórias sobre Previdência Social e o FAT preservam  esses direitos e buscam responder às "grandes e positivas mudanças ocorridas no mercado de trabalho e na renda dos trabalhadores”. Nos últimos dez anos, assinalou, cerca de 30 milhões de pessoas passaram a fazer parte do sistema previdenciário e de proteção social, o salário mínimo, que é a base desse sistema, teve aumento real de 73% e a expectativa de vida dos brasileiros também melhorou.

Ainda na sexta-feira, Rossetto recebeu lideranças dos movimentos nacionais de luta pela moradia. Nesta reunião, o ministro garantiu o prosseguimento dos trabalhos da Mesa de Moradia, que reúne, sob a coordenação da Secretaria-Geral da Presidência, representantes de movimentos nacionais de luta pela moradia e órgãos do governo federal como o Ministério das Cidades, a Caixa Econômica Federal, a Secretaria de Patrimônio da União e o Ministério do Planejamento. Participaram da conversa representantes da Central de Movimentos Populares, Confederação Nacional das Associações de Moradores; Movimento Nacional de Luta pela Moradia e União Nacional por Moradia Popular.

Dia Nacional de Luta por Empregos e Direitos

A CUT, juntamente com as demais centrais sindicais e movimentos sociais, promove no dia 28 de janeiro, em todo o país, o Dia Nacional de Luta por Empregos e Direitos. A mobilização nacional tem como objetivo principal a garantia dos empregos, a manutenção e ampliação de direitos e impedir que a agenda derrotada nas eleições presidenciais de 2014 seja colocada em prática, com medidas que provoquem arrocho, recessão e desemprego.

As entidades organizadoras do Dia Nacional de Luta garantem que não permitirão que as conquistas sociais e trabalhistas dos últimos 12 anos sejam colocadas em risco por medidas de ajuste fiscal, a exemplo do que ocorreu em diversos países da Europa nos últimos anos.

Marco Weissheimer

23 de janeiro de 2015

ProUni: Ministério da Educação disponibiliza 200.516 bolsas na segunda (26); prazo segue até quinta (29)

Primeira edição do ProUni 2015 terá 200.516 bolsas de estudos em instituições particulares. As inscrições para o programa começam na próxima segunda-feira (26)

O Ministério da Educação disponibilizou nesta sexta a consulta por curso, instituição e município na página do programa.

Para concorrer às bolsas, o candidato precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio 2014 (Enem) e ter obtido ao menos 450 pontos de média nas provas objetivas e nota diferente de zero na redação. 

Além disso, é preciso que o estudante tenha renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até três salários mínimos e satisfaça uma das condições abaixo:
- ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
- ter cursado o ensino médio completo em escola da rede privada, na condição de bolsista integral da própria escola;
- ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede privada, na condição de bolsista integral da própria escola privada;
ser pessoa com deficiência;
- ser professor da rede pública de ensino
O período de inscrições vai até a próxima quinta-feira (29).

Cresce número de bolsas

Criado há dez anos, o programa oferece nesta edição 20% a mais de bolsas de estudo em relação a 2014. 
De acordo com o MEC, atualmente, o programa beneficia mais de 562 mil jovens brasileiros de baixa renda com bolsas integrais ou de 50% em universidades privadas.

Visitas do Vereador Marco Longaray aos bairros de Camaquã

Nas últimas semanas, o Vereador Marco Longaray tem acompanhado de perto as constantes reclamações dos moradores dos bairros de Camaquã. Realizando um trabalho de campo, foi possível ver de perto as principais reivindicações dos munícipes, principalmente em relação a infraestrutura na cidade. São ruas esburacadas, com acúmulo de água e barro, falta de saneamento, caixas de esgotos entupidas, canos quebrados e obstruídos, falta de coleta de entulhos e de podas de árvores, mato crescendo nas vias públicas, entre tantas outras reclamações que levam a população denunciar a sensação de abandono do município e a precariedade dos serviços prestados.

Em atenção a estas demandas, o Vereador Marco Longaray, tem enviado toda semana ao executivo, reiterados pedidos de melhorias nos bairros, solicitando consertos de canos, patrolamento, encascalhamento nas ruas, além de troca de lâmpadas queimadas, instalação de luminárias onde não há, limpeza e coleta de entulhos. O Executivo Municipal, que funciona com redução de carga horária para contenção de gastos, e com um grande número de servidores de férias, tem manifestado as grandes dificuldades que vem encontrando para a prestação de serviços básicos à comunidade.

O Vereador alerta que medidas urgentes são necessárias para amenizar a atual situação da cidade e do interior, que também tem problemas, principalmente em estradas que são importantíssimas para o acesso da população à área urbana do município. 

Fonte: Ass. Parlamentar do Vereador Marco Longaray


Prazo para inscrições no Sisu termina hoje

O cadastro no Sistema de Seleção Unificada vai até 23h59
             Termina nesta quinta-feira (22), às 23h59, o prazo para inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Na primeira edição de 2015, o sistema oferece mais de 205 mil vagas em 5,6 mil cursos de 128 instituições públicas de educação superior.
As inscrições são restritas aos estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2014 e não tenham tirado nota zero na redação. De acordo com o Ministério da Educação, no último ano, cerca de 6,2 milhões de pessoas fizeram o exame.

O resultado do Enem foi divulgado no dia 13 de janeiro, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O estudante poderá se inscrever em até duas opções de curso e escola.

Em nota divulgada nesta quarta-feira (21), o Ministério da Educação informou que 2,3 milhões de estudantes já efetuaram inscrição para o Sisu. A pasta recomenda que os interessados não deixem para fazer a inscrição nos últimos instantes.

22 de janeiro de 2015

Reforma política é compromisso prioritário, diz Miguel Rossetto

Prioridade é constituir uma agenda de diálogos com a sociedade para promover as mudanças e reformas com as quais a candidatura da petista se comprometeu.

O ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Miguel Rossetto, afirmou que o principal objetivo da sua gestão, conforme orientação da presidenta Dilma Rousseff, é constituir uma agenda de diálogos com a sociedade civil para promover as mudanças e reformas com as quais a candidatura da petista se comprometeu.
Segundo ele, o compromisso prioritário para este semestre é com a reforma política. “Esta é uma agenda definitiva para a sociedade brasileira. A sociedade já demonstrou que quer a reforma política a curto prazo. E a presidenta Dilma já manifestou seu compromisso em satisfazer esse desejo da nação”, ressaltou.
O ministro informou que iniciou um diálogo com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e com a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para debater o projeto de reforma política proposto pelas entidades com a adesão de mais de 100 outras organizações da sociedade civil e movimentos populares.

16 de janeiro de 2015

Três mil médicos terão 10% de bônus na prova de residência

Para receber os pontos adicionais na nota, os profissionais devem atender por um ano em unidades básicas de saúde com carência de médicos. Maior parte atuou no Nordeste e interior do país
 
Atuar na atenção básica de municípios com carência de médicos, de forma supervisionada e com bonificação na prova de residência. Com essa proposta, o Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab) conseguiu atrair neste ano 3.305 profissionais. Destes, 3.094 foram aprovados na segunda avaliação e estão aptos a utilizar pontuação adicional de 10% nos exames de residência.

Para garantir a utilização do benefício, os profissionais devem concluir os dozes meses de atuação nas unidades básicas de saúde. A próxima avaliação dos médicos será em janeiro de 2015, e em fevereiro será verificado o cumprimento da carga horária total do programa: 1.920 horas de atividades práticas na unidade de saúde e especialização em atenção básica, incluindo o desenvolvimento do projeto de conclusão do curso de especialização.
“Com o Provab, melhoramos a distribuição dos médicos levando-os a locais onde há maior necessidade. Para atraí-los, há estímulos educacionais: é oferecida especialização em saúde da família e 10% de pontuação a mais em programas de residência médica”, explica o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde do Ministério da Saúde, Hêider Pinto.  

Ministério da Saúde amplia Mais Médicos em 1.500 municípios: Camaquã/Cristal/Arambaré/Cerro Grande do Sul e Dom feliciano serão beneficiados

Novo edital visa a atender cidades mais vulneráveis e garante às prefeituras 100% das vagas do Provab. Inscrições para municípios e médicos brasileiros começam nesta sexta-feira (16)

O Ministério da Saúde vai expandir o Programa Mais Médicos para assegurar profissionais em municípios com dificuldade de contratação na Atenção Básica. O novo edital abre uma nova oportunidade para 1.500 prefeituras e garante a incorporação de 100% das vagas do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab). A seleção, que será aberta nesta sexta-feira (16), integra 424 cidades que ainda não participam do Mais Médicos. 


“A ampliação do Mais Médicos dá nova oportunidade a esses municípios que, por algum motivo, não puderam aderir ao programa. A iniciativa atende a reivindicação de cidades do país inteiro por nova chance de integrar ou ampliar o número de profissionais. O Mais Médicos tem papel fundamental no fortalecimento e consolidação da Atenção Básica e se complementa com o trabalho na área da formação médica e com obras de melhoria na infraestrutura”, ressaltou o ministro da Saúde, Arthur Chioro.

Municípios e médicos terão até os dias 28 e 29 de janeiro, respectivamente, para confirmar sua participação e efetuar a inscrição no sistema do Programa (http://maismedicos.saude.gov.br/). Estão aptas a aderir as prefeituras do Provab 2014, que encerra em fevereiro, e aquelas de maior vulnerabilidade econômica e social. Foram priorizadas, por exemplo, as cidades com 20% de sua população em extrema pobreza, com IDH baixo e muito baixo, localizadas no semiárido, Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Ribeira e nas periferias de capitais e regiões metropolitanas. Também foi garantida expansão para os distritos indígenas.

12 de janeiro de 2015

Primeiras medidas de Sartori são de austeridade

Primeira semana do governo de José Ivo Sartori (PMDB) deu concretude às palavras do seu secretário da Fazenda, Giovani Feltes: “a sociedade gaúcha irá se deparar com momentos de dificuldade com os quais jamais viveu”; receita da austeridade e dos cortes começou a ser aplicada; dúvida, especialmente entre os atingidos pela tesoura, é se a promessa de “gastar nas pessoas que mais precisam” será, de fato, cumprida; professores, policiais e fornecedores manifestaram preocupação com o impacto dessas medidas e alertaram para possíveis problemas no curto prazo envolvendo as áreas da segurança e da educação

Marco Weissheimer, do Sul 21 - Suspensão de pagamentos de fornecedores, congelamento de concursos e de nomeações de aprovados em concursos, cortes de horas extras, suspensão de promoções e contratações : a primeira semana do governo de José Ivo Sartori (PMDB) deu concretude às palavras do seu secretário da Fazenda, Giovani Feltes: “a sociedade gaúcha irá se deparar com momentos de dificuldade com os quais jamais viveu”.

Governo deve triplicar leitos para transplante de medula

Arthur Chioro: desafio é garantir leitos para o transplante
Serão investidos mais de R$ 38,8 milhões – R$ 240 mil por cada novo leito

O governo federal quer triplicar o número de leitos para transplante de medula óssea em hospitais da rede pública até 2016. Para isso, serão investidos mais de R$ 38,8 milhões – R$ 240 mil por cada novo leito. A intenção é expandir de 88 para 250 o número de leitos.

Segundo o Ministério da Saúde, será possível aumentar o número de transplantes deste tipo do País, em especial os realizados entre pessoas sem vínculo familiar. Isso porque a cirurgia entre doador e receptor não-parente é considerada um procedimento de maior complexidade. O paciente submetido ao transplante necessita de isolamento total e, por isso, a necessidade de melhor infraestrutura e equipe qualificada.

7 de janeiro de 2015

Considerações de final de ano do Vereador Marco Longaray na Tribuna da Câmara de Vereadores

No último dia 29 de dezembro de 2014, o vereador Marco Longaray, ao fazer o uso do Espaço de Explicação Pessoal, na última Sessão Legislativa do ano de 2014, procurou fazer agradecimentos aos colegas vereadores que compõe a Bancada do Partido dos Trabalhadores, os vereadores Alcindo Mendes e Marivone Tavares, por sua parceria de lutas e extrema confiança de seus pares, além de fazer menção de agradecimento aos membros das Comissões Permanentes das quais participou. Também fez em relato das atividades em que esteve envolvido na sua atuação parlamentar no ano que passou. Destacou a luta por um transporte coletivo de qualidade, com melhoria dos ônibus em circulação, passagens mais baratas e a luta para concretizar uma antiga demanda dos usuários que é a realização de Licitação para o transporte público em Camaquã. Abordou a luta pela garantia dos direitos dos idosos, que não vinha sendo cumprida, pela gratuidade nas passagens no trasporte semiurbano, que fazem as linhas para o interior do município, alcançando êxito no final de 2014, com a determinação por parte do Executivo Municipal com fixação na Rodoviária Municipal, com orientações aos usuários sobre seus direitos. Esteve diretamente envolvido nas discussões sobre habitação de interesse social, para famílias que recebem até 3 salários-mínimos, que não vem avançando por parte da Prefeitura nos últimos anos, na construção dos muros das Escolas Cônego Walter Hanquet e CIEP, sendo o último concluído no final do ano que passou, na luta pela conclusão das escolas infantis cuja previsão de conclusão era em meados de 2012, e nos direitos de gestantes e pessoas com deficiência. Também esteve muito presente na luta dos servidores municipais e servidores privados, como no caso dos vigilantes. Para 2015, o vereador Marco Longaray empenhou seu comprometimento de um ano repleto de lutas e conquistas, com harmonia, sucesso e alegria a todos. Com uma atuação parlamentar marcada pela dedicação e empenho, não restam dúvidas que o mandato apresentará grandes resultados no ano que se inicia.

Proposta da Comissão de Saúde disciplina o uso de adoção dos espaços públicos por empreendimentos em Camaquã

O Vereador Alcindo Mendes, do Partido dos Trabalhadores, Vice-Presidente da Comissão de Saúde, Educação, Assistência Social, Turismo, Meio Ambiente e Desporto no ano de 2014, apresentou juntamente com a Comissão, também composta pelo Vereador Antonio Altair Puschenarat - Neco, PDT e o Vereador Claiton Duarte, PMDB, a Emenda Modificativa nº 08/2014, ao Projeto de Lei nº 99, de 04 de dezembro de 2014, que disciplina o uso dos espaços públicos de nosso município. A referida emenda tem como objetivo realizar processo de seleção para escolhas das entidades que realizarão a adoção dos equipamentos públicos como praças, parques, canteiros, largos, respeitando a preferência ao adotante que tiver maior proximidade em relação ao local público adotado. O processo ficará sob a coordenação das Secretarias Municipais do Meio Ambiente, Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços e a Secretaria Municipal da Infraestrutura. Os adotantes dos equipamentos poderão realizar exploração comercial através de publicidade dentro dos limites impostos pelo Termo de Cooperação. A emenda foi aprovada na 96ª Reunião Ordinária, dia 29 de Dezembro de 2014, com quatorze votos favoráveis.

Videomonitoramento em fase de instalação

A Vereadora Marivone Tavares, do Partido dos Trabalhadores (PT), vem trabalhando dioturnamente para trazer muitos benefícios à sociedade Camaquense, sendo que um deles, a Vereadora tem acompanhado de muito perto e de informar que em dezembro de 2014 foi assinado o contrato com a empresa Digitaltec de Novo Hamburgo, que foi a vencedora do processo de licitação para aquisição e instalação das câmeras de VIDEOMONITORAMENTO, conquistadas através de Emenda Parlamentar, articulada entre a Vereadora e o Deputado Federal Fernando Marroni (PT), no valor de R$ 1.000.000.00 (um milhão de reais). Esta ação beneficiará a cidade com a instalação de 25 câmeras de captação de imagens em diversos pontos do perímetro urbano com uma central de monitoramento, onde a Brigada Militar acompanhará em tempo real as ocorrências. Este sistema já vem dando certo em outros municípios onde já está implantado, agilizando o atendimento ao cidadão, colaborando no combate ao crime e a violência. O processo está em fase de instalação e os equipamentos estão sendo adquiridos pela vencedora da licitação. A Digitaltec também está firmando um termo de parceria com a Ceee, para utilização da sua estrutura física, onde serão instalados os cabos de fibra ótica, responsáveis pela transferência dos dados para a central.

“Camaquã é a quarta cidade da Zona Sul que recebe recursos deste tipo, para investir em câmeras monitoramento, a exemplo do que já ocorreu com Pelotas, Rio Grande e há poucas semanas Canguçu. Além de aumentar a segurança, auxilia também em outras áreas como em casos de acidentes, por exemplo, com a urgência podendo ser vista em tempo real e atendida com mais agilidade”, declarou o deputado Fernando Marroni.

A Vereadora Marivone tem a expectativa que até junho de 2015 o processo de instalação já possa estar concluído e o município já possa contar com este serviço. “O investimento contribui para a segurança em toda nossa cidade. Ações integradas entre município e as forças de segurança de Camaquã, terão resultado satisfatório para toda nossa população”, destacou a Vereador Marivone Tavares.

Com Dilma, mais qualidade de vida para o povo

A posse da Presidenta Dilma reveste-se de importantes simbolismos: é a primeira vez na história brasileira que um mesmo grupo político fica tanto tempo à frente do governo federal por meio do sufrágio popular.
Repete-se a história: não como tragédia, mas, como diria Marx, como farsa.
Os arautos da Casa Grande, derrotados em suas pretensões de ocupar novamente o governo, usam de todos os subterfúgios para solapá-lo!
Investindo no lema Brasil Pátria Educadora, Dilma busca dar o verdadeiro salto de qualidade no segundo mandato, vez que no primeiro prejudicado pela crise econômica, mundial que afetou sobremaneira o Brasil não pode fazer, conforme pretendia.
Os ajustes necessários no plano da economia e das finanças públicas para reequilibrar o orçamento do governo, como já afirmado pela nova equipe econômica, não será feito rompendo as políticas sociais e os direitos dos trabalhadores.
Entendo que o novo governo, além de investir pesado na questão da educação, principalmente no ensino médio e no técnico-profissionalizante, deve envidar máximos esforços para buscar requalificar o profissional de ensino, tanto no que concerne à formação, quanto na valorização salarial.
Potencializar o Prouni e o Fies para que mais e mais jovens das camadas populares possam ascender aos bancos universitários; ampliar a política de cotas no ensino universitário para continuar rompendo com a lógica da exclusão secular da população negra na sociedade brasileira, deve continuar sendo o norte do Governo.
Aumentar e, se possível, universalizar o ensino de tempo integral na rede pública, trazendo as comunidades para participar do cotidiano da vida escolar, harmonizando relações e ampliando o sentimento de cidadania e pertencimento é o objetivo do nosso governo.
Outro gargalo a ser enfrentado é a saúde pública. A perda de receita proveniente da antiga CPMF, que hoje estaria na casa de 50 bilhões de reais, dificultou o aumento dos investimentos na área. Houve expressivo crescimento, mas não na medida das necessidades.
A sórdida mesquinharia política que levou ao fim da contribuição financeira, agrupou todas as oposições ao então governo Lula, pretendendo prejudicar o governante de então, prejudicaram as parcelas da população mais necessitadas dos serviços de saúde pública.
Há que se buscar agilidade e dinamismo nos serviços de saúde. A iniciativa do Programa Mais Médicos tem sido um sucesso por levar o atendimento primário aos locais onde a carência dos profissionais era total. Mas só isso não basta. Vamos avançar.
O prometido Programa Mais Especialidades deve ser implementado o mais rapidamente possível, haja vista que a busca por atendimento especializado, o que inclui exames mais complexos, ser um dos grandes gargalos do Sistema Único de Saúde.
Outro segmento de extrema importância a ser tratado: comunicações. É preciso estender a banda larga para todos os pontos do território nacional. Melhorar a recepção dos sinais de internet e buscar um custo menor na prestação do serviço devem ser uma das preocupações centrais do novo ministro.
Quanto à mídia monopolizada, a regulação econômica é o melhor caminho.
Fortalecer a tevê pública, melhorando significativamente o padrão de qualidade, tendente ao crescimento da audiência, só virá com a melhoria do padrão técnico e com profissionais reconhecidos no mercado, capazes de produzir um jornalismo verdadeiramente isento e democrático.
Esses desafios demandarão um esforço hercúleo por aqueles que comandarão essas áreas. O êxito só virá se contarem com apoio político do Congresso Nacional e dos movimentos sociais organizados.
Um governo de coalizão como o nosso, tem a sua composição expressa nos mais variados matizes políticos que participaram da campanha vitoriosa nas urnas e devem sustentar o apoio nas duas Casas Legislativas.
Já os movimentos populares organizados detentores de bandeiras progressistas e de resgate da cidadania brasileira devem continuar pressionando pela busca das reformas. A luta contra o racismo, o machismo e a homofobia deve ser pauta permanente nesses próximos quatro anos.
A luta pelo pleno emprego; o estabelecimento das 40 horas semanais sem redução de salários e a valorização permanente do salário mínimo bandeiras históricas dos movimentos devem estar no horizonte.

ALBERTO CANTALICE 

5 de janeiro de 2015

Discurso da Presidenta da República, Dilma Rousseff, durante Compromisso Constitucional perante o Congresso Nacional

Congresso Nacional, 1º de janeiro de 2015
 
Senhoras e Senhores,
Senhor presidente do Senado Federal, Renan Calheiros,
Senhor vice-presidente da República, Michel Temer,
Senhor presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves,
Senhoras e senhores Chefes de Estado, Chefes de Governo, Vice-chefes de Estado e Vice-chefes de governo que me honram com suas presenças aqui hoje.
Senhor presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Ricardo Lewandowski,
Senhores e senhores chefes das missões estrangeiras e embaixadores acreditados junto ao meu governo,
Senhoras e senhores ministros de Estado,
Senhoras e senhores governadores,
Senhoras e senhores senadores,
Senhoras e senhores deputados federais,
Senhoras e senhores representantes da imprensa,
Meus queridos brasileiros e brasileiras.

Volto a esta Casa com a alma cheia de alegria, de responsabilidade, de esperança. Sinto alegria por ter vencido os desafios e honrado o nome da mulher brasileira. O nome de milhões de mulheres guerreiras, mulheres anônimas que voltam a ocupar, encarnadas na minha figura, o mais alto posto dessa nossa grande nação.
Encarno, também, outra alma coletiva que amplia ainda mais a minha responsabilidade e a minha esperança. O projeto de nação que é detentor do mais profundo e duradouro apoio popular da nossa história democrática. Esse projeto de nação triunfou e permanece devido aos grandes resultados que conseguiu até agora, e que porque também o povo entendeu que este é um projeto coletivo e de longo prazo. Este projeto pertence ao povo brasileiro e, mais do que nunca, é para o povo brasileiro e com o povo brasileiro que vamos governar.
A partir do extraordinário trabalho iniciado pelo governo do presidente Lula, continuado por nós, temos hoje a primeira geração de brasileiros que não vivenciou a tragédia da fome. Resgatamos 36 milhões da extrema pobreza e 22 milhões apenas em meu primeiro governo.

Artigo - O legado de Tarso Genro - por Marcelo Danéris*

Cada um levará consigo, na memória, uma lembrança do governo Tarso Genro (PT), que está se encerrando. Imagino, por exemplo, que os estudantes lembrarão da criação do passe livre, as mulheres, da criação da Secretaria das Mulheres e da Patrulha Maria da Penha, os trabalhadores, da valorização do piso regional, os servidores, da recuperação dos salários e condições de trabalho. Acredito que os empresários lembrarão da atração de bilhões de reais em investimentos privados, da Sala do Investidor e da política de incentivo sem aumento de impostos. Os agricultores, do Programa de Irrigação e do Plano Safra Gaúcho; os caminhoneiros, do fim dos contratos e tarifas abusivas dos pedágios, os pequenos empreendedores, do Programa de Microcrédito. Creio, ainda, que os usuários e trabalhadores do SUS lembrarão dos 12% para saúde, a comunidade escolar, que passamos de 11º para 2º lugar no Ideb, e os servidores da segurança e a sociedade, da desocupação e início da demolição do Presídio Central.
 
Os que acreditam na democracia lembrarão do Conselhão, do Gabinete Digital, do Gabinete dos Prefeitos, das plenárias do OP e da Consulta Popular. Gaúchos e gaúchas lembrarão da renegociação histórica da dívida com a União, que unificou forças políticas e sociais em defesa do Rio Grande. Particularmente, levo na memória o momento em que, no Palácio Piratini, durante as manifestações de junho de 2013, o governador determinou às forças de segurança que protegessem a vida em primeiro lugar. Ali se revelava, em toda sua dimensão, uma insígnia do nosso governo. O mesmo governador que de madrugada atendeu, em frente à sua casa, taxistas que reclamavam um colega morto, o governador que estava em Santa Maria, em uma das nossas maiores tragédias, que estava em São Lourenço após a inundação que devastou a cidade.  O governador que priorizou complementar a renda de milhares de famílias que viviam na extrema pobreza. Este é seu maior legado. Um político que honra a política e a esquerda brasileira, que dedica a vida a mudar a vida dos outros, que promove o diálogo e o respeito às diferenças, e busca fazer do mundo, e do nosso Estado, um lugar melhor para se viver.

* Secretário executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social