20 de fevereiro de 2015

Vereadores definem composição das Comissões Permanentes em Camaquã


Conforme o inciso II do art. 20 do Regimento Interno, todos os líderes das bancadas do Poder Legislativo de Camaquã indicaram, dentro do prazo previsto legalmente, os nomes dos vereadores para compor as comissões permanentes de 2015.
Com essas indicações em mãos, no mês de fevereiro, o Presidente convocou todos os vereadores para que fosse definida a composição dessas comissões. Entretanto, mesmo após a realização de duas reuniões, não houve consenso dos vereadores.
Diante desse impasse, a Mesa Diretora publicou a Resolução de Mesa nº 1, de 13 de fevereiro de 2015, disciplinando os critérios de escolha dos membros titulares e suplentes das cinco comissões permanentes.
Através dessa resolução, as comissões permanentes seriam compostas através da indicação dos líderes de Bancadas, em sistema rotativo, iniciando as indicações com as bancadas com maior número de vereadores e com maior número de votos.
Após a publicação dessa resolução de mesa, o presidente convocou uma terceira reunião realizada na quarta-feira (18/2), às 15h, no Plenário do Poder Legislativo. Nessa reunião, com a aplicação dos critérios publicados naquela resolução, as comissões permanentes ficaram assim definidas:

> Comissão de Constituição e Justiça:

O PT ACABOU?

por Raul Pont
Artigo do ex-presidente do PT/RS, deputado estadual e professor Raul Pont rebate colunista da ZH, David Coimbra, na edição de 11 de fevereiro em alusão aos 35 anos do partido


Se depender da vontade da ZH e de alguns de seus colunistas, sim, o PT deveria acabar. É o desejo da interpretação e/ou versão das “notícias” e da imparcial “opinião” de alguns articulistas.
Na página de Política + de Rosane de Oliveira, uma ação de coleta de assinaturas para um projeto de lei de iniciativa popular para que a Reforma Política eleitoral ocorra através de plebiscito e constituinte exclusiva, foi transformada em “nada a comemorar”.
Ao invés de afirmar que o “PT vive sua maior crise”, poderia salientar que é o PT o único, dos grandes partidos, a estar nas ruas por essa luta que recentemente teve a adesão de mais de 7 milhões de eleitores que assinaram a petição pelo plebiscito.
A colunista poderia esclarecer que enquanto nós lutamos pelo fim do financiamento empresarial (em 2014 foram mais de 5 bilhões e reais transferidos aos candidatos escolhidos), pela proibição de coligações proporcionais (o sistema já é proporcional) e pelo voto em lista partidária (para fortalecer os partidos a serem democráticos e controlados pelos filiados), o PSDB e seus aliados na campanha do Aécio Neves (ver entrevista com o próprio em ZH) defenderam e defendem o voto distrital, o financiamento privado e a cláusula de barreira para chegar ao Congresso. Isso é uma informação objetiva, que expressa o pensamento e a prática dos partidos no Congresso Nacional.
Não é esse o jornalismo praticado a sim a opinião, o desejo do colunista que não é nada mais que “a voz do dono”.

Golpistas querem incendiar o País

O PT não vai cair na armadilha dos golpistas de marcar manifestações para a mesma data prevista por setores da direita que insuflam a população pelas redes sociais para sair as ruas pedindo o impeachment da presidenta Dilma, no próximo mês.
E não é por estar acuado como querem fazer supor os tresloucados defensores da volta das manifestações de rua, desta vez com o intuito de dar ao golpe um caráter popular.
O PT não fará isso por ter a compreensão de que a paz e a democracia correm perigo e colocar lenha na fogueira só vai acender a chama de um conflito que não sabemos que proporções podem alcançar.
Ou alguém duvida de que se o ex-presidente Lula conclamasse a população e os movimentos sociais organizados deste país para sair às ruas em defesa da manutenção da presidenta Dilma no poder, centenas de milhares de homens e mulheres do campo e da cidade, lotariam as ruas das cidades brasileiras com este intuito?
Recente pesquisa da Data Folha apurou que 56% do público considerou Lula como o melhor presidente da história do Brasil.
Eu estou seguro que responderiam ao chamado e viriam com a consciência de que precisam manter e ampliar as conquistas dos últimos 12 anos de governo do PT. Marchariam contra o impeachment de Dilma.

Deputado pede à PGR investigação sobre o caso HSBC

O deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) apresentou junto à Procuradoria-Geral da República pedido de instauração de procedimento investigatório para apurar o envolvimento de clientes brasileiros e o banco HSBC, na Suíça, no episódio de sonegação fiscal, conhecido como SwissLeaks.
Diante das buscas realizadas, na quarta-feira (18), pelo Ministério Público de Genebra nos escritórios do HSBC e da abertura de investigação por parte da Justiça suíça e de países como França, Bélgica, Estados Unidos e Argentina, o deputado defende que o Brasil adote postura semelhante e conduza sua própria investigação, de modo a não depender, exclusivamente, das informações divulgadas pelas agências internacionais.