PERFIL DE COPES




José Carlos Gouveia Copes, 51 anos (15.04.1959), casado com Berenice Montagna Copes, pai de Viníciu e Rafael, é pequeno agricultor e Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal de Pelotas.
Copes, desde menino, participou dos grupos de jovens ligados à Igreja Católica, especialmente, junto à Capela São José, do Bairro Carvalho Bastos, e ao CLJ (Curso de Liderança Juvenil), na Igreja Matriz São João Batista. A atuação nestes movimentos permitiram a formação de sua liderança que, combinado com o engajamento político, uma tradição de família, sempre ligada à centro-esquerda (o velho trabalhismo), forjaram a personalidade política de Copes.
Filho de pequenos agricultores, após concluir a faculdade, Copes trabalhou numa das maiores empresas do agronegócio mundial, a Souza Cruz. Mas, convidado pelo ex-prefeito Hermes da Rocha para assumir a Secretaria Municipal da Agricultura, não hesitou em pedir demissão e voltou a Camaquã, assumindo o desafio.
No final do período de Secretário Municipal da Agricultura (1993-1996) elegeu-se Vereador para a Legislatura 1997-2000. Após este período, optou por ingressar no Partido dos Trabalhadores e organizou o Movimento dos Pequenos Agricultores – MPA, do qual é uma referência regional. Foi Consultor do RS Rural (Programa do Banco Mundial e do Governo do  Estado), em 2001-2002.
Foi eleito Vereador pelo PT, com 1.094 votos, para a Legislatura  2005-2008, e reeleito, obtendo 1.013 votos, para a Legislatura 2009-2012. Presidiu a Comissão Permanente de Constituição e Justiça da Câmara em 2005, 2009 e 2010. Em 2006, presidiu a Comissão Permanente  de Orçamento, Finanças e Controle Externo.
Copes se destaca na defesa dos pequenos agricultores, nas diversas frentes em que tem atuado, seja nas mobilizações  por recursos para atenuar os prejuízos da estiagem, seja na busca de melhores preços para o fumo, seja na organização dos agricultores para conseguirem novas modalidades de crédito.
    Entretanto, o mandato está articulado e comprometido, também, com as demandas urbanas, com as reivindicações dos trabalhadores, como por exemplo os municipários; com as questões do transporte e da trafegabilidade; com os problemas de habitação; educação e infra-estrutura; entre outros. Mas a sua atuação na conquista do IFSUL para Camaquã, com certeza, é concretamente o ápice num conjunto de iniciativas bem sucedidas.
Nas Comissões, Copes realiza um trabalho criterioso para análise dos projetos, sendo que a sua qualificação e experiência têm sido determinante para o êxito das atribuições.
Na tribuna, Copes demonstra estar preparado para as questões que aborda, apresentando dados embasados, fazendo críticas construtivas e apresentando alternativas para os entraves que se apresentam.