14 de abril de 2011

Denúcias contra direção do HNSA feitas por Gilmar França agitam a comunidade


No dia 11/04, no plenário da Câmara Municipal de Vereadores, fez uso da Tribuna Democrática o Senhor Gilmar França, Presidente do SINDISAÚDE-RS, onde relatou inúmeras irregularidades que vêm acontecendo, conforme Gilmar, no HNSA (Hospital Nossa Senhora Aparecida). Segundo Gilmar, um dos fatos mais graves é a suspensão das visitas aos pacientes do SUS, que vem ocorrendo há mais de dois anos, sob a alegação da administração de que esta medida foi tomada por motivos de segurança e higiene do local. “Fato é que isto ocorre só com um tipo de paciente, só com os pacientes do SUS, aí entra uma questão, que é a discriminação... então nós temos cidadão de primeira classe e o cidadão de segunda classe”, disse Gilmar em seu pronunciamento.
Segundo Gilmar França, a administração municipal é co-responsável pela gestão do hospital, tendo em vista que a maior parte dos recursos da instituição é oriunda do poder público, como a Prefeitura Municipal (principal fonte de recursos, segundo ele), Governo do Estado e Governo Federal. Para Gilmar, a Prefeitura tem a obrigação de interferir de forma mais contundente na fiscalização dos fatos que ocorrem na instituição.
Entre as várias denúncias feitas por Gilmar França, está a sobrecarga de funcionários que precisam atender até 15 pacientes sozinhos, alimentação precária, pacientes da ala psiquiátrica sem atendimento adequado, funcionários divididos em dois setores simultaneamente, refeitório fechado à noite, sem horário de folga, local de descanso sem separação entre homens e mulheres, irregularidades no cumprimento da legislação trabalhista, entre outras.
Logo após pronunciamento, o plenário foi ouvido e o vereador Copes diante das denúncias, encaminhou pedido ao Presidente do Legislativo, Oslvaldo Martins, de que a Comissão de Saúde fosse acionada, e que fosse marcada audiência pública com a direção do SINDISAÚDE, funcionários e a direção da FUNBECA, para que os fatos possam ser esclarecidos a toda comunidade camaquense, já que as denúncias são graves. “São acusações graves contra a administração do HNSA, é nosso dever averiguar qualquer denúncia feita à esta Casa Legislativa”, comentou Copes.
No dia 12/04, terça-feira, Gilmar França protocolou denuncia na Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos contra o HNSA, para garantir o direito constitucional, segundo ele, da população a visitar seus pacientes.
Fabiano Pereira, secretário da pasta, considerou a situação como gravíssima e garantiu a reabertura das visitas. “É inadmissível. Até porque é comprovado que o acompanhamento de familiares é um dos fatores que ajudam na recuperação dos enfermos. Também encaminharemos a denúncia para secretária estadual da Saúde”, afirmou Fabiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário!!