26 de outubro de 2012

Eleitor ainda pode denunciar crimes ao Ministério Público Eleitoral

Eleitor ainda pode denunciar crimes ao Ministério Público EleitoralTerminado o período eleitoral, continuam em andamento as investigações contra diversos candidatos que descumpriram a lei durante a campanha política. O Ministério Público Eleitoral (MPE) pode ajuizar ações até a data da diplomação dos eleitos, que deve ocorrer até 19 de dezembro.

A instituição conta com 173 promotores espalhados pelo Rio Grande do Sul, um em cada zona eleitoral. Grande parte dos casos investigados partiu da própria população e envolve propaganda irregular, compra de votos, abuso do poder econômico ou até utilização da máquina pública. Pela internet, o MPE recebeu quase 1,3 mil denúncias.

“Muitas vezes passa pela cabeça das pessoas que a votação terminou e que não há mais possibilidade de nenhuma medida. Mas existe uma série de ações eleitorais que podem ser ajuizadas antes da diplomação, ou mesmo algum tempo depois, que buscam atacar as situações de ilicitudes que tenham violado as normas relativas à transparência do pleito, à preservação da vontade do eleitor”, explica o coordenador do Gabinete de Assessoramento Eleitoral (Gael) do MPE, José Francisco Seabra Mendes Júnior.
O MPE recebe denúncias pelo telefone: (51) 3295.1461. Também é possível utilizar a internet, preenchendo o formulário eletrônico disponível no site www.mp.rs.gov.br/gael/denuncia ou enviando e-mail para denunciaeleitoral@mp.rs.gov.br. O denunciante pode, ainda, entrar diretamente em contato com o promotor eleitoral que atua na localidade.

Um comentário:

  1. É preciso que tenhamos consiencia da importancia de exercer a nossa cidadania. Os fatos que macularam a nossa eleiçao, e foram chamados de bobagens pelo atual prefeito, isolados parecem nao ser grande coisa. Mas juntem todos os fatos, e teremos a comprovaçao do uso da maquina publica. O caso das marcaçoes de consultas por quatro vereadores ligados a atual administraçao alem de ilegal, é imoral. Quantos votos rendeu isso...Todos esses vereadores faziam campanha para a situaçao. A nossa cidadania só sera plena se a utilizarmos de maneira concreta. Pagamos um preço elevado para termos garantidos nossos direitos, como votar, escolher nossos representantes. Nao podemos deixar barato tentativas de distorcer o resultado de uma eleiçao. O que me assusta é saber que fatos como as marcaçoes eram feitas de forma escancarada, e ninguem teve coragem de denunciar antes. Pensem nas pessoas que buscavam consultas da maneira convencional, enfrentando filas, madrugando, e muitas vezes voltando para casa sem atendimento. E vereadores com fichas reservadas para atenderem seus eleitores! As pessoas que ficam muito tempo no poder passam a se achar donas do que é publico. Alternancia é boa, desmancha estruturas viciadas e corrompidas. Mas que a nossa busca esteja acima da busca pelo poder, seja acima de tudo a busca por justiça...

    ResponderExcluir

Faça seu comentário!!