9 de março de 2011

Abertura Oficial da Colheita do Arroz


No sábado (26/02), no Parque Dorval Ribeiro, foi aberta oficialmente a colheita de arroz com a presença do Governador do Estado, Tarso Genro, o Presidente da Assembleia Legislativa, Adão Villaverde, o Secretário da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi, e o Vereador José Carlos Copes, entre tantas autoridades que vieram prestigiar o evento.
Na solenidade de abertura, o Governador Tarso anunciou entre outrasEsta luta não é dos produtores de arroz, essa luta é nossa. O Governo do Estado assumiu essa luta com todos vocês(...)”, salientou Tarso em seu pronunciamento. medidas de apoio aos produtores, a prorrogação por parte do Governo Dilma do EGF para 120 dias, reativação da Câmara Setorial do Arroz, a realização de uma campanha de incentivo ao consumo do produto, colocar o Banrisul como lastro do desenvolvimento da lavoura orizícola do Rio Grande do Sul, a compra pelo Governo Federal através de leilão, de um milhão de toneladas de arroz pelo preço mínimo de R$ 25,80. “
Segundo Renato Rocha, Presidente da Federarroz, há reconhecimento das medidas já adotadas para socorrer o setor pelos Governos Federal e Estadual. “Em pouco mais de 45 dias desde a posse de Dilma Rousseff e Tarso Genro várias reivindicações foram atendidas, amenizando as dificuldades encontradas pelos arrozeiros neste momento em que começa a colheita”, relatou Rocha.
Para o Vereador Copes, a cadeia de problemas que hoje incide sobre a produção orizícola, vai muito além do que vem sendo exposto. O momento exige reflexão, pois 60% das terras para o cultivo são arrendadas, gerando um custo para o produtor na ordem de 20 a 25% pagos em arrendamento. Existe ainda a ação de grandes empresas que controlam a produção dos insumos da lavoura, que deveriam ter uma flexibilização por parte do Governo, com a adoção dos genéricos, reduzindo custos, como acontece nos medicamentos humanos.  “Há muito tempo tenho ouvido falar dos altos custos de produção e da concorrência desleal com o Mercosul, mas a verdade é que há anos a lavoura vem operando no vermelho”, salientou Copes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário!!