8 de junho de 2011

IFSUL e Universidade alemã desenvolvem projetos em Camaquã na área ambiental


Em reunião ocorrida dia 09 de maio de 2011, nas dependências do IFSUL – Campus Camaquã, foi proposto pelo vereador Copes e por representantes da comunidade camaquense, alguns temas para o desenvolvimento de projetos de pesquisas envolvendo a Fachhochschule Trier (Umwelt-Campus Birkenfield – Instituto equivalente ao IFSUL na Alemanha) e o Instituto Federal-sul-riograndense. Após visita na região, ficou acertada entre as instituições parceiras, os temas que serão contemplados neste primeiro momento de trabalho, a citar:
1.       Aterro Sanitário: serão desenvolvidas ações de conscientização ambiental; ações de divulgação dos horários de recolhimento; Caracterização qualitativa e quantitativa dos resíduos sólidos urbanos (RSU); Otimização da logística de RSU (com auxílio da Instituição alemã); Monitoramento do aterro e arredores através de indicadores microbiológicos, biológicos e químicos; Ações envolvendo a pessoa dos catadores. Está previsto para março de 2012 a vinda de um estudante alemão para trabalhar com esse tema.
2.       Quanto à questão do uso sustentável de áreas de preservação permanente já ocupada, acreditamos que várias estratégias podem ser adotadas para o uso sustentável dessas áreas. Porém, é necessário estudo do novo código florestal ainda em tramitação para elaborar propostas adequadas.
3.       Quanto à questão do tratamento de efluentes domésticos (saneamento básico) é necessário um levantamento sobre a realidade do município (legislação, plano diretor, estrutura, geração de esgotos, caracterização de efluentes, fonte de recursos, pesquisa bibliográfica existente na cidade). Neste caso, contaremos com o auxílio de um estudante do curso de um estudante do curso de Tecnologia em Saneamento Ambiental, oriundo do IFSul – Campos Pelotas.
Sabe-se que muitos são os desafios para a realização destas atividades, e como Instituição de Ensino preocupada em suscitar o desejo permanente pelo conhecimento e de formar um cidadão livre e responsável, esperamos com estas ações e parcerias desenvolver um trabalho junto da comunidade camaquense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário!!