25 de fevereiro de 2011

Governo anuncia prorrogação de prazo das dívidas dos produtores de arroz

Os produtores de arroz gaúchos terão prorrogado o prazo para o pagamento do Empréstimo do Governo Federal (EGF). A decisão, que concede prazo de 180 dias a partir do vencimento da dívida, foi comunicada ao governador Tarso Genro, nesta quinta-feira (24), pelo Gabinete da Presidência. Para ter direito à prorrogação, os produtores deverão pagar 20% do saldo devedor do financiamento. A partir de 1º de março também inicia a realização de leilões para escoamento e aquisição direta de 1,78 milhão de toneladas de grãos, medida que irá beneficiar diretamente os produtores de arroz no Estado.
De acordo com o secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, as reivindicações do setor orizícola foram amplamente debatidas por Tarso Genro em reuniões com representantes do Irga e da Federarroz. "O governador interveio junto ao Governo Federal e garantiu apoio a este setor que é vital para a economia do Estado. São 133 municípios que tem como principal cultura agrícola o arroz", destacou Mairnardi.
A atividade movimenta R$ 4 bilhões somente na lavoura e envolve 230 mil pessoas que vivem direta e indiretamente da cultura do arroz. "Esta medida irá beneficiar, inclusive, os produtores de arroz que não fizeram o empréstimo, porque tira a pressão do mercado, impedindo que o preço do arroz caia, o que prejudicaria todo o conjunto de produtores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário!!