25 de fevereiro de 2011

Historiador de Camaquã Joel Santana é o novo diretor do Museu Júlio de Castilhos



     O Museu Julio de Castilhos tem um novo diretor. Com a presença do diretor Administrativo da Secretaria de Cultura, Jackson Raymundo, o historiador Joel Santana, que já foi Secretário Municipal de Juventude do Partido dos Trabalhadores – Camaquã,  assumiu a instituição museológica mais antiga do Rio Grande do Sul. Joel pretende finalizar o projeto de restauração do prédio do museu, desenvolver ações de uma nova expografia, e criar instrumentos de itinerância, abrigando novas linguagens culturais em suas exposições.
O novo diretor do Museu Julio de Castilhos é historiador com formação em direitos humanos, e foi Assessor de Memória e Patrimônio da Coordenadoria de Cultura da Prefeitura Municipal de São Lourenço do Sul, onde também respondia pelos trabalhos do Museu Histórico do município.

Museu Júlio de Castilhos 

     O Museu Julio de Castilhos, na época Museu do Estado, foi criado pelo Decreto nº 589, de 30 de janeiro de 1903, assinado por Antônio Augusto Borges de Medeiros, então presidente do Estado. Uma das casas que compõem a sua sede, na Rua Duque de Caxias, pertenceu ao estadista Julio de Castilhos, prédio adquirido pelo governo estadual em 1905.
     A instituição tem como objetivo promover a expressão das identidades culturais da comunidade rio-grandense, democratizando o acesso ao conhecimento e possibilitando a reflexão crítica em relação às questões que se referem ao nosso Estado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário!!