10 de maio de 2011

Convênio com instituição alemã vai alavancar projetos na área de meio ambiente

As primeiras ações referentes ao convênio firmado entre o Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) e a Universidade de Fachhochschule Trier, da Alemanha, devem sair do papel ainda esta semana.  Em missão institucional no Brasil, duas professoras do campus de Birkenfeld vão estudar a viabilidade de projetos e parcerias na área do meio ambiente. Elas desembarcaram nesta segunda-feira (9) para uma extensa agenda em Camaquã e Pelotas, onde realizarão visitas técnicas e também conversarão com professores do instituto federal.
O campus Camaquã foi o primeiro destino das professoras Heike Bradl e Gudrun Bentley. Ainda na segunda-feira, elas foram recepcionadas pela direção e professores da escola, além de dirigentes da reitoria e do campus Pelotas. Depois, também apresentaram o campus de Birkenfeld, considerado o mais ecologicamente correto da Fachhochschule Trier, a representantes da prefeitura, Câmara de Vereadores e de entidades e ONGs de Camaquã ligadas ao meio ambiente.
Conforme Heike (foto), o campus de Birkenfeld, que conta atualmente com 2.500 alunos em diferentes níveis de ensino, trabalha direcionado à pesquisa de soluções sustentáveis e de proteção ao meio ambiente e é dividido em dois departamentos: Planejamento e Engenharia Ambiental e Gestão e Direito Ambiental.
E foi justamente esta experiência que chamou a atenção do IFSul. Em Camaquã, Heike e Gudrun visitarão o aterro sanitário, a associação de catadores, a barragem do município e uma cooperativa arrozeira. O objetivo é verificar quais projetos podem ser implementados para minimizar impactos ambientais na região.  Também discutirão com professores do campus Camaquã programas de intercâmbio para docentes e estudantes.
As alemãs seguem para Pelotas na tarde desta quarta-feira (11). Após recepção no campus Pelotas, elas darão início às reuniões com as coordenações dos cursos de Saneamento Ambiental e Gestão Ambiental, para o início do trabalho de cooperação interinstitucional e o desenvolvimento de possíveis ações na área de meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário!!