6 de agosto de 2015

Bancada do PT aprova requerimento para inclusão de vagas para agentes da “Estratégia de Saúde da Família” e “Agentes Comunitários de Saúde – ACS”


Os Vereadores Marco Longaray, Marivone Tavares e Alcindo Mendes, apresentaram Requerimento com Apoio dos Vereadores, para que seja incluída na Lei Complementar nº 1.551/2011, vagas para os agentes da “Estratégia de Saúde da Família” e dos “Agentes Comunitários de Saúde – ACS”.

Em Camaquã, até pouco tempo, existiam duas grandes e fundamentais ações de saúde pública preventiva. Uma delas, o Programa Saúde da Família (PSF), conhecido atualmente como “Estratégia de Saúde da Família”, que teve uma grande importância estratégica em nosso município, sendo encerrado em 2010, com a demissão de cerca de 50 funcionários entre médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e agentes comunitários de saúde.

O trabalho de equipes da Saúde da Família é elemento-chave para a busca permanente de comunicação e troca de experiências e conhecimentos entre os integrantes da equipe e a comunidade. Cada equipe é composta, no mínimo, por um médico de família, um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem e seis agentes de saúde. A equipe se responsabiliza pelo acompanhamento de cerca de 3 mil a 4 mil pessoas de uma determinada área, e estas passam a ter corresponsabilidade no cuidado à saúde. A atuação das equipes ocorre principalmente nas unidades básicas de saúde, nas residências e na mobilização da comunidade. 

A outra, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), no início do ano corrente, infelizmente foram demitidos com o rompimento do convênio que o Poder Executivo firmava com a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Camaquã. A consequência disto é que várias comunidades, urbanas e rurais, deixaram de ser assistidas, causando um enorme retrocesso ao acompanhamento da saúde destas comunidades. 

O fim destas ações preventivas geram também reflexos ao Hospital Nossa Senhora Aparecida e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, que enfrentam aumento na procura por atendimento, sendo que a prevenção é ainda o mecanismo mais eficiente para que evitemos uma série de problemas à saúde da população e à própria Administração, uma vez que é muito mais oneroso a resolutividade dos casos, que na maioria dos casos são agravados pelo diagnóstico tardio. 

Considerando que o Executivo enviou à Câmara Projeto de Lei Complementar que foi elaborado para fins de criação de vagas para cargos de Agente de Controle de Endemias, entre outras, sugerimos que fosse feita a discussão, e após, deliberação, e encaminhada ao Prefeito, sugestão da inclusão de vagas que possam comportar a implementação dos serviços de “Estratégia de Saúde da Família” e dos “Agentes Comunitários de Saúde – ACS” em razão da premente edição de Concurso Público e de nossa incansável disposição nas ações de promoção à saúde de nossas cidadãs e nossos cidadãos.

O Requerimento foi aprovado por unanimidade, e a deliberação foi encaminhada ao Poder Executivo, como sugestão, uma vez que cabe exclusivamente ao Prefeito João Carlos Machado a decisão da inclusão destas vagas em Lei para posterior preenchimento das mesmas, via concurso público.


Maiquel Oliveira
Assessor da Bancada do PT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário!!