5 de agosto de 2015

CONTRAPONTO AO LÍDER DO GOVERNO JOÃO CARLOS MACHADO

Em reunião com o Prefeito João Carlos Machado, no dia 21/7/15, os representantes da Shiyan Yunlihong terminaram com o sonho da montadora de caminhões. No esforço realizado pelo Executivo Municipal para atração da Empresa, a Prefeitura adquiriu uma área de 100ha, às margens da BR-116, destinada às instalações do complexo da montadora chinesa e doou mais 21ha no Distrito Industrial, hoje revertida ao município.

Desde março, com a iminência de não se concretizar o empreendimento chinês, um grupo de, aproximadamente, 50 empresários locais, liderados pelo senhor Érico Abel Meireles, apresentou proposta com a finalidade de que área de 100ha fosse disponibilizada para a instalação de um “berçário de empresas”, através da compra de lotes.
 
Minha posição é a de que, após análise criteriosa, seja promovido um estudo e um amplo debate para alocar na área referida os empresários requerentes e outros que porventura venham a manifestar interesse, o que resultará na geração de mais oportunidades de emprego, renda e impostos. 
 
O que me traz perplexidade é que o Líder do Governo, Vereador Fulvio Lessa, tenha publicado no facebook considerações equivocadas acerca das intenções do PT e PSB ao apoiar a indicação para que o Executivo estruture um berçário de empresas locais. Em nenhum momento foi sugerido o abandono da prospecção de grandes investimentos e somos entusiastas na busca de grandes empresas para que se instalem em Camaquã. O que questionamos é que, após 15 anos do mesmo grupo instalado na Prefeitura, não avançamos na atração de grandes investimentos. Qual a grande empresa, depois de 13 anos da Lei 364/2002, – Lei que Estabelece a Política de Incentivo ao Desenvolvimento Econômico e Social, instalou uma nova planta industrial em Camaquã?

Lembremo-nos que aportamos recursos públicos consideráveis para construção de um shopping, o que restou frustrado, vindo a traduzir-se até agora num posto de combustíveis, longe do prometido à comunidade pelo atual grupo que governa o Município. Perdemos a Nestlé, perdemos a Camal – Camaquã Alimentos, perdemos a Montadora Chinesa. Não podemos mais perder!

O Líder do Governo, em sua explanação, sugere que tenhamos atentado contra a estratégia de desenvolvimento local. Isso, de maneira nenhuma corresponde à verdade. Ao contrário, estamos promovendo o bom debate sobre o melhor para Camaquã. Se a melhor estratégia é apostar em nossos empresários, em nossas indústrias, em nossos prestadores de serviço, sem abandonarmos a busca de grandes investimentos, esta será a nossa pauta. O que não podemos é ficar de braços cruzados. 
 
A realidade que se impõe é que façamos imediatamente a discussão com todos sobre a destinação destas áreas, áreas que tiveram finalidades diversas, mas que hoje estão sem um destino específico. Fazer um debate aberto e amplo sobre nossa estratégia de desenvolvimento local. E nisto, não vejo nada de insensato ou preocupante. Ao contrário. Não debatermos esta conjuntura seria uma total irresponsabilidade de quem luta cotidianamente pelo desenvolvimento de nossa Camaquã. E eu, continuarei lutando!

Texto: Vereador Marco Longaray
Publicação: Maiquel Oliveira
Ass. da Bancada do PT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário!!