O Vereador José Carlos Copes participou do seminário petista “O RS avança com desenvolvimento e participação” realizado no final de semana, 13 e 14 de abril, no Hotel Embaixador em Porto Alegre, teve mais de 450 participantes, entre coordenadores regionais, pré candidatos, lideranças e dirigentes do partido. Os petistas assistiram a 20 painéis que trataram dos investimentos e das políticas públicas dos governos Tarso e Dilma. Foram credenciados 54 pré candidatos a prefeito, 41 a vice, 240 vereadores, 29 prefeitos que não concorrem a reeleição e lideranças regionais.
A abertura do Seminário teve a presença do governador Tarso Genro, do presidente de Honra do PT/RS Olívio Dutra, do presidente estadual Raul Pont, do Secretário estadual do Conselhão Marcelo Danéris, da direção Executiva estadual do PT e lideranças partidárias. No sábado, participaram dos painéis os ministros gaúchos, Maria do Rosária da Secretaria de Direitos Humanos, Pepe Vargas do Desenvolvimento Agrário e secretários de estado do governo Tarso Genro.
Raul Pont e a experiência histórica do PT na participação popular
Presidente do PT gaúcho abriu o seminário falando da tradição histórica dos municípios na política administrativa brasileira. “A Constituição de 88, ratificou essa estrutura federativa, ampliando a autonomia dos municípios, a responsabilidade de seus governantes”, destacou Raul Pont. Para o petista, os espaços da administração municipal, são espaços ricos em experiências de gestão, onde se governa junto a comunidade, “e o PT acumulou uma longa e profunda experiência administrativa nos seus 32 anos de existência, marcada pela participação popular”, salientou Raul. O orçamento participativo, o fortalecimento dos Conselhos Municipais e outras formas de participação, sejam com a presença do cidadão, ou de forma virtual, passaram a ser marca registrada do modo petista de governar, registrou o presidente do PT/RS.
Raul Pont destacou ainda a inversão de prioridades “que também é marca das gestões do nosso partido”. Áreas como a educação, saúde e habitação popular sempre tiveram prioridade para o PT, disse o líder petista. “Para nós, destacou, as eleições não são só municipais, são momentos de disputa de projeto, onde devemos comparar as realizações de governo estadual e federal e suas consequências positivas para o povo gaúcho” referindo-se ao objetivo do seminário que é o de municiar lideranças, militantes e pre candidatos com os números, projetos e realizações da administração Tarso Genro no RS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário!!