24 de abril de 2012

Villaverde participa de anúncio da inclusão do metrô de Poa no PAC Mobilidade

O deputado Adão Villaverde (PT) acompanhou na manhã desta terça-feira, em Brasília, a cerimônia de anúncio de investimentos do PAC Mobilidade Grandes Cidades, feito pela presidenta Dilma Rousseff, que prevê R$ 32 bilhões para 19 estados do país, entre eles o Rio Grande do Sul. Segundo o Ministério das Cidades, entre projetos para metrô, corredores de ônibus e Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) serão beneficiados 700 mil brasileiros, em 22 municípios como Porto Alegre, Belo Horizonte, Curtitiba, Salvador, Fortaleza e Rio de Janeiro. Ainda de acordo com o Ministério, 51 cidades são diretamente beneficiadas. Os estados e municípios que propuserem projetos terão 18 meses para concluir as obras.

A cerimônia desta manhã foi uma das várias etapas das quais Villaverde participou e vem acompanhando há quase uma década. O parlamentar tem incidido diretamente na questão do metrô para Porto Alegre desde 2003 quando, na pioneira liderança do governo do presidente Lula na Assembleia gaúcha, propôs e viu formatada a subcomissão mista, da qual foi relator, para estudar a expansão do transporte metroferroviário da região metropolitana da capital.

Instalada em 12 de junho daquele ano, a subcomissão, que reunia deputados de vários partidos de posições políticas divergentes, propunha uma abordagem inovadora: reunir as três esferas públicas de governo para viabilizar a obra.

Mesmo incluído no orçamento plurianual da União em 1995, o projeto não saía do papel, imobilizado em diversas instâncias sem que todos os atores, em níveis federal, estadual e municipal, se dispusessem a achar convergências e encerrar embates acerca do tema. O novo presidente da República (que iniciava sua primeira gestão coincidindo com o mandato de estreia de Villaverde) mostrava outra disposição de ultrapassar as disputas históricas acerca da obra e privilegiar os interesses maiores da mobilidade urbana dos usuários. Durante 11 meses entre 2003 e 2004 os parlamentares da subcomissão mista dedicaram-se a ouvir especialistas, autoridades, representantes de entidades civis e lideranças da comunidade para encontrar as melhores alternativas e retomar o processo.

Desde então, Villaverde tem trabalhado e articulado ações entre as três esferas executivas na busca da viabilização desta que é uma das mais importantes obras estruturantes e de mobilidade urbana de Porto Alegre nos últimos anos. A concretização do projeto se deu quando Villaverde ocupava o cargo de presidente do Legislativo gaúcho. Em 14 de outubro de 2011, em visita a Porto Alegre, a presidenta Dilma Rousseff anunciou investimentos de R$ 1 milhão para as obras do metrô da capital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário!!