Através da apresentação de trabalhos de pesquisa, estudantes puderam mostrar toda a sua criatividade e talento durante a 1ª Feira Tecnológica e a 2ª Mostra de Ciências Exatas e suas Interfaces, promovida pelo campus Camaquã do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul).Os eventos foram realizados de 17 a 21 de outubro e contaram com palestras, minicursos e oficinas. No total, foram apresentados 67 trabalhos de pesquisa.
Conforme os organizadores, mais de quatro mil pessoas prestigiaram a iniciativa, entre elas, alunos de 25 escolas da região. Do IFSul, participaram estudantes do campus Camaquã, Sapucaia do Sul, Charqueadas e Venâncio Aires.
Para a aluna do curso técnico em Controle Ambiental do campus Camaquã, Débora Bueno, a feira e a mostra trouxeram experiência. “Aprendemos a trabalhar em equipe a buscar coisas novas, além de um intercâmbio entre as disciplinas”, frisou.
O coordenador do curso técnico em Automação Industrial do campus, Marcelo Azevedo, que orientou alguns projetos apresentados, disse que um dos principais objetivos era motivar e estimular a criatividade dos estudantes. "Houve uma troca de ideias. Eles pesquisaram, exercitaram a criatividade e mostraram persistência”, destacou.
Para o diretor-geral do campus Camaquã, Ricardo Costa, o encontro serviu para aguçar a capacidade do aluno em criar e pesquisar.O dirigente espera que os trabalhos classificados possam participar da Feira Brasileira de Ciências (Febrace). “Estamos dando um passo importante na busca de novas descobertas, neste mundo onde vivemos criando e recriando”, concluiu.
Ele destacou que a logística da 1ª Feira Tecnológica e a 2ª Mostra de Ciências Exatas e suas Interfaces envolveu professores, técnico-administrativos, alunos e funcionários terceirizados. Revelou também que o objetivo do encontro foi alcançado, já que houve uma integração entre o campus e a comunidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário!!