30 de outubro de 2011

Possíveis candidatos à prefeitura de Porto Alegre avaliam Pesquisa Kepeler/Sul21

Vivian Virissimo e André Carvalho


Um dia após a divulgação da pesquisa Kepeler/Sul21 de intenção de voto para a prefeitura de Porto Alegre, o Sul21 repercutiu os dados com os possíveis candidatos que foram mencionados nos cenários projetados na pesquisa. Além de boa parte dos nomes citados como possíveis candidatos pelos entrevistados, foram consultados os presidentes estaduais do PDT e do PCdoB, que avaliaram os resultados das pesquisas em nome da deputada federal Manuela D´Ávila e do atual prefeito José Fortunati, que deve concorrer à reeleição.

A pesquisa demonstrou que Manuela lidera cinco dos seis cenários propostos pela pesquisa, embora a margem de erro de cinco pontos percentuais represente um empate técnico com o prefeito Fortunati. Na pesquisa espontânea, Fortunati aparece com 10,8% seguido de perto por Manuela, que obteve 10,7%.

Dos candidatos do PT – que só definirá se terá candidato próprio ou não em dezembro -, a ministra Maria do Rosário, o deputado federal Henrique Fontana, o deputado estadual Raul Pont e o vereador Adeli Sell se dispuseram a fazer uma avaliação dos resultados. Candidatos que apareceram em todas as pesquisas estimuladas, Sebastião Melo (PMDB) e Roberto Robaina (PSol) também analisaram os dados da pesquisa. O deputado estadual Paulo Borges (DEM) e José Francisco Malmann (PHS), também citados, não foram localizados para avaliar as porcentagens.





Adalberto Frasson, presidente estadual do PCdoB

É uma pesquisa que confirma a tendência que a gente tem sentido em relação ao trabalho da deputada. Estamos longe da campanha, ela não exerce nenhum cargo executivo da cidade e mesmo após ataques e denúncias envolvendo a Manuela, a pesquisa mostra a credibilidade da deputada, apontado-a como favorita. Isso acaba revelando um reconhecimento do trabalho por essa liderança de atitude jovem.



Romildo Bolzan Jr., presidente estadual do PDT

Ele (Fortunati) é um prefeito muito atuante, participante, tem o apoio da sociedade e isso está visível na pesquisa. Nós estamos trabalhando para levar o Fortunati para o segundo turno e está claro na pesquisa que ele irá.  Agora, temos que ver quem irá com ele. Porém, essa situação só irá se definir ao longo da campanha, no ano que vem. A principio, acreditamos que será entre Manuela e o possível candidato do PT. Mas esse quadro pode mudar e o Fortunati enfrente algum candidato de outro partido.



Maria do Rosário

Eu avalio que o desempenho não é meu, é do nosso partido. Isso reforça que o partido deve apresentar um nome para participar do processo eleitoral, ainda que não seja necessariamente o meu, já que nós temos bons nomes. O resultado demonstra um equilibrio muito grande da eleição, mesmo que ainda seja muito cedo. Fico muito feliz, mas atribuo esse resultado ao PT. A pesquisa reforça os nomes do partido e demonstra que podemos realmente apresentar um nome para a prefeitura de Porto Alegre.



Raul Pont

Certamente esta pesquisa nos traz um dado bem importante e que será levado em conta para que o PT defina qual será o seu candidato, se é que terá um candidato. Sou defensor da candidatura própria do partido, porém, tem que haver consenso entre todos os membros. A partir do dia 05 de novembro, serão lançados os nomes dos possíveis candidatos do partido, e no encontro municipal do dia 05 de dezembro, já teremos a definição da política tomada para as eleições da prefeitura de capital, se teremos candidatura própria, ou se sairemos em apoio a algum outro candidato.



Nélson Marchezan Jr.

Fiquei feliz pelos índices da pesquisa realizada pelo Sul21. Considero muito positivo esse resultado, pois, diferente da grande maioria dos candidatos, que já estão em campanha, eu ainda nem anunciei a minha candidatura, mesmo eu tendo sido eleito pelo meu partido (PSDB) para ser candidato à prefeitura de Porto Alegre. Essa pesquisa aponta o reconhecimento do meu trabalho.



Henrique Fontana

O primeiro dado muito relevante é um indicativo de que há uma maioria na cidade que quer mudança, já que a pesquisa mostra uma pontuação baixa para o governo do prefeito Fortunati, que tem quase oito anos de trabalho. O PT tem diferentes possíveis candidatos, e eu sou apenas um deles. O maior percentual foi da Maria do Rosário com 20%. Isso indica claramente que teremos uma eleição que vai se polarizar em três candidaturas. Lógico que, no nosso caso específico, fazeremos um grande esforço de diálogo com a Manuela. De modo geral, o resultado é bom para o PT e para oposição.



Adeli Sell

Não há novidades, praticamente. Eu imaginava que tanto Fortunati quanto Manuela continuassem com essa pontuação, afinal, um é prefeito e a outra foi a deputada federal mais votada. O problema do PT é que nós ainda não definimos nosso candidato. Como eu nunca concorri a cargo majoritário, considero meu coeficiente muito bom, comparado com outros que tem cargos tem visibilidade maior do que um vereador. Seja eu candidato a prefeito ou vereador (em 2012), é uma demonstração de reconhecimento do meu trabalho.



Roberto Robaina

DivulgaçãoA pesquisa revela que o PSol tem um espaço ainda minoritário, mas que tende a crescer, uma vez que cresce a ideia de que a política não pode continuar sendo um lugar onde os políticos se locupletam e ficam de costas para o interesse públicos. A tendência é que o PSol cresça numa linha crítica, ainda mais quando não se sabe mais diferenciar governos de direita e de esquerda. Nosso melhor cenário é quando o PT não apresenta candidatos. Isso quer dizer que tem um setor de petistas simpáticos a nós, com quem nós vamos querer dialogar para, quem sabe, trazer o voto deles para o PSol.



Sebastião Melo

Pesquisa é a fotografia do momento. É como a temperatura e as nuvens que mudam toda hora. O PMDB está numa situação muito peculiar, o José Fogaça deixou a prefeitura e com sua saída Fortunati continuou tocando esse projeto. Me sinto orgulhoso de aparecer nas pesquisas, mesmo porque parte desse apoio da população também é crédito do partido que conduziu o projeto durante seis anos. O PMDB ainda não tomou uma decisão sobre candidatura própria. Nós temos dito e repetido que, se depender de nós, não tiraremos um tijolo desta aliança, mas quem deve zelar por ela deve ser Fortunati. Agora existe este namoro entre PDT e PT. Não sei se vai acontecer, mas se isso acontecer muda muito o quadro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário!!