29 de agosto de 2011

Bohn Gass elogia jornal da Fetag com Experiências Exitosas da Educação do Campo

O deputado Elvino Bohn Gass (PT) participou, nesta segunda-feira (29/8), na Expointer, do lançamento do Jornal Especial da Fetag com as Experiências Exitosas da Educação do Campo. Um total de 16 escolas do meio rural estão na feira para mostrar o que estão fazendo em busca de uma nova educação rural, que englobe as peculiaridades da agricultura familiar no intuito de trazer para a sala de aula os costumes, a forma de vida do homem e da mulher do campo.

“Sem educação de qualidade, não há futuro para o campo. E qualidade, na educação rural, passa, necessariamente, pelo trabalho com conteúdos que tenham a ver com a realidade de quem vive no meio rural. A Fetag, que sabe muito bem disso, nos presenteia com esta publicação mostrando, mais uma vez, a valentia e a criatividade destes homens e mulheres que, apesar das dificuldades, vem produzindo excelentes experiências. É mais uma prova de que a agricultura familiar gaúcha é um exemplo para o Brasil e para o mundo”, comenta o deputado Bohn Gass sobre o jornal.


A coordenadora de Mulheres da Fetag, Inque Schneider, diz que falar em Educação do Campo no movimento sindical é muito significativo, quando se acredita que ela é fundamental para transformar a realidade. “Tendo presente que o jovem abandona o meio rural para buscar alternativas de vida na cidade, nos comprova que os alunos recebem uma formação que direciona para a vida urbana. Os livros didáticos trazem muito pouco ou quase nada em seus conteúdos relacionados à vida do campo, mas sim experiências vividas nos centros urbanos”, observa.
A assessora de Formação e Gênero da Fetag, Sonilda Pereira, lembra que a educação vem sendo apontada pelos movimentos sociais e pelas autoridades governamentais comprometidas com o bem estar da sociedade como um dos instrumentos fundamentais para que se chegue a condições razoáveis de vida que todo o ser humano necessita e merece. E para que isto aconteça, acredita Sonilda, são necessários compromisso, esforço, solidariedade e ética na construção de políticas públicas que atendam as demandas das populações rurais.
(com informações da assessoria de imprensa da Fetag)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário!!