19 de agosto de 2011

Zeri realiza 1º encontro com o grupo consultivo do Projeto “Resíduo tem Valor!”

Nesta segunda-feira (15), no auditório da Acic – Associação Comercial e Industrial de Camaquã, o vereador José Carlos Copes participou do primeiro encontro com o grupo consultivo do Projeto “Resíduo Tem Valor!”, da Fundação Zeri Brasil, em Camaquã. O projeto é um plano de estruturação das cadeias produtivas, relacionadas ao manejo, aproveitamento e agregação de valores aos resíduos rurais e urbanos no município. 


A reunião começou com o pronunciamento do secretário municipal de Desenvolvimento e Empreendedorismo, Clóvis Rodrigues, e do prefeito de Camaquã, Ernesto Molon, que introduziram os facilitadores do método sistêmico, o coordenador local do Projeto, Diego Boeira, o Diretor de Ciência e Tecnologia da Zeri Brasil, Lúcio Brusch e a consultora do Projeto, Sara Cecin. Os três facilitadores presidiram a reunião, que contou com a participação de 41 pessoas de diversos setores da sociedade camaquense. 


O grupo consultivo foi identificado durante a fase de implantação do Projeto no município. Esse grupo precisa ser o mais representativo possível da sociedade de Camaquã, portanto, dentre esse participantes estão educadores, advogados, engenheiros, artesãos, empresários, representantes de sindicatos e representantes dos poderes legislativo e executivo municipal.


A partir daí, a facilitadora Sara conduziu uma dinâmica de apresentação de pessoas que mostrava um pouco da personalidade de cada um: os participantes escreveram em um papel o nome e uma qualidade, e trocaram entre si, na sequência cada um teve que justificar a palavra escolhida. Durante o encontro, cinco dentre os 41 participantes apresentaram trabalhos sobre iniciativas que já estão sendo realizadas e que guardam afinidade com os princípios seguidos pela Fundação ZERI. Os trabalhos foram apresentados por Fábio Peres, Guel Fernandes, Fernando Vargas, Daniel Sperb e Adriana Tamborin.


Ao final deste encontro, Sara passou um vídeo que ressaltou a importância de acreditar no impossível para que as coisas se concretizem e solicitou que cada um falasse do que aprendeu durante o evento. A próxima reunião é dia 22 de agosto, quando será desenvolvida uma linha do tempo com o objetivo de conhecer mais da história de Camaquã. “Afinal, precisamos conhecer bem o passado para entender onde estamos e perceber com maior clareza para onde precisamos ir”, afirma o coordenador Diego.

Fundação ZERI Brasil

Nossa Fundação é o resultado do esforço de um grupo de profissionais que, desde abril de 1996, tem tido a oportunidade de conviver com o empresário Gunter Pauli, bem como com suas idéias e suas propostas de ação, organizadas e difundidas inicialmente sob a coordenação da Universidade das Nações Unidas, UNU, em Tóquio; depois pela Fundação ZERI Mundial em Genebra; e hoje pela Rede ZERI Global.

O acrônimo ZERI , do inglês Zero Emissions Research & Initiatives, descreve um esforço de Pesquisa e geração de Iniciativas nos temas das Emissões Zero.
O conceito de Emissões Zero representa o entendimento de que todo e qualquer resíduo de um processo deverá constituir-se em insumo de um outro processo, num encadeamento capaz de agregar valor em todas etapas e trocas. Ou seja, caso o entendimento não seja claro, exatamente como funciona a Natureza.

Todas as pessoas que dedicaram, em algum momento, parte do seu tempo para examinar e refletir sobre um mundo de “emissões zero”, chegaram a uma mesma questão: “Se é possível, por quê não se produz dentro desta perspectiva?”. E ainda, de forma relacionada, por quê é necessário imaginar um mundo necessariamente poluidor e gerador de emissões indesejáveis?
Buscando entender nossas limitações de entendimento, buscamos incentivar um novo campo de idéias e de criação de perspectivas de aplicação na realidade concreta. A iniciativa de instituir a Fundação ZERI Brasil  se deu em maio de 1998.
Desde então diversas pessoas, em maior ou menor intensidade, por mais ou menos tempo, tem apoiado e fortalecido as idéias e os projetos da Fundação ZERI, aos quais sempre será dado valor e reconhecimento.
Mas muito importante é, e será cada vez mais no futuro, avançar na construção de soluções capazes de demonstrar o vigor e a importância da Metodologia ZERI, dos Princípios do Design e de Operação da Natureza como reconhecidos e descritos na visão ZERI, e na implantação de projetos viáveis de desenvolvimento.
Visando a elaboração de uma abordagem econômica justa e inclusiva, capaz de gerar atividades que permitam a satisfação das necessidades humanas por água, comida, energia, moradia, vestuário, educação e saúde, e de forma ampla, para a valorização e preservação da vida de todos os seres em nosso planeta, constitui o grande objetivo da Fundação ZERI desenvolver os referenciais de conhecimento instituídos e continuamente ampliados pelo ZERI , numa plataforma de cooperação e compartilhamento global de idéias, e consideramos  valiosa e de grande importância a liderança de Gunter Pauli como  elemento de energização e consolidação da Rede ZERI Global.

Visão

A Visão de Futuro da Rede ZERI: 2005-2014
Nos últimos dez anos a Rede ZERI desenvolveu, em diversos países, projetos aplicados que puderam demonstrar como é possível fazer muito mais com o que recebemos da Natureza e assim satisfazer as necessidades de todas as espécies, em co-evolução com a Natureza.
Após muitos ensaios e erros, e da influência de muitos cientistas, empreendedores e educadores, ZERI oferece uma visão esperançosa para os próximos dez anos.
Ciência: Aprenda mais sobre o conhecimento científico que sustenta o ZERI, incluindo importantes elementos de compreensão sobre os Cinco Reinos da Natureza e dos cinco Princípios de Design da Natureza.
Projetos: Veja o futuro do ZERI em ação incluindo o Projeto de Reflorestamento Las Gaviotas na Colômbia e os Laboratórios Vivos implantados em diversos países.
Educação: Conheça meia sobre as Iniciativas Educacionais ZERI incluindo o Programa de Mestrado na Universidade de Torino, na Itália e o currículo abrangente implementado no Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário!!