13 de agosto de 2011

O líder cubano Fidel Castro completa 85 anos

Afastado do poder e após deixar a seu irmão Raúl a missão de reformar o modelo econômico socialista que vigorou na ilha durante meio século. o líder cubano Fidel Castro comemora neste sábado 85 anos. Fidel não ocupa mais nenhum cargo no governo ou no partido. Durante o VI Congresso do Partido Comunista Cubano, deixou o último cargo que detinha, o da chefia do PCC.
As celebrações do aniversário chegam ao auge na noite de hoje (13) com a “Serenata de la fidelidad”, organizada pela Fundação do amigo e pintor equatoriano Oswaldo Guayasamín (1919-99), no Teatro Karl Marx de Havana.
Depois de 48 anos no poder, Fidel foi acometido de uma doença grave, passando o comando ao irmão Raúl em 31 de julho de 2006, marcando o fim de uma era na história da ilha de 11 milhões de habitantes que, lentamente, foram se acostumando a sua ausência.
Consagrando as reformas de seu irmão, Fidel causou impacto há um ano com a frase “o modelo cubano já não funciona nem sequer para nós mesmos”.
“Seu momento histórico passou. O Congresso marca a consolidação de Raúl, que é pragmático e racional, mas não democrático”, opinou o economista opositor Oscar Espinosa.
O analista cubano Arturo López-Levy rebate: “Fidel é o grande conselheiro das decisões estratégicas no país. Na América Latina, é visto como um patriarca da esquerda que aconselha Chávez e reflete sobre os modelos socialistas e seus erros”, disse.
Homem das tribunas e dos discursos quilométricos, Fidel dedicou-se a escrever artigos na imprensa sobre os problemas mundiais — já somam 361 — a partir de seu retiro, na casa da zona oeste de Havana, onde vive com a mulher Dalia Soto del Valle.
“Apesar do afastamento, mantém a liderança dentro e fora de Cuba. Agora está publicando menos porque envolveu-se com os problemas de saúde de Chávez, mas está aí”, disse Dayamí Arroyo, uma trabalhadora de 32 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário!!