31 de agosto de 2011

Diretor da Eletrobras garante a Tortelli recursos para melhorar a qualidade de energia no campo

O diretor de Geração da Eletrobras, Valter Luiz Cardeal de Souza, afirmou que a estatal federal dispõe de recursos para investir na melhoria da qualidade da energia rural na agricultura familiar. A confirmação ocorreu em audiência na sede da empresa no Rio de Janeiro/RJ, juntamente com o presidente da Subcomissão de Energia Elétrica no Campo da Assembleia Legislativa, deputado estadual Altemir Tortelli (PT), e o secretário de Infraestrutura do RS, Beto Albuquerque.

Segundo Tortelli, o diretor afirmou haver recursos para financiamentos. “As concessionárias necessitam apresentar os projetos visando melhorias especificamente na agricultura familiar”, disse. O coordenador da Subcomissão destaca que isso significa um grande passo visando a resolução do problema da baixa qualidade de energia elétrica no interior, o que, afirma, causa prejuízos sociais e econômicos. “Muitos agricultores familiares deixam o campo por não poderem diversificar a produção ou realizar novos investimentos. Isso afeta de maneira substancial a economia gaúcha”.


Como explica o secretário Beto Albuquerque, a CEEE (Companhia Estadual de Energia Elétrica) já encaminhou projeto à Eletrobras visando conseguir recursos justamente para tratar da questão da pequena agricultura. “O pedido está tramitando rápido e, possivelmente, dentro de um curto espaço de tempo teremos a liberação”, diz.


Grupo de trabalho


Tortelli afirma que agora a necessidade é a criação de um comitê que realize um diagnóstico sobre a situação em todo estado, que projete soluções e que acompanhe o andamento do processo. “Assim, poderemos agir para solucionar a situação de maneira efetiva”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário!!