29 de agosto de 2011

Reunião Diretório Estadual

Petistas debatem eleições, reforma estatutária e eleições internas do partido na manhã deste sábado (27)

O Diretório Estadual do PT/RS, reunido neste sábado (27), debateu e aprovou orientações que se referem às eleições de 2012, como política de alianças e programa de governo, na sede do PT de Porto Alegre. Também debateu temas da estrutura interna do partido como o Processo de Eleições Diretas em data extraordinária e a Reforma Estatutária, pautas da parte da manhã. À tarde, os dirigentes petistas debatem conjuntura com governador Tarso Genro, a partir das 13h30min. Abaixo o resumo das resoluções aprovadas*

CONSTRUÇÃO DA UNIDADE PARTIDÁRIA

O PT prepara-se para as eleições de 2012 considerando o novo cenário político, com o governo do estado e federal, por isso pretende construir a unidade partidária e uma tática eleitoral que fortaleça o bloco de sustentação do governo estadual. Assim, as prévias, instrumento de democracia interna,  devem ser evitadas pela unidade partidária, por isso, no RS a proposta é construir das candidaturas às eleições de 2012, através do consenso, com diálogo interno.  Através do GTE – Grupo de Trabalho Eleitoral os petistas terão apoio, onde for necessário, para o debate e construir candidaturas preparadas para a disputa eleitoral.

PROGRAMA DE GOVERNO

Mas nem só de candidaturas é feita a disputa pelo PT nas eleições gerais. O comprometimento com um programa de governo é o que move sua militância e seus candidatos.  O Diretório aprova Diretrizes para serem debatidas nos municípios. O programa que será pautado nos municípios traz como prioridade a gestão democrática, participativa, posiciona-se frontalmente contra as privatizações de serviços essenciais à população, tais como saneamento (água e esgoto). Compromete-se com as diretrizes do SUS, com a aplicação do mínimo constitucional em educação, com a assistência social, com o desenvolvimento sustentável, segurança cidadã, e outros pontos de destaque como políticas públicas para a juventude e as mulheres. Elementos que serão apresentados para o diálogo com os partidos aliados, do campo de relações do governo Tarso e do governo Dilma.

TATICA ELEITORAL E POLÍTICA DE ALIANÇAS

O PT gaúcho terá como tática eleitoral a aproximação com o bloco de partidos que dão sustentação ao governo estadual e federal, priorizando PCdoB, PSB, PDT, PTB, PPL, PRB e PR, partidos que servirão de alicerce para a construção política de alianças do PT para 2012. A direção  Executiva fica responsável por avaliar qualquer outra proposta que venha dos Diretórios municipais. O PP e o PMDB, adversários tradicionais do nosso projeto no RS, terão a situação analisada caso a caso, conforme as bases programáticas em cada município, já que integram o campo de alianças do governo federal.
O PSDB, DEM e PPS adversários históricos do Partido dos Trabalhadores estão fora do quadro das alianças do partido.

DA REFORMA ESTUTÁRIA

O PT gaúcho aprofundou este debate que vem sendo pauta partidária desde fevereiro, com um calendário que percorreu todas as regionais do Estado. Do que ficou deste debate está sendo processado pelo Diretório e será encaminhado para o Congresso Nacional do PT em setembro.  Entre as proposta do Rio Grande, que serão debatidas nacionalmente, está o processo de filiação. Por exemplo, para se filiar ao PT será obrigatória a participação em plenária de formação, sem a qual não será confirmado, entre outras propostas como contribuição financeira; indicação de eleitos e suplentes; critério de gênero.

ENCONTRO ESTADUAL EXTRAORDINÁRIO

A direção estadual convoca seus delegados para o Encontro Estadual Extraordinário para o dia 5 de novembro de 2012. Na pauta, a Reforma Política, a campanha Rio Grande 100% PT – garantindo a presença do PT organizado em todos os municípios do Estado; Campanha de Filiação; Lugar de Mulher é na Política, Reforma Estatutária entre outros temas.
PROCESSO DE ELEIÇÕES DIRETAS
A  data para a realização do PED Extraordinário é 10 de setembro em todo País. No RS, 80 municípios estão habilitados a realizarem o PEDEx, destes 42 já encaminharam os registros de chapas a Secretaria de Organização do PT/RS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário!!