29 de agosto de 2011

Reunião do Diretório Estadual 2

Governador Tarso Genro avalia conjuntura

Na parte de tarde, os petistas receberam o governador  do Estado na reunião do Diretório, que aconteceu na sede do PT de Porto Alegre, neste sábado (27).  Tarso Genro abriu a reunião fazendo uma breve exposição sobre os cinco postos que vêm balizando as ações do governo Estadual nestes seus primeiros meses.

O governador destacou em primeiro lugar a formação de um novo bloco político que hoje protagoniza a elaboração e execução de projetos e programas para o Estado. “Temos uma nova hegemonia que vem reorganizando o estado, com uma visão democrática e popular”, destacou Tarso, “que se aproximou dos vários segmentos da sociedade como os empresários e os  trabalhadores, formando ainda uma maioria programática na Assembleia”.

Na segunda afirmação, o governador destacou a relação com o governo federal, “tiramos o Rio Grande do Sul do isolamento com políticas públicas e investimentos federais”  e deu como exemplo os investimentos federais em ciência e tecnologia e agricultura no RS.  Para Tarso, a relação do estado com  governo federal recoloca o Rio Grande do Sul no cenário nacional.
Como terceiro destaque, Tarso Genro falou da maioria na assembleia, formada  pelo PCdoB, PSB, PDT, PTB e PDT, ”hoje temos uma maioria programática que sustenta nossos projetos por identidade com o programa de governo eleito no primeiro turno pelo povo gaúcho”, lembrou o governador.

Um novo programa de desenvolvimento para o Estado e o redesenho de suas relações internacionais foram o quarto destaque do governador para a atual conjuntura política do Rio Grande do Sul.  “Estamos investindo nos setores pequenos e médios, em cooperativas, agricultura familiar, sem perder de vista os grandes projetos como a atração de empresas de ponta para o Estado”, lembrou o governador. Para Tarso, a visão paroquial do neoliberalismo, daquela política “me traga uma montadora que serás feliz,” acabou. “Abrimos relações internacionais novas com a Europa, o Uruguai, a Argentina, a Ásia”, concluiu.

A participação popular, menina dos olhos do PT, é destaque no governo Tarso que usa todas as ferramentas para sua  implementação. “Estamos desenhando um sistema de participação que consiga responder a crise de estado, com a população indicando projetos e conhecendo a realidade orçamentária do RS.” Tarso disse, que através da participação, o Rio Grande também busca terminar com a crise de representação nas esferas institucionais, “temos visto, a cada eleição, a população votar, ir pra casa e não lembrar mais em que votou”, argumenta o governador. “Queremos que com o debate das políticas públicas, feito através das ferramentas de participação, responsabilizar cada cidadão por suas decisões políticas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário!!