26 de agosto de 2011

Habitações populares recebem incremento de R$ 7,4 bilhões

O programa Minha Casa, Minha Vida ganhou mais um reforço esta semana, quando o Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) aprovou um acréscimo de R$7,4 bilhões de reais no orçamento para habitações populares. Os financiamentos através do FGTS que era de R$ 21 bilhões agora passa a ser de R$ 28,4 bilhões. O dinheiro pode ser acessado por famílias com rendimentos de até dez salários mínimos.

O deputado federal e relator do programa Minha Casa, Minha Vida, André Vargas (PT-PR) avalia a decisão como “histórica”. “Demonstra o compromisso que tem também o Conselho Curador do FGTS, tem a presença dos empresários, do governo e dos trabalhadores, como o maior programa habitacional da história do nosso país”.
Vargas que já atuou junto a Cohab, destaca que o atual programa habitacional será fundamental para colaborar na diminuição do déficit de moradias do país. “Desde a época do BNH nunca se investiu tanto em habitação popular, pra quem mais precisa e também para as famílias da nova classe média, portanto nós estamos dando passos a mais para que o Brasil possa superar o déficit habitacional do Brasil que seria entorno de 6 a 8 milhões de moradias”.

 

2 milhões de moradias

Lançado pelo presidente Lula e ampliado pela presidenta Dilma, o Minha Casa, Minha Vida pretende chegar aos 2 milhões de novas residências populares em todo o país. “Estamos atentos a procurar novas fontes de financiamentos para o Minha Casa, Minha Vida, e para os programas habitacionais”, diz André Vargas.

O deputado destaca também que o Partido dos Trabalhadores tem cumprido a defesa que sempre fez pela habitação popular. “Comparando com o governo do PSDB, que é a nossa oposição, nós já multiplicamos por sete em valores reais a quantidade de recursos que eles aplicavam em habitação popular, habitação de forma geral, e aquele investiu no governo do presidente Lula e investe no governo da presidenta Dilma”.

O deputado federal Antônio Carlos Biffi (PT-MS) também destaca a importância do programa Minha Casa, Minha Vida.
“[O Minha Casa Minha Vida] é de fundamental importância porque nós temos um déficit de mais de seis milhões de moradias em todo o país, e este déficit atinge, principalmente, quem precisa da mão do poder público, que são aqueles que dependem do Bolsa Família, são os trabalhadores desempregados, são aqueles que efetivamente estão na base da pirâmide, portanto eu vejo esta aprovação de mais R$7,4 bilhões uma reforma muito importante”.

(Gustavo Toncovitch – Portal do PT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário!!