3 de agosto de 2011

Dom Feliciano discute Agricultura Familiar



A Prefeitura de Dom Feliciano, em conjunto com a EMATER, realiza nos próximos dias 03 e 04, o III Fórum da Agricultura Familiar e o X Fórum de Desenvolvimento Rural Sustentável da Região Centro-Sul. A proposta é debater a diversificação de culturas na região. 
 
      No primeiro dia haverá uma série de palestras e debates, abordando temas como: o papel da Extensão Rural e a Construção de Estratégias de Diversificação, pelo professor Sérgio Schneider, da UFRGS; Políticas Públicas de Apoio à Diversificação na Agricultura Familiar, por Adriana Gregolin, do MDA; e o Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento no Município de Dom Feliciano, abordado pelo prefeito Clenio Boeira da Silva. O Professor Fábio Dal Soglio abordará os Métodos Participativos.
      A produção de sucos e uvas será o tema da palestra de especialistas vindo de Bento Golçalves, Edegar Sinigaglia, Alderico Sassi e Mario Mazzocato. Julio Medeiros abordará a produção de nozes e Jackson Pinelli, do Ministério da Pesca tratará de piscicultura. O presidente da cooperativa local, Cléo Silva, falará sobre o trabalho que a COOPACS vem desenvolvendo em Dom Feliciano.
      No segundo dia, a EMATER coordenará grupos que debaterão diversos temas como Avicultura Colonial, Mel, Leite, Piscicultura e Fruticultura, além de temas relacionados à questão ambiental e social.
      Para o Prefeito Clenio “o Fórum adquire uma dimensão muito maior na medida em que passamos por uma crise no setor fumageiro”. Ele destaca que “neste espaço estamos criando políticas regionais de desenvolvimento que irão, a médio prazo, produzir resultados importantes na vida dos agricultores familiares. A alimentação escolar vinda da agricultura familiar, por exemplo, já é uma realidade”, afirma o prefeito. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário!!