27 de setembro de 2011

Camaquã terá campanha de doação de medula óssea na terça 04/10

A pretensão é conseguir cadastrar mais de 600 pessoas.

Na sexta-feira (23-09), a assessora de comunicação da Aapecan (Associação de Apoio a Pessoas com Câncer), Conceição Salomão, e a assistente social da Instituição, Jussara Hafele, reuniram-se com o presidente da Associação dos Transplantados e Deficientes Renais Crônicos Centro Sul (ATC), Gilmar Ehlert, e com a equipe do Jornal Correio Centro Sul, para planejar as ações referentes à campanha Medula Óssea: Uma Vida Pode Estar nas Suas Mãos, que ocorrerá na terça-feira (04-10), das 9h às 12h e das 13h30mim às 16h, no Centro Administrativo. Entre as atividades, será realizada uma panfletagem informativa no sábado (1º-10) e no domingo (02-10). A campanha contará com a participação do Hemorgs (Centro de Hemoterapia e Hemopatologia do RS), responsáveis pela coleta.
No sábado, das 9h às 12h e das 13h30min às 17h, a equipe da Aapecan e da ATC, com o apoio de várias entidades do município, fornecerão informações sobre a doação de medula óssea, uma forma de preparar e orientar o possível doador para que compareça à campanha e cadastre-se. A panfletagem informativa também será realizada no domingo, a partir das 14h. Segundo Gilmar, a intenção da campanha é conseguir ajudar duas pessoas da comunidade que necessitam de transplante de medula, além de outras tantas pessoas pelo mundo. 
A Aapecan realiza, permanentemente, a campanha Seja um Doador Voluntário de Medula Óssea, que leva a ação para diversos municípios gaúchos. A campanha tem sempre a parceria dos hemocentros de cada região, pois eles realizam a coleta, e a Aapecan auxilia na informação e no cadastro. Para promover a campanha em cada município, entidades, escolas, instituições, empresas, entre outros, pode-se procurar pela Aapecan ou pelo hemocentro mais próximo. 
Para doar, a pessoa tem que ter entre 18 e 55 anos. A única restrição é ser portador de HIV ou AIDS. São retirados 10ml de sangue que vão para um banco de cadastro para verificar a possível compatibilidade com a pessoa enferma. A chance de se conseguir um doador compatível é de uma em cem mil.
Associação de Apoio a Pessoas com Câncer é centro de referência em atendimento a usuários com câncer e visa geração de medidas preventivas e de informações para o enfrentamento da doença, além de levar qualidade de vida durante o período de tratamento. São 12 unidades espalhadas no Rio Grande do Sul e três Casas de Apoio. Só no Sul do Estado, a Aapecan atende portadores de câncer de, aproximadamente, 30 municípios. Atualmente, 1450 famílias estão cadastradas. Para os pacientes são disponibilizados benefícios como medicamentos, suplementos alimentares, cestas básicas, fraldas geriátricas, bolsas de colostomia, entre outros.

Entenda mais sobre a doação de medula óssea

Como se tornar um doador de Medula Óssea?
·         É preciso ter de 18 a 54 anos 11 meses e 29 dias de idade e estar em bom estado geral de saúde;
·         Será retirada, através da sua veia, uma pequena quantidade de sangue (10ml);
·         Seu sangue será tipado por exame de Histocompatibilidade (HLA), um teste de laboratório para identificar sua genética;
·         Seu tipo de HLA será colocado em cadastro;
·         Quando aparecer um paciente, sua compatibilidade será verificada;
·         Se você for compatível com o paciente, outros exames de sangue serão necessários;
·         Se a compatibilidade for confirmada, você será consultado para decidir quanto à doação;
·         Seu atual estado de saúde será então avaliado; e
·         A única restrição para ser doador é ter HIV ou AIDS.


Tire suas dúvidas sobre o Transplante de Medula Óssea

O que é medula Óssea?
A medula óssea é encontrada no interior dos ossos. Produz os componentes do sangue, incluindo as células brancas, agentes mais importantes do sistema de defesa do nosso organismo.

Quem necessita de transplante de medula óssea?
Pacientes com produção anormal de células sanguíneas, geralmente, causada por algum tipo de câncer no sangue, como, por exemplo, leucemias, além de portadores de aplasia de medula ou pacientes cuja medula tenha sido destruída por irradiação, etc.

Quais as chances de se encontrar um doador compatível?
Estima-se que seja por volta de 35% entre doadores parentes e de 0,1% entre pessoas não aparentadas. A compatibilidade é medida pela semelhança de antígenos entre doador e receptor.

O que acontece se não há um doador compatível entre os familiares do paciente?
Procura-se um doador compatível num Banco de Medula Óssea. O Banco necessita de um número elevado de voluntários para aumentar a possibilidade de encontrar um doador compatível. 

Se o doador compatível é encontrado, o que acontece?
O próximo passo é ter certeza de que ele quer fazer a doação.

O que acontece com o doador antes da doação?
Ele passa por um exame clínico para certificar seu bom estado de saúde. Não há nenhuma exigência quanto a mudanças de hábito de vida, de trabalho ou de alimentação.

Como a medula é removida?
Os doadores passam por um procedimento cirúrgico de aproximadamente 90 minutos. São feitas de quatro a nove punções na região pélvica posterior para aspirar à medula.

Qual a quantidade de medula óssea é extraída?

Menos de 10%. Dentro de poucas semanas a medula doada será recomposta pelo doador.

Como os pacientes recebem a medula óssea?
Depois de um tratamento que destrói a própria medula, o paciente recebe a nova medula por meio de transfusão. Em duas semanas, a medula transplantada já estará produzindo células novas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário!!