30 de setembro de 2011

Ifsul - Túnel do tempo: uma série de matérias relembrando como Camaquã conquistou este empreendimento!!!

CEFET EM CAMAQUÃ !!!

Camaquã poderá sediar um Centro de Educação Tecnológica (CEFET). Esse investimento do Governo Lula terá a capacidade de absorver 1800 estudantes, com um investimento para construção das instalações na ordem de 12 milhões de reais e com um custeio mensal de cerca de 3 milhões de reais. A idéia é que ele comece a funcionar em março de 2008, com certeza será o principal investimento do Governo Lula na região.

Bastidores

Este investimento, que já havia sido anunciado pela imprensa como certo na cidade de Tapes, vem sendo trabalhado pelo PT de Camaquã desde o dia 8 de janeiro, com o objetivo de oportunizar que nossa cidade também tivesse condições de pleitear este empreendimento. Após algumas tratativas ficou-se sabendo que poderíamos enviar carta proposta para o MEC com este objetivo. Além de Camaquã e Tapes, São Lourenço também está se credenciando para sediar o CEFET.

Comitiva Petista

            A comitiva Petista recebida pelo Secretário Nacional de Educação Tecnológica Eliezer Pacheco contou com a participação inclusive de petistas da região, visto que a Macro Região do PT está apoiando Camaquã como município sede deste empreendimento. Ela foi composta pelo vereador José Carlos Copes, Alcindo Mendes, Marco Longaray e Eduardo Silva de Camaquã e os membros da Macro foram Edson Martinez de Souza (Secretário Geral), Marginato Mattos (Vice Coordenador) e Luiz Severo (Vereador do PT de São Jerônimo).


Prefeito Molon

Sexta-feira passada na volta de Porto Alegre, após a comitiva petista ter se encontrado com o Secretário Nacional de Educação Tecnológica Eliezer Pacheco, se encontrou com o Prefeito Ernesto Molon para comunicar a iniciativa. Molon, ao ser informado da ação, prontamente colocou a disposição todos os recursos da prefeitura para que fosse viabilizado este empreendimento, inclusive colocando duas áreas a disposição do Governo Federal para que o CEFET seja instalado. Esta possibilidade não se efetivaria se o Prefeito não assumisse essa idéia como prioridade.

Promessa de Campanha

Na campanha eleitoral, o Presidente Lula anunciou que iria instalar um CEFET em cada cidade pólo deste País e que iria fazer um forte investimento em educação, além do CEFET em nossa região, serão mais 150 no restante do País. Além disso, no início de abril, serão anunciados investimentos na ordem de 8 bilhões na educação. Promessa cumprida.

Cidade Pólo

Nesta disputa com as cidades de Tapes e São Lourenço do Sul, Camaquã em princípio larga com uma boa vantagem, pois reconhecidamente é cidade pólo e tem as melhores condições de sediar CEFET Costa Doce. Critérios como ser a única cidade que possui linhas de ônibus direta de todas as cidades da região, a maior rede escolar da região, infra-estrutura relacionados a pousadas e hotéis, uma Faculdade local e mais outras três de ensino a distância sediadas em Camaquã e muito mais, são elementos que evidenciam que em Camaquã este empreendimento terá sucesso.

Esperteza

Em reunião do COREDE, o prefeito de Tapes anunciou o investimento naquela cidade e informou aos demais que estava disputando com uma cidade do Norte do Estado e por isso seria bom que os prefeitos da região se manifestassem a favor do investimento naquela cidade. Temendo o risco de que esse empreendimento não ficasse em nossa Região, até o Prefeito de Camaquã assinou o documento apoiando a instalação do CEFET na cidade de Tapes.

A Verdade

Em nenhum momento houve o risco desse investimento ir para a Região Norte, pois o Governo Federal irá instalar 11 CEFETs no Estado e já estava definido que um seria na Região da Costa doce, área compreendida pelo Ministério de Educação (MEC) de Guaíba a São Lourenço do Sul.

Se der tudo certo......

            ... este projeto definirá os rumos de nossa cidade, pois ela se tornará ainda mais um pólo de educação regional, abrindo a possibilidade de até pleitearmos uma universidade federal mais adiante. Nossa economia terá um acréscimo de recursos em circulação muito grande e deixaremos de ficar dependentes só da agricultura, pois os recursos indiretos ligados a área da educação são enormes. Com certeza setores como hotelaria, alimentação (mercado, restaurantes, bares, etc...), construção civil, aluguéis e muitos outros serão aquecidos com estes investimentos. BOA SORTE CAMAQUÃ !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário!!