22 de setembro de 2011

Ifsul: Campus Camaquã participa de Encontro Regional do TECNEP

NAPNE 062
O professor Renato Brito, Responsável pelo  Núcleo de Atendimento as Pessoas com Necessidades Especiais/Específicas (Napne) do campus Camaquã, juntamente com a Técnica em Enfermagem do campus, Claudiani Jaskulski, integrante do núcleo, estiveram nos dias 12, 13 e 14 na cidade de Bento Gonçalves no encontro regional do programa de Tecnologia, Educação, Cidadania e Profissionalização para Pessoas com Necessidades Especiais (TEC NEP) e Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC), apresentando o projeto de acessibilidade à instituição e o trabalho que o setor vem desenvolvendo no campus com a comunidade escolar.
Estiveram presentes no evento a Gestora Nacional do Programa TECNEP/SETEC/MEC professora Maria de Nazaré Bezerra de Oliveira, lideranças inclusivas de Pernambuco, Acre e Mato Grosso, além dos IFs de SC, PR, UTFPR e RS.
O evento teve como objetivo consolidar ações inclusivas realizadas em cada campus da Região Sul e discutir políticas de inclusão e princípios da educação inclusiva na educação profissional e tecnológica, com a finalidade de promover a cultura da educação para a convivência, o respeito às diferenças, a inclusão, a permanência e a saída exitosa de pessoas com necessidades especiais específicas para o mundo do trabalho, buscando a remoção de todos os tipos de barreiras.
Também foi elaborado um Documento Orientador das Ações da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, objetivando padronizar as ações de todos os NAPNEs.
O professor Renato, representando os IFs Sul-rio-grandense, RS e Farroupilha, foi o relator na elaboração do documento orientador, onde após redação apresentou o mesmo para o público presente.
O apoio dado pela direção geral do campus, nesta participação, foi fundamental e é reflexo da necessidade de atuação e do reconhecimento ao trabalho que vem sendo desempenhado pelo núcleo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário!!