13 de setembro de 2011

Sindicato dos Bancários de Camaquã mobiliza agências da base

 Bancários reafirmam reivindicações da Campanha Salarial
 
Nesta segunda-feira, 12 de setembro, o Sindicato dos Bancários de Camaquã se juntou aos sindicatos de todo o Brasil para cobrar melhorias nas condições de saúde e segurança dentro dos bancos. O combate ao assédio moral e o fim das metas abusivas, prioridades eleitas pelos bancários na Campanha Salarial 2011, foram foco das atividades promovidas pela entidade sindical em agências do Bradesco, Itaú e Santander.

Para o movimento sindical, os casos de assédio moral não podem ser vistos como incidentes isolados como desejam os bancos. “Eles são fruto de um modelo de organização do trabalho que incentiva a competição e privilegia o individualismo criando um ambiente estressante no trabalho”, observa o diretor do Sindicato dos Bancários de Camaquã, Sandro Cheiran.
Estatísticas oficiais e pesquisas feitas pela Contraf/CUT indicam que atualmente os bancários são uma das principais categorias vítimas do adoecimento mental, sendo que o número de afastamentos do trabalho já se aproxima das doenças osteomusculares (LER/Dort).
Também fazem parte das reivindicações dos bancários nesta campanha, o fim do trabalho em espaços físicos em reforma; a manutenção do salário e demais direitos de caráter financeiro durante o período de afastamento por problemas de saúde e a prorrogação automática da licença-maternidade para seis meses sem necessidade de solicitação por parte da bancária.
Em relação à segurança os trabalhadores reivindicam melhoria da assistência médica e psicológica às vítimas da violência e insegurança nos bancos; instalação de mais equipamentos de prevenção contra assaltos e adicional de 30% de risco de morte no valor da remuneração mensal.
 
*Sindicato dos Bancários de Camaquã

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário!!