
O secretário Azevedo destaca que esta é uma iniciativa da Seduc que visa promover o debate sobre a proposta de reestruturação do Ensino Médio da rede estadual de ensino e que se soma à realização das etapas da Conferência Estadual do Ensino Médio, que está em andamento em todas as regiões do Estado, e já reuniu mais de 30 mil pessoas para discutir o projeto. A Conferência Estadual encontra-se na etapa inter-regional, com a realização de plenárias até o dia 5 de dezembro. Nos dias 8 e 9, em Porto Alegre, 450 delegados, representando todos os segmentos da comunidade escolar, encerram o processo da conferência em 2011.
Na ocasião, o professor Cattani fará o lançamento de nova edição do Dicionário Trabalho e Tecnologia. A obra, organizada por Cattani em parceria com Lorena Holzmann, reúne mais 50 autores e quase uma centena de verbetes cobrindo as múltiplas dimensões do mundo do trabalho contemporâneo. Analisando os fatos e interpretações teóricas do mundo do trabalho, os autores apresentam, precisa e sinteticamente, os fenômenos e os conceitos indispensáveis para entender as mutações que moldam a realidade do trabalho e da tecnologia no mundo contemporâneo.
Os convidados:
Sandra Regina Oliveira Garcia – Coordenadora-geral para o Ensino Médio no MEC. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina (1985),Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1998) e Doutorado em Educação, área de concentração Mudanças no Mundo do Trabalho e Educação pela Universidade Federal do Paraná. É professora Adjunta da Universidade Estadual de Londrina na área de Políticas Educacionais (1987). De 2003 a 2011 foi Chefe do Departamento de Educação e Trabalho da Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Tem atuação principalmente nos seguintes temas: Educação e Trabalho; Educação Profissional; Ensino Médio Integrado a Educação Profissional; Educação Tecnológica e Educação de Jovens e Adultos.
Gaudêncio Frigotto - Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos Econômicos e Políticos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria e concepções de educação, trabalho e formação humana, conhecimento e tecnologia, classe social, movimentos sociais e educação e políticas públicas em educação profissional, técnica e tecnológica. Atualmente é professor concursado na Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro atuando no Programa Interdisciplinar de Pós-graduação em Políticas Públicas e Formação Humana e professor titular (aposentado) na área de Economia Política da Educação na Universidade Federal Fluminense. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1ª.
Antonio Cattani - Doutor pela Université de Paris I - Panthéon-Sorbonne (1980), com pós-doutorado na École de Hautes Etudes en Sciences Sociales (Paris, 1993-1994). Professor titular de Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e no Programa de Pós-Graduação em Sociologia; professor visitante na Université Laval (Québec - Canadá), coordenador de convênios de cooperação internacional: Université Laval, Université de Montréal, (Canadá) e Centre National des Arts et Métiers (França). Pesquisador visitante na Universidade de Oxford - 2010-2011. Consultor ad hoc: CNPQ, CAPES, FINEP, Editora da UFRGS,Scielo, revistas de Ciências Sociais. Área de especialização: Sociologia do Trabalho, Sindicalismo, Desigualdades socioeconômicas, Riqueza e Desigualdade.
Gabriel Grabowski - Formado em Filosofia. Mestre em Educação (UFRGS). Doutorando em Educação (UFRGS). Professor Universitário da Feevale. Especialista em ensino técnico e atua como consultor do Ministério da Educação. Em suas pesquisas, Grabowski constatou que o ensino profissionalizante oferece mais empregabilidade aos jovens brasileiros do que o ensino superior. Além disso, o País precisaria formar o triplo de técnicos do que coloca hoje no mercado, para atender a sua demanda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário!!