29 de novembro de 2011

Especialistas nacionais debatem proposta para o Ensino Médio

Cerca de 500 pessoas – professores, diretores de escolas e representantes das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) são esperadas para participação no II Seminário de Formação para aprofundar o debate sobre a proposta de reestruturação curricular do Ensino Médio promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) no IPA. Serão debatedores do evento o secretário de Estado da Educação, prof. Dr. Jose Clovis de Azevedo, e os professores Antônio David Cattani, da UFRGS, Gabriel Grabowski, da Feevale, e Gaudêncio Frigotto, da UFRJ. A coordenadora-geral para o Ensino Médio do Ministério da Educação, Sandra Regina Oliveira Garcia, participa dos debates. A reunião será nesta quarta-feira (30), no auditório Oscar Machado do IPA (Rua Cel. Joaquim Pedro Salgado, 80 – bairro Rio Branco), das 8h30 às 13h.

O secretário Azevedo destaca que esta é uma iniciativa da Seduc que visa promover o debate sobre a proposta de reestruturação do Ensino Médio da rede estadual de ensino e que se soma à realização das etapas da Conferência Estadual do Ensino Médio, que está em andamento em todas as regiões do Estado, e já reuniu mais de 30 mil pessoas para discutir o projeto. A Conferência Estadual encontra-se na etapa inter-regional, com a realização de plenárias até o dia 5 de dezembro. Nos dias 8 e 9, em Porto Alegre, 450 delegados, representando todos os segmentos da comunidade escolar, encerram o processo da conferência em 2011.

Na ocasião, o professor Cattani fará o lançamento de nova edição do Dicionário Trabalho e Tecnologia. A obra, organizada por Cattani em parceria com Lorena Holzmann, reúne mais 50 autores e quase uma centena de verbetes cobrindo as múltiplas dimensões do mundo do trabalho contemporâneo. Analisando os fatos e interpretações teóricas do mundo do trabalho, os autores apresentam, precisa e sinteticamente, os fenômenos e os conceitos indispensáveis para entender as mutações que moldam a realidade do trabalho e da tecnologia no mundo contemporâneo.

Os convidados:

Sandra Regina Oliveira Garcia – Coordenadora-geral para o Ensino Médio no MEC. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina (1985),Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1998) e Doutorado em Educação, área de concentração Mudanças no Mundo do Trabalho e Educação pela Universidade Federal do Paraná. É professora Adjunta da Universidade Estadual de Londrina na área de Políticas Educacionais (1987). De 2003 a 2011 foi Chefe do Departamento de Educação e Trabalho da Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Tem atuação principalmente nos seguintes temas: Educação e Trabalho; Educação Profissional; Ensino Médio Integrado a Educação Profissional; Educação Tecnológica e Educação de Jovens e Adultos.

Gaudêncio Frigotto - Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos Econômicos e Políticos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria e concepções de educação, trabalho e formação humana, conhecimento e tecnologia, classe social, movimentos sociais e educação e políticas públicas em educação profissional, técnica e tecnológica. Atualmente é professor concursado na Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro atuando no Programa Interdisciplinar de Pós-graduação em Políticas Públicas e Formação Humana e professor titular (aposentado) na área de Economia Política da Educação na Universidade Federal Fluminense. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1ª.

Antonio Cattani - Doutor pela Université de Paris I - Panthéon-Sorbonne (1980), com pós-doutorado na École de Hautes Etudes en Sciences Sociales (Paris, 1993-1994). Professor titular de Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e no Programa de Pós-Graduação em Sociologia; professor visitante na Université Laval (Québec - Canadá), coordenador de convênios de cooperação internacional: Université Laval, Université de Montréal, (Canadá) e Centre National des Arts et Métiers (França). Pesquisador visitante na Universidade de Oxford - 2010-2011. Consultor ad hoc: CNPQ, CAPES, FINEP, Editora da UFRGS,Scielo, revistas de Ciências Sociais. Área de especialização: Sociologia do Trabalho, Sindicalismo, Desigualdades socioeconômicas, Riqueza e Desigualdade.

Gabriel Grabowski - Formado em Filosofia. Mestre em Educação (UFRGS). Doutorando em Educação (UFRGS). Professor Universitário da Feevale. Especialista em ensino técnico e atua como consultor do Ministério da Educação. Em suas pesquisas, Grabowski constatou que o ensino profissionalizante oferece mais empregabilidade aos jovens brasileiros do que o ensino superior. Além disso, o País precisaria formar o triplo de técnicos do que coloca hoje no mercado, para atender a sua demanda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário!!