8 de setembro de 2011

Governo do Estado e Camaquã recolocam Movimento da Legalidade no espaço histórico que merece!!!

O Governo do Estado, em uma justa homenagem ao Cinquentenário do Movimento da Legalidade, realizou uma série de eventos em comemoração a esta data, que ao longo dos anos foi deliberadamente e completamente esquecida, e que agora coloca-se este episódio em seu devido lugar na história de nosso povo.

No dia 22 de agosto, o Governo do estado lançou o site da legalidade, www.legalidade.rs.gov.br, com um amplo material de pesquisa como fotos, textos, imagens, vídeos, audios, e links com dicas de leitura.
No dia 25 de agosto, o governador Tarso sancionou a Lei que institui a Samana da Legalidade, que passa a integrar o Calendário oficial do Estado. O Projeto de Lei de autoria da Dep. Estadual Juliana Brizola foi aprovado por unanimidade pela Assembléia Legislativa. “Tornar a Semana da Legalidade em um evento oficial é recolocá-la na história do País”, declarou Juliana.

No dia 29 de agosto, no Palácio Piratini, familiares de Leonel Brizola e João Goulart, receberam a homenagem póstuma, a “Ordem do Ponche Verde”, em reconhecimento ao ex-Governador e ex-Presidente, em reconhecimento ao papel desempenhado pelos dois na política nacional. “Este Estado não vai permitir o manto de silêncio que se formou sobre a Legalidade”, declarou o governador Tarso Genro, referindo-se a indiferença observada na históriografia, em relação ao movimento de 61.


No dia 05 de setembro, foi inaugurado o Memorial da Legalidade, instalado nos porões do Palácio Piratini, onde funcionou em 61 a Rede Legalidade. Este Memorial começará da fazer parte da visitação oficial do Palácio. É possível voltar ao tempo e reviver a tensão de agosto de 1961, a mobilização do povo gaúcho na defesa da constituição em movimento liderado por Leonel Brizola. “Foi remontada a rádio Legalidade, inclusive com o microfone original usado por Brizola, além de móveis e objetos da época”, comentou o vereador Copes.


Em Camaquã:

Também no dia 5 de setembro, foi realizada a cerimônia de Inauguração e Denominação da Praça da Legalidade, próxima ao Foro, em homenagem ao Movimento da Legalidade. O prefeito Ernesto Molon, em seu discurso, ressaltou a importância do Movimento da Legalidade e tudo o que ele representa para o povo gaúcho e brasileiro. “Esse imprescindível legado, deixado às futuras gerações através da Campanha da Legalidade, foi conquistado à partir do sacrifício de um povo que não temeu pegar em armas para cumprir seu dever com a nossa Pátria”, comentou. Finalizando a cerimonia foi informado que ao lado da pedra fundamental será colocada uma Cápsula do Tempo, onde será armazenada por dez anos um pouco da história atual de Camaquã, e tem por objetivo armazenar dados e informações para que as futuras gerações saibam com detalhes o que foi feito em nosso município. Na noite do dia 5, no Cine Teatro Coliseu, realizou-se Sessão Solene promovida pela Câmara Municipal de Vereadores, que teve como palestrante o personagem histórico Antônio de Pádua Ferreira da Silva, nascido em 1º de abril de 1922, e que com uma lembrança invejável da época, que contou detalhes do que aconteceu nos bastidores do Movimento.

Curiosidade:
 
Bilhete de renúncia do Presidente Jânio Quadros, escrito a mão, e que acabou deflagrando toda a crise, que culminou no Movimento da Legalidade.
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário!!