3 de setembro de 2011

Praça da Legalidade terá cápsula do tempo, em Camaquã

Uma cápsula do tempo será colocada na Praça da Legalidade, próximo a Pedra Fundamental, durante a inauguração do espaço, no dia 5 de setembro. Nela, um pouco da história atual de Camaquã será armazenada por dez anos. O projeto foi idealizado pelo secretário municipal de Infraestrutura, Marco Aurélio Sperotto: "Nosso objetivo maior é armazenar dados e informações para que futuras gerações saibam com detalhes o que estamos fazendo hoje", afirma Sperotto. O secretário-adjunto da pasta, Paulo Dias, concorda e acrescenta que esta é uma ótima iniciativa: "Vamos estar colaborando com a história da nossa região", disse ele. 
A inauguração da Praça da Legalidade será na segunda-feira (5), à tarde. O espaço leva o nome do movimento encabeçado por Brizola, João Goulart e pela Brigada Militar que completa seu cinquentenário em 2011. 

Cápsula do Tempo

Uma cápsula do tempo é um recipiente especialmente preparado para armazenar objetos ou informações com o objetivo que os mesmos possam ser encontrados pelas gerações futuras. Tal expressão, começou a ser utilizada a partir de 1937, embora a ideia seja tão antiga quanto os primeiros assentamentos humanos na Mesopotâmia.Cápsulas do tempo podem ser classificadas em dois tipos: intencionais e não intencionais. As intencionais são aquelas colocadas de propósito e são normalmente destinadas a serem abertas ou acessadas em uma determinada data futura. Cápsulas do tempo não intencionais são geralmente de natureza arqueológica, como o ocorrido em Pompeia quando a erupção do vulcão Vesúvio provocou uma intensa chuva de cinzas que sepultou toda a cidade e a tornou oculta por 1600 anos. Achados de grande importância cultural são frequentemente encontrados em escavações arqueológicas no mundo todo.
Uma das cápsulas do tempo mais conhecida foi, inicialmente, batizada de bomba-relógio, e construída durante a Exposição Mundial de Nova Iorque de 1939 pela Westinghouse como parte de sua exposição. Tal cápsula foi concebida para resistir até o ano 6965. Ela continha produtos de uso diário como um carretel de linha e uma boneca, um livro que descrevia a cápsula e os engenheiros responsáveis por sua criação, um frasco de sementes de culturas de alimentos básicos, um microscópio e um microfilme com instruções para uma possível reprodução futura do material gravado.
Atualmente, há várias cápsulas do tempo "enterradas" no espaço. O próximo lançamento de um satélite contendo uma cápsula do tempo está previsto para o final de 2011, quando uma cápsula com mensagens dirigidas aos futuros habitantes da Terra será lançada a bordo do satélite KEO, devendo retornar ao planeta dentro de aproximadamente 50 mil anos, quando a sonda cairá na atmosfera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário!!