
Jorge Schfheuser Jr. (nutrição animal) e Jamir Luis Silva da Silva (pastagens), pesquisadores da Embrapa Clima Temperado, em uma conversa dinâmica orientaram os produtores sobre condições ideais de declividade e umidade do solo da área onde será implantada a pastagem, variedades de verão, adubação adequada, pragas e doenças mais incidentes e práticas de pastoreio que otimizem o rendimento na nutrição bovina.
Durante a tarde os pesquisadores enfatizaram sobre a importância de uma boa pastagem na nutrição do gado leiteiro, tanto como redução de custos com concentrados, quanto em qualidade do leite.
Analisando a área plantada com milheto os pesquisadores perceberam que parte do campo nativo foi preservado, pois o produtor realizou apenas um corte com disco, criando condições que possibilitaram a germinação da semente de milheto e mantiveram o campo nativo, o qual se beneficiará com a adubação e irrigação da pastagem cultivada.
Na visita constatou-se que na propriedade há uma área mais úmida onde não é possível o cultivo de forrageiras para o pastejo direto do gado, como alternativa os pesquisadores recomendaram o plantio de sorgo silageiro híbrido, que é uma planta mais resistente à extremos de umidade e seca, além de ter bom valor nutritivo.
Em 2012, os pesquisadores Jorge Jr. e Jamir Silva acompanharão esta propriedade que será um referencial de implantação e manejo de forrageiras para o gado leiteiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário!!