15 de novembro de 2011

ASPROLEITE TEVE TARDE DE CAMPO NO PASSO DO CAPITÃO JANGO

Na quarta-feira (09), produtores da Asproleite participaram de uma tarde de campo na propriedade do agricultor Rudi Fenske, na localidade Passo do Capitão Jango, onde pesquisadores da Embrapa Clima Temperado abordaram temas referentes ao manejo de pastagens para o gado leiteiro.

Jorge Schfheuser Jr. (nutrição animal) e Jamir Luis Silva da Silva (pastagens), pesquisadores da Embrapa Clima Temperado, em uma conversa dinâmica orientaram os produtores sobre condições ideais de declividade e umidade do solo da área onde será implantada a pastagem, variedades de verão, adubação adequada, pragas e doenças mais incidentes e práticas de pastoreio que otimizem o rendimento na nutrição bovina.

Durante a tarde os pesquisadores enfatizaram sobre a importância de uma boa pastagem na nutrição do gado leiteiro, tanto como redução de custos com concentrados, quanto em qualidade do leite.

Analisando a área plantada com milheto os pesquisadores perceberam que parte do campo nativo foi preservado, pois o produtor realizou apenas um corte com disco, criando condições que possibilitaram a germinação da semente de milheto e mantiveram o campo nativo, o qual se beneficiará com a adubação e irrigação da pastagem cultivada.

Na visita constatou-se que na propriedade há uma área mais úmida onde não é possível o cultivo de forrageiras para o pastejo direto do gado, como alternativa os pesquisadores recomendaram o plantio de sorgo silageiro híbrido, que é uma planta mais resistente à extremos de umidade e seca, além de ter bom valor nutritivo. 

Em 2012, os pesquisadores Jorge Jr. e Jamir Silva acompanharão esta propriedade que será um referencial de implantação e manejo de forrageiras para o gado leiteiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário!!