8 de novembro de 2011

UPA CAMAQUÃ: Governo Federal investe 1,4 milhão de reais em Camaquã na criação de Unidade de Pronto Atendimento

Será instalada em Camaquã, via convênio com o Governo Federal uma Unidade de Pronto Atendimento - UPA. O investimento que faz parte do programa do Governo Federal através do Ministério da Saúde. Em sessão na Câmara de Vereadores de Camaquã, no dia 7 de novembro, foi aberto crédito no valor de R$ 1.400.000,00 reais. A UPA de Camaquã terá uma área física de 700 mts2, com capacidade de atendimento de 50 a 150 pessoas/dia, com 5 a 8 leitos para observação e contará com dois plantonista, um pediatra, e um clínico geral 24h, e terá um repasse de R$ 100.000,00 reais mensais. A unidade será instalada na Rua Cristóvão Gomes de Andrade, em frente ao HNSA. A estratégia de atendimento está diretamente relacionada ao trabalho do Serviço Móvel de Urgência – SAMU que organiza o fluxo de atendimento e encaminha o paciente ao serviço de saúde adequado à situação.
As Unidades de Pronto Atendimento - UPA 24h são estruturas de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares, onde em conjunto com estas compõe uma rede organizada de Atenção às Urgências. São integrantes do componente pré-hospitalar fixo e devem ser implantadas em locais/unidades estratégicos para a configuração das redes de atenção à urgência, com acolhimento e classificação de risco em todas as unidades, em conformidade com a Política Nacional de Atenção às Urgências. 
"A saúde sempre será uma questão estratégica para o bem estar de nossa comunidade. Recebo com muita felicidade, mais este avanço enorme para Camaquã, através do Governo Federal, que com muita sensibilidade vem atuando forte na saúde, e nós somos prova disto", comentou Copes

Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h)

O objetivo é diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais, evitando que casos que possam ser resolvidos nas UPAS, ou unidades básicas de saúde, sejam encaminhados para as unidades hospitalares.
As UPAs funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana, e podem resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. As UPAs inovam ao oferecer estrutura simplificada - com Raio X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. Nas localidades que contam com as UPAs, 97% dos casos são solucionados na própria unidade. Quando o paciente chega às unidades, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação por 24h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário!!