2 de setembro de 2011

Câmara aprova programa de acesso ao ensino técnico e emprego

O Plenário da Câmara aprovou, a criação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O objetivo da proposta é aumentar a oferta de cursos profissionalizantes e de qualificação. O texto aprovado é o substitutivo da Comissão de Educação e Cultura ao Projeto de Lei 1209/11, do Executivo. A matéria será enviada para análise do Senado.

Pelo plano do governo federal, o Rio Grande do Sul receberá dois novos campi de universidades federais no Estado: um da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em Tramandaí, e outro da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em Cachoeira do Sul. O Programa também prevê a construção de novas escolas técnicas em 120 municípios. O RS receberá sete unidades até 2014. Os municípios contemplados são Lajeado, Alvorada, Viamão, Gravataí, Santo Angelo, Vacaria e Sapiranga. Além do aumento de vagas nos institutos federais, o Pronatec prevê a distribuição de bolsas de estudo em instituições privadas de ensino.

Para o deputado federal Henrique Fontana (PT-RS), vice-líder da bancada do PT, a expansão é um passo importantíssimo para o desenvolvimento do país.  "Uma Universidade tem a capacidade de alterar profundamente o tecido econômico e social de uma cidade e de uma região, e o investimento previsto com o Pronatec tem um enorme potencial de alavancar um desenvolvimento ainda maior para o nosso país", destacou o parlamentar.

O público-alvo do Pronatec são os estudantes de ensino médio da rede pública, os trabalhadores e os beneficiários de programas federais de transferência de renda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário!!