2 de setembro de 2011

“Com Suasa e apoio à agroindústria, Tarso recupera importância da agricultura familiar”, diz Bohn Gass

Com a adesão ao Suasa e o Programa de Incentivo à Agroindústria, o Governo Tarso demonstra que tem consciência da importância da agricultura familiar para o desenvolvimento do Estado.” A análise é do deputado Elvino Bohn Gass (PT), que, nesta quinta-feira (1/9), acompanhou o ministro da Agricultura Mendes Ribeiro e o governador Tarso Genro na inauguração do Pavilhão da Agricultura Familiar na 34ª Expointer, em Esteio.
Na cerimônia, o ministro entregou ao governador o certificado de adesão do Rio Grande do Sul ao Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa). Bohn Gass, que há anos luta pela simplificação deste sistema para que as agroindústrias possam ampliar seus mercados, entende que este é um momento histórico para a agricultura familiar gaúcha. “Desde que o governo Lula propôs modificações no Suasa, venho insistindo com os governos estaduais para que façam a adesão.”
Bohn Gass também avalia como muito positivo o Programa Estadual de Incentivo à Agroindústria Familiar anunciado na Expointer pelo Secretário de Desenvolvimento Rural Ivar Pavan. “É uma iniciativa que, além de incentivar novas agroindústrias, enfrenta o velho problema da informalidade. Hoje, Rio Grande do Sul tem cerca de 10.500 agrondústrias em funcionamento, mas apenas 2.500 formalizadas.”
Na Expointer, foram detalhadas algumas das medidas do programa: oferta de crédito a juro zero do Banrisul por meio do programa Mais Alimentos para qualificação das boas práticas de fabricação, gestão industrial e assessoria de formação para preparar os agricultores para o acesso aos mercados. “Podem apostar. Estas iniciativas e mais o anúncio de que o Governo do Estado vai isentar o ICMS para os alimentos da merenda escolar vão mudar para melhor o universo rural familiar do Estado.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário!!