4 de setembro de 2011

Dilma diz que erradicação da pobreza passa pelo fortalecimento das agroindústrias familiares

Um dia após aprovação do relatório favorável ao Projeto de Lei 66/2011, que beneficiará as agroindústrias familiares, ser aprovado na Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa a presidenta Dilma Rousseff declarou que a erradicação da pobreza do país passa pelo fortalecimento do setor. A declaração de Dilma ocorreu durante a solenidade de inauguração oficial da 34ª Expointer, na manhã desta sexta-feira (02), em Esteio.

A presidenta reconheceu algumas virtudes do agronegócio, mas salientou as medidas adotadas pelo Governo Federal e disponibilizadas por meio do Plano Safra 2011/2012 para fomentar as agroindústrias familiares. “O Plano Safra da agricultura familiar aplicará R$ 16 bilhões. No Plano Safra 2003/2004 o valor destinado ao setor era R$ 4,5 bilhões”, observou.


O autor do projeto, deputado Edegar Pretto (PT), diz que as medidas de incentivo do governo federal às agroindústrias familiares demonstram que o PL 66, que dispõe sobre o Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF-RS), criará um novo momento para a agricultura familiar no estado. “Temos uma legislação atrasada. Prova disso é o decreto assinado anualmente pelo governador para liberar a venda dos produtos das agroindústrias no pavilhão da agricultura familiar na Expointer. A declaração da presidenta Dilma mostra que estamos no caminho certo com a implementação de ferramentas para que os pequenos produtores possam gerar emprego, renda e ter força contra os grandes no mercado”, pondera.


A solenidade no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, contou com a presença do governador Tarso Genro, do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, autoridades e expositores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário!!