7 de setembro de 2011

Empresa de laticínios fechará unidade em São Lourenço do Sul

Prefeito José Sidney Nunes de Almeida disse que cerca de 50 empregos serão cortados

A Brasil Foods (BrF) vai fechar a unidade de beneficiamento de leite tipo C e fabricação de bebida láctea de São Lourenço do Sul, no Sul do Estado, e manter no município apenas uma estação de recebimento e armazenagem do produto. A informação foi confirmada pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Camaquã e Região ao prefeito José Sidney Nunes de Almeida. Segundo o chefe do Executivo local, cerca de 50 empregos diretos serão cortados. Ele lembrou, sem citar números, que e empresa é a segunda maior em geração de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no município.

Almeida criticou não ter sido contatado pela direção da BrF para tratar da questão. Segundo o prefeito, apesar de conseguirem dinheiro com juros subsidiados pelo governo federal, grandes grupos econômicos não dão a contrapartida necessária. “Temos aqui condições de manter aberta, de administrar com uma cooperativa”, desafiou. A data de fechamento prevista é 15 de setembro, quinta-feira da semana que vem, conforme a representação dos trabalhadores.

A indústria está instalada no município há 40 anos (na época Laticínios Mayer) e pertencia à Elege antes de ser vendida à BrF. Segundo o secretário de finanças do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias da Alimentação de Camaquã e Região, na última década mais de cem funcionários foram demitidos com o fechamento gradual de unidades produtivas da empresa. “Fecharam a parte de queijos, sementes, suínos e ração”, lamentou Claudemir da Cunha Foster.

O prefeito Almeida disse já ter feito contato com o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, e com o vice-governador, Beto Grill, para discutir uma alternativa que mantenha a unidade industrial de portas abertas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário!!