5 de setembro de 2011

Inaugurada a PRAÇA DA LEGALIDADE

No dia 5 de setembro de 2011, nesta segunda-feira, foi inaugurada a Praça da Legalidade em Camaquã, com a presença do Vereador José Carlos Copes, do Prefeito Municipal, Ernesto Molon, entre outras tantas autoridades. O projeto foi apresentado pela bancada do PDT, com apoio do todos os vereadores, para homenagear o cinquentenário do Movimento da Legalidade. 

"O ano de 1961 mudou profundamente a história de nosso País. Em agosto daquele ano, depois de o presidente Jânio Quadros acusar forças ocultas e renunciar ao cargo, os setores conservadores e antidemocráticos tentaram rasgar a constituição e impedir a posse do Vice-Presidente João Goulart, que havia sido eleito pelo voto direto da população.
Num gesto patriótico o então Governador do Rio Grande do Sul, Leonel Brizola, mobilizou o povo brasileiro em defesa da Constituição.
Este episódio ficou conhecido como Campanha da Legalidade que, como nenhum outro, marcou a consciência da cidadania do povo gaúcho e brasileiro, numa das demonstrações de unidade popular mais rica de nossa história. Um movimento que levantou todo o País contra as forças mais reacionárias que desejavam impedir que o Brasil cumprisse o seu destino de nação livre e democrática." 

A PRAÇA DA LEGALIDADE, compreende a área que forma o triângulo que tem o vértice na Ponte Alcides Francisco Dias, início da Av. 7 de Setembro. Norte; com Av. Antônio Duro. Leste com prédio da Justiça do Trabalho. Sul; com o Arroio Duro.
 

Um comentário:

Faça seu comentário!!