4 de novembro de 2011

Vereador Copes participa de reunião de apresentação do Plano Municipal de Saneamento


Na quinta-feira (27), o vereador José Carlos Copes participou da primeira reunião de apresentação e início dos trabalhos do Plano Municipal de Saneamento Básico de Camaquã (PMSB). Participaram do encontro diversas lideranças e autoridades que integram o grupo de trabalho e ajudarão a construir o Plano que é uma exigência da Lei 11.445/07 que define as diretrizes nacionais para o saneamento básico. O colegiado de saneamento ambiental, criado a partir do Decreto 14.080/11, é composto de parte executiva e parte observadora com ampla representatividade de segmentos da comunidade camaquense. O Plano contemplará os quatro segmentos: água, esgoto sanitário, resíduos sólidos e drenagem.]

A explanação foi conduzida pelo professor Dr. Engenheiro Dieter Wartchow, do Instituto de Pesquisas Hídráulicas da Ufrgs, contratado pela Prefeitura para a elaboração do Plano por sua larga experiência na área uma vez que coordenou os trabalhos em Santa Rosa e Ijuí, considerados exemplos de sucesso no estado. Ele apresentou a sequência cronológica do Plano Estratégico de Elaboração do PMSB e, na oportunidade, ouviu considerações e respondeu dúvidas acerca do cronograma apresentado.

Para ele, o Plano deverá estar pronto até março de 2012, quando o Projeto de Lei será enviado à Câmara de Vereadores. “Para isso, é importante que os segmentos da comunidade auxiliem, participem das audiências públicas e ajudem a construir o PMSB de Camaquã”, salientou Wartchow. Ele destaca que o Plano estará periodicamente sendo reavaliado a fim de monitorar e melhorar o trabalho. Outro ponto importante, segundo ele, é assegurar o investimento na área: “Em todo o estado, os municípios devem sentar e chegar a um denominador comum para o bem do saneamento, principalmente para que parte do lucro seja investido em saneamento”, afirma.

"Com o efeito de não termos um PMSB, Camaquã perdeu a oportunidade de ser contemplada com recursos para obras no processo de seleção pública do PAC II no ano passado. Este ano, com a contratação da Ufrgs para elaborar o Plano, conforme determinação legal, será iniciado este processo de discussão, mais infelizmente não participaremos de novo do processo de captação de recursos do PAC II, grupo 2, uma vez que o prazo de inscrições de projetos será até o final de 2011, e nos trará uma perda de alguns milhões em investimentos. Penso também que a presença da Corsan neste debate seria necessária, uma vez que estaremos debatendo a questão do saneamento, que é conduzida pela estatal em nosso município. Não entendi porque não foram convidados a participar da discussão, o que nos trás prejuízo na elaboração do PMSB", comentou Copes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário!!