4 de novembro de 2011

Economia da cooperação e autismo são temas de seminários na AL nesta sexta-feira

Foto:
A Assembleia Legislativa, em parceria com a Câmara dos Deputados, no âmbito dos grandes debates do programa Destinos e Ações para o Rio Grande, promove dois seminários na sexta-feira (4). O primeiro, com início previsto para as 9h, discutirá “Estratégias de Desenvolvimento para a Economia da Cooperação” e contará com a presença do presidente do BNDES, Luciano Coutinho. O segundo, a partir das 13h, abordará o autismo, distúrbio do desenvolvimento que, segundo a Associação de Amigos do Autista, acomete 0,6% da população. Os dois eventos ocorrem no Plenário 20 de Setembro, da Assembleia Legislativa, e serão abertos pelo presidente do Parlamento, deputado Adão Villaverde (PT).

Cooperação


O primeiro seminário – sobre economia da cooperação – tem por objetivo apresentar as estratégias de desenvolvimento que vêm sendo adotadas pelo BNDES, com foco nas atividades da economia de cooperação e no alinhamento da política de desenvolvimento industrial do Estado às políticas do governo federal. Além do presidente do BNDES, devem se pronunciar o presidente da Comissão de Economia e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa, deputado Adilson Troca (PSDB), os presidentes do BRDE e do Badesul e secretários de Estado. O evento está sendo organizado em conjunto com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento e Promoção do Investimento.


Autismo


O segundo seminário abordará a importância do diagnóstico precoce e do tratamento multidisciplinar do autismo, reunindo especialistas de várias entidades e instituições de ensino, como a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a Universidade Federal de Pelotas, a Sociedade Brasileira de Pediatria e a Casa da Esperança, entidade privada, sem fins lucrativos, com sede em Fortaleza, especializada no atendimento a pessoas com transtornos do espectro do autismo.


A ideia de um seminário sobre o tema surgiu a partir de uma audiência pública realizada em abril deste ano, por iniciativa do deputado Alexandre Lindenmeyer (PT). Na ocasião, pais, alunos e professores de escolas especiais, centros de apoio, associações e entidades gaúchas de vários municípios que lutam por políticas públicas de inclusão e contra discriminações na sociedade relataram as dificuldades e o preconceito enfrentados pelos autistas e seus familiares. “É um assunto que merece ser mais debatido, precisamos elaborar políticas públicas mais eficazes para os autistas”, diz Lindenmeyer, que é autor da lei que instituiu a Semana Estadual do Autismo (Lei 13.798/2011).


Destinos e Ações para o Rio Grande


O programa Destinos e Ações para o Rio Grande, promoção conjunta da Assembleia Legislativa com a Câmara Federal, está realizando uma série de encontros para discussão de temas prioritários para os gaúchos e brasileiros. O programa foi concebido com o objetivo de resgatar o papel do Parlamento estadual no diagnóstico de problemas centrais e na formulação de políticas públicas que contribuam para as soluções que a sociedade busca e quer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário!!