17 de novembro de 2011

UGES defende mudanças no Ensino Médio

A União Gaúcha dos Estudantes Secundaristas (UGES) defende a necessidade de alterações no Ensino Médio. Para o presidente da entidade Thalisson Silva o Ensino Médio de hoje, “deposita” o estudante, entre o ensino fundamental e a educação superior. Ele lembra os altos índices de evasão e repetência e classifica como “importantíssimo que o Ensino Médio mude. Esta é uma realidade nacional, não apenas do Rio Grande”, conclui Silva.

A UGES publicou em seu site um documento intitulado: “Ensino Médio Politécnico e Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio”. O texto chama a atenção para a crise de identidade porque passa esta etapa da educação. “Não prepara a juventude para o ingresso no ensino superior e tão pouco a prepara pra seguir uma profissão”.  O documento conclama os estudantes a debaterem a proposta de alteração do Ensino Médio apresentada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc). “É fundamental que os estudantes do nosso Estado se apropriem do debate e formulem sua opinião sobre este tema”. O secretário de Estado da Educação, Prof. Dr. Jose Clovis de Azevedo, saúda a posição da entidade estudantil de defender mudanças no ensino médio e estimular o debate sobre o tema. “Os estudantes devem ser protagonistas na construção do novo Ensino Médio”, conclui Azevedo.

O texto destaca: “As altas taxas de abandono escolar que somadas ao número de jovens que estão fora da escola em idade própria (entre 15 e 17 anos) chegam a 27,7 %”. Analisando as medidas defendidas pela Seduc para qualificar esta etapa da educação básica o documento conclui: “Diante deste quadro, fica claro a urgência de mudanças que resgatem a qualidade e o papel do ensino médio, como a proposta do governo do Estado, do Ensino Médio politécnico”.

Sobre a proposta da Seduc de Ensino Médio integrado à Educação Profissional, o documento da entidade estudantil afirma que: “Esta proposta é um importante resgate desta oferta, que foi proibida pelo Decreto 2208/97, e que fortalece ainda mais a aproximação do ensino ao mundo do trabalho”.

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