11 de novembro de 2011

Adão Villaverde confirma pré-candidatura à prefeitura de Porto Alegre

Rachel Duarte

Foi oficializada nesta sexta-feira (11) a inscrição da pré-candidatura de Adão Villaverde à prefeitura de Porto Alegre. No ato de inscrição, o tom era uníssono entre lideranças e militantes. A cada declaração de necessidade de diálogo e ampliação do PT para alianças que garantam a retomada ao Paço Municipal, o coro entoava os gritos de “Villa, Villa”.
Em seu discurso, Villaverde se colocou como o candidato que irá manter o conteúdo do documento aprovado pelos militantes em plenária. “Recuperar a trajetória do PT em Porto Alegre e construir um programa de futuro, de forma democrática. A democracia substantiva, não aquela que se caracteriza apenas na votação do nome de um candidato”, defendeu.
Segundo o presidente do legislativo, o seu nome ainda não está definido mas, caso se consolide como o candidato do PT para as eleições municipais, irá dialogar com as forças políticas da capital para uma composição. “O que determina a questão das alianças é se temos disposição de construir um programa e se temos disposição de conduzir o processo político. Eu tenho este conteúdo”, falou.
O presidente da Câmara Federal, Marco Maia, falou que sem uma candidatura que saiba dialogar com os demais partidos para uma aliança, o PT não sairá vitorioso do processo eleitoral. “Se o PT quiser retomar o comando da Prefeitura de Porto Alegre, precisamos renovar e apresentar um candidato que dialogue com as forças políticas do RS e amplie para uma composição com outros setores. Por isso que estou aqui apoiando o Villaverde”, disse.
“Não podemos ficar em cima do muro, temos que ir para o debate. Se será o certo, só o tempo irá dizer, mas o PT precisa se colocar disponível e abrir o diálogo com forças políticas”, reforçou.
Marco Maia comparou o processo de disputa interna no PT gaúcho com o PT de São Paulo, sugerindo que o desfecho deveria ser o mesmo. “Ontem fizemos um café da manhã com a bancada petista paulista e os dois outros nomes do partido retiraram suas candidaturas. O Haddad (Fernando) será o candidato em São Paulo, sem prévias”, salientou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário!!