7 de novembro de 2011

Atividades peralelas da 31ª Feira do Livro de Camaquã

- Exposição na Casa do Artesão
- Exposição de fotos e banners da Câmara de Vereadores
- Atuação das bibliotecárias municipais do Projeto “Abraçando a Biblioteca Escolar” da Secretaria Municipal de Educação
- Trabalho de pintura e desenhos dos artistas plásticos Caiaque e Selismar
- Transmissão ao vivo das rádios locais
- Disponibilidade de tradutor de LIBRAS (com prévio agendamento da Escola).

FABRÍCIO CARPINEJAR
 
Em 1972, nasce Fabrício Carpinejar na cidade de Caxias do Sul, filho de Maria Carpi e Carlos Nejar.

Cursou jornalismo na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Publica seu primeiro poema na revista experimental da Fabico.
Em 1996 publica seu primeiro livro “as Solas do Sol”. Une os sobrenomes de seu pai Nejar e de sua mãe Carpi e passa a assinar Carpinejar.
Recebe, em 1999, o Prêmio Fernando Pessoa da União Brasileira de Escritores e é finalista do Prêmio Açorianos de Literatura e o Prêmio Marengo D`Oro na Itália. Foi patrono das Feiras do Livro de São Leopoldo, Barra do Ribeiro, Taquara, Esteio, Cachoeirinha, São Sebastião do Caí, Lajeado, Niterói/Canoas, Santa Clara do Sul, São Sepé, Garibaldi, Viamão e Torres.
Participa da Jornada de Literatura de Passo Fundo com “2001: uma jornada na galáxia de Gutenberg – da prensa à e-book”
Conclui Mestrado com estudo sobre “A Teologia do Traste na Poesia de Manoel de Barros, em contraposição à Psicologia da composição de João Cabral”
Em 2003 recebe o Prêmio Nacional Olavo Bilac, da Academia Brasileira de Letras, com "Biografia de uma árvore", escolhido o melhor livro de poesia de 2002. Publica sua primeira antologia, "Caixa de Sapatos", pela Companhia das Letras. Seu nome alcança prestígio nacional. É colunista da revista Vida Simples durante um ano.
Publica vários livros como: “Cinco Marias”, “Como no céu/Livro de visitas”, “O amor esquece de começar”, “Meu filha, minha filha”, “Canalha”, “Mulher perdigueira” entre os livros infantis “Porto Alegre e o dia em que a cidade fugiu de casa”, “Filhote de cruz credo”.
É um dos mais requisitados autores para participar de eventos, já realizou mais de mil palestras pelo Brasil em uma década de atuação literária. Recebe o Prêmio Jabuti/2009, edição 51ª, da Câmara Brasileira do Livro, na categoria Contos e Crônicas, com “Canalha!”. É finalista do Prêmio Fato Literário, do Grupo RBS. Substitui Luis Fernando Verissimo durante suas férias no jornal Zero Hora. "Filhote de Cruz Credo" é adaptado para o teatro em montagem de Bob Bahlis. A pesquisadora Julliany Mucury, da UnB, defende dissertação “Da raiz ao fruto na contemporaneidade”, sobre a obra de Fabrício Carpinejar. Integra o grupo de cronistas do site Vida Breve.

Gládis Maria Ferrão Barcellos

Natural de São Lourenço do Sul
Escritora, Bibliotecária, Contadora de Histórias.
Bacharel em Biblioteconomia pela UFRGS, Cursou Pedagogia na PUC/RS,
Pós-graduada em Folclore pela Faculdade de Música Palestrina – FAMUPA, Pós-graduada em Literatura Infanto-Juvenil pela Faculdade Porto-Alegrense de Educação, Ciências e Letras - FAPA.
Participou de inúmeros Cursos, Seminários e Palestras sobre narração de histórias no Rio Grande do Sul e em outros Estados do Brasil.
Diretora da Biblioteca Infanto-Juvenil Lucília Minssen no período de 1987 a 1993, responsável por sua instalação na Casa de Cultura Mário Quintana.
Exerceu a função de Bibliotecária na Biblioteca Pública do Estado, em Escolas da Rede Estadual, no Colégio Santa Teresinha (Santo Antônio da Patrulha), na FUNDASUL – Fundação de Ensino Superior da Região Centro-Sul (Camaquã).
Ministra cursos, oficinas, palestras sobre a arte de Contar Histórias, além de participar, como escritora, de Feiras do Livro, Autor Presente e Encontro com Escritores e Jornadas de Literatura. Presta assessoria para Escolas de Educação Infantil sobre literatura infantil. Já ministrou Cursos de Extensão de Literatura Infantil e Narração de Histórias na ULBRA, na UNILASALLE e na FUNDASUL.
Na sua produção intelectual, além de artigos em Revistas Especializadas destacam-se as seguintes obras publicadas:
1. A Hora do Conto, da Fantasia ao Prazer de Ler; co-autoria com Iara Conceição Bitencourt Neves.
2. Tudo por um Pacote de Amendoim; co-autoria de Carolina Manfro de Oliveira. São Paulo, 2009.
3. As Aventuras de Joãozinho. São Paulo, 2007.
4. A Mochila da Camila. Porto Alegre, 2003.
5. O Segredo da Mochila. Tramandaí, 2008.
6. Contação de Histórias: dinâmicas para gostar de ler; co-autoria com Iara Conceição Bitencourt Neves.

JUREMIR MACHADO DA SILVA 

Natural de Santana do Livramento, nasceu no ano de 1962, é escritor, tradutor, jornalista e professor universitário. Atualmente é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUC/RS.
É doutor em Sociologia pela Universidade de Paris V: René Descartes. Atualmente, é professor do curso de Jornalismo da Faculdade de Comunicação Social da PUC-RS e coordenador do programa de pós-graduação em Comunicação da mesma universidade. Também assina uma coluna diária e mantém um blog no jornal de Porto Alegre.
Juremir escreveu um romance histórico sobre Getúlio Vargas. Livros:

* Aprender a (vi)ver (2006); Solo; Para homens na crise dos 40; A genealogia do virtual (2004); Getúlio (2004) ; Flores do mal (2003); Ela nem me disse adeus (2003)

  • As tecnologias do imaginário (2002)
  • Nau frágil (2003)
  • Adios, baby (2003)
  • A miséria do jornalismo brasileiro (2000)
  • Para navegar no Século XXI (1999)
  • Fronteiras (1999)
  • Visões de uma certa Europa (1998)
  • Viagem ao extremo sul da solidão (1997)
  • Anjos da perdição (1996) 
  • Cai a noite sobre palomas (1995)
E seu último lançamento: “Vozes da Legalidade: política e imaginário na Era do Rádio”

MANOEL SOARES
Jornalista da RBS TV, preside a Central Única das Favelas – CUFA – Porto Alegre.
Nasceu em 1980, em Salvador/BA, morou em São Paulo na cidade de Laranjal Paulista, onde passou a maior parte de sua infância. Começou sua carreira artística no teatro.
Em 1997 veio morar em Porto Alegre onde fez curso de radialismo, fez a cobertura do Fórum Social Mundial em Porto Alegre.
Há 8 anos atua na área de jornalismo da RBS TV, recebeu em 2006, o prêmio de jornalista do ano, ORILAXÉ, concedido pelo Grupo Cultural Afrorregae do Rio de Janeiro e Prêmio ARI de Jornalismo e Prêmio de excelência jornalística da Sociedade Interamericana de Imprensa em 2009.
Apresentador do Programa Perifa, na Rádio Cidade FM e colunista do Diário Gaúcho, escreve artigos para o jornal Zero Hora, integra oficialmente a equipe de trabalho do programa Profissão Repórter da Rede Globo.

PAULO RICARDO NUNES – PAULO BOCCA 
Nasceu Sapucaia do Sul, acadêmico em letras pelo FAE, escritor dos livros infantis: “Os amigos de Elvira”, “Marcos e o Monstro” e “O Construtor de nuvens”. Autor de “Serenata Serena”, uma coletânea de poemas.
Participou como oficineiro em Feiras do livro nas cidades de: Alegrete, Marau, Fortaleza dos Vales, Osório, Santa Bárbara do Sul, Santa Rosa, São Borja, Canoas e outras.
Também participa de eventos em escolas particulares e escolas públicas com contação de histórias para os alunos.
Membro da Red International de Cuentacuentos, com sede nas Ilhas Canárias, Espanha onde reúne mais de 1000 contadores de histórias de 50 países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário!!