11 de outubro de 2011

Grupo consultivo do projeto Resíduo Tem Valor assistiu ao filme Lixo Extraordinário


No final da tarde do dia 05 de outubro de 2011, no Cine-teatro Coliseu de Camaquã, o vereador José Carlos Copes juntamente com os participantes do grupo consultivo do projeto Resíduo Tem Valor tiveram a oportunidade de assistir, em sessão fechada, ao filme Lixo Extraordinário, indicado ao Oscar de melhor documentário em 2011.

Filmado ao longo de dois anos (agosto de 2007 a maio de 2009), Lixo Extraordinário acompanha o trabalho do artista plástico Vik Muniz em um dos maiores aterros sanitários do mundo: o Jardim Gramacho, na periferia do Rio de Janeiro. Lá, ele fotografa um grupo de catadores de materiais recicláveis, com o objetivo inicial de retratá-los. No entanto, o trabalho com esses personagens revela a dignidade e o desespero que enfrentam quando sugeridos a reimaginar suas vidas fora daquele ambiente. A equipe tem acesso a todo o processo e, no final, revela o poder transformador da arte e da alquimia do espírito humano. 

Trailer Oficial:

 
  • Após o filme foi realizado um breve debate sobre os aspectos que mais chamaram a atenção e surgiram citações do tipo:
  • A sociedade descarta o seu lixo, mas não quer saber onde ele vai parar e qual o trabalho que as pessoas que trabalham na reciclagem têm para reaproveitá-los;
  • A sociedade está de costas para as pessoas que trabalham com o lixo;
  • Precisamos conhecer o aterro sanitário de Camaquã e ver com essa realidade está construída no nosso município;
  • É impressionante como as coisas ganham valor quando são percebidas de um jeito diferente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário!!