21 de maio de 2012

Organização Pan-Americana da Saúde quer fortalecer políticas públicas do Governo do Estado


Foto destaque O representante da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e da Organização Mundial da Saúde (OMS) no Brasil, Joaquin Molina, participou, nesta segunda-feira (21), da reunião de diretores da Secretaria Estadual da Saúde.

Acompanhado por técnicos da Organização, ele apresentou o trabalho desenvolvido pela entidade e falou do interesse em firmar um termo de cooperação técnica com a Secretaria a fim de qualificar os programas implantados pelo Governo do Estado, bem como fortalecer o Sistema Único de Saúde. Molina também detalhou o plano de trabalho que vem sendo desenvolvido em outros estados através de convênios com o Ministério da Saúde.

O secretário Ciro Simoni destacou a importância da análise que a Organização Pan-Americana da Saúde está realizando nos projetos da Pasta, visando a uma futura parceria. À tarde, Joaquin Molina reuniu-se com os coordenadores das políticas implentadas através do Departamento de Ações em Saúde (DAS).

A Organização Pan-Americana da Saúde é um organismo internacional de saúde pública com um século de experiência dedicado a melhorar as condições de saúde dos países das Américas. Também faz parte dos sistemas da Organização dos Estados Americanos (OEA) e da Organização das Nações Unidas (ONU). Exerce um papel fundamental na melhoria de políticas e serviços públicos de saúde, por meio da transferência de tecnologia e da difusão do conhecimento acumulado por meio de experiências produzidas nos países membros.

Trata-se de um trabalho de cooperação internacional promovido por técnicos e cientistas especializados em epidemiologia, saúde e ambiente, recursos humanos, comunicação, serviços, controle de zoonoses, medicamentos e promoção da saúde. A Opas busca alcançar metas comuns, como iniciativas sanitárias multilaterais, traçadas pelos governos que fazem parte da Opas/OMS, sempre com uma atenção especial aos grupos mais vulneráveis: mães e crianças, trabalhadores, idosos, pessoas em situação de vulnerabilidade social, refugiados e desabrigados.

Texto: Antão Sampaio
Foto: Nândria Oliveira 
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário!!