14 de maio de 2012

Reunião do Plano de Saneamento apresenta cronograma de ações

(Fotos: Gabriela Brito)
Dando continuidade aos trabalhos do Plano de Saneamento, foi realizada uma reunião de apresentação do Órgão Colegiado de Saneamento Ambiental na sexta-feira (4) pela manhã, no Auditório da Secretaria Municipal de Educação foram apresentadas as principais etapas do processo de construção do Plano Municipal de Saneamento Básico, além do debate sobre os maiores desafios na área do saneamento básico no município de Camaquã e do convite à participação para a qualificação do plano.

O encontro contou com a presença de autoridades como o presidente do Órgão Colegiado, Marco Aurélio Sperotto, e o presidente do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Camaquã, Renato Zenker, do vereador José Carlos Copes, além de representantes da comunidade. Na abertura, o vice-presidente do Órgão Colegiado, Leonardo Lorenzet, falou em nome do poder executivo, representando o prefeito Ernesto Molon, salientou a importância deste trabalho para trazer mais qualidade de vida para a comunidade e para todo o município. O Órgão Colegiado é composto de parte executiva e parte observadora com ampla representatividade de segmentos da comunidade camaquense.

A explanação foi conduzida pelo professor Dr. Engenheiro Dieter Wartchow, do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS, contratado pela Prefeitura de Camaquã para a elaboração do Plano por sua larga experiência na área uma vez que coordenou os trabalhos em Santa Rosa e Ijuí, considerados exemplos de sucesso no estado. O Plano contemplará os quatro segmentos: abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, manejo e drenagem de águas pluviais urbanas.


Na ocasião, ainda foi apresentado o logo, o slogan “Saneamento é básico” e o cronograma de atividades que atualmente está na fase de tramitação UFRGS o contrato visando a capacitação e o assessoramento para a elaboração do Plano de Saneamento Básico de Camaquã, que deverá ser assinado entre maio e junho. Na sequência, ocorre a discussão dos cenários e ações, a apresentação da minuta do Plano Municipal de Resíduos Sólidos, e a conclusão da minuta do Plano de Saneamento prevista para setembro ou outubro e a minuta do projeto de lei deverá ser assinada em outubro ou novembro.

Também foram apresentados alguns desafios do Plano de Saneamento Básico do Município de Camaquã como levantar problemas, causas e consequências apresentar diretrizes para o crescimento do município planejar os serviços de saneamento básico de forma integrada construir cenários para garantir sustentabilidade financeira e ambiental do saneamento básico pensar Camaquã para o futuro quanto ao desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida dos seus cidadãos incentivar a participação da população no controle do saneamento básico e promover educação ambiental consulta à população, lideranças, servidores públicos, professores, alunos, pais, agricultores, vereadores, comerciantes, dirigentes de instituições, população de Camaquã.

Os trabalhos relacionados ao Plano de Saneamento Ambiental iniciaram em Camaquã a partir do Decreto 14.080/11, e o horizonte tem alcance de 20 anos, com ações emergenciais de curto prazo, além de ações de médio e longo prazo. Para saber mais acesse o link Plano de Saneamento no site da Prefeitura www.camaqua.rs.gov.br. No mesmo link está disponível o formulário para preenchimento do questionário que visa o levantamento de informações que ajudarão na elaboração do Plano de Saneamento. O mesmo documento pode ser preenchido na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Rua Olavo Moraes, 1075. Informações pelo 3671-5379.
(Fotos: Gabriela Brito)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário!!